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Saúde e beleza: como manter os dois em equilíbrio

Uma rotina sem estresse é o que muitos querem. Para isso, é comum começar com mudanças no próprio estilo de vida para equilibrar saúde e beleza.

No entanto, poucos sabem que um corpo saudável não só garante equilíbrio e felicidade, mas também é necessário manter o cuidado com a mente.

Quando o cérebro está equilibrado com outras partes do corpo, nossas mentes têm um impacto direto no dia a dia, então tendemos a ter uma rotina muito mais leve, calma e feliz. 

Pensando nisso, confira as dicas que podem ajudar a trazer mais calma à rotina, com foco na saúde e na beleza.

Veja como ter saúde e beleza na mesma medida

Uma mente saudável é essencial para o bem-estar e uma rotina mais plena e saudável, refletindo positivamente em muitos outros aspectos da vida.

Além disso, pode contribuir para uma vida profissional na assistencia tecnica Rinnai mais qualificada e produtiva, bem como pode melhorar a relação com colegas, a família, os amigos e as relações sociais em geral. 

Afinal, ao se sentir melhor consigo mesmo, é possível interagir com muito mais confiança.

Além disso, aspectos como a ansiedade, estresse e dias agitados podem ser assustadores. Por isso, o equilíbrio é uma tarefa que demanda dedicação, principalmente quando se trata de mudança de hábitos.

A força de vontade e uma atitude positiva em relação à mudança também ajudam a manter nossa sanidade no dia a dia da consultoria tributária, melhorando o foco e a produtividade, independentemente das tarefas executadas.

Para alcançar mais saúde e até beleza, aliando uma rotina mais saudável, é preciso incluir novas práticas com sabedoria e respeitando os limites do corpo. 

Conheça algumas medidas a seguir, mas lembre-se de também consultar profissionais da saúde para entender as necessidades específicas do seu organismo.

Siga uma dieta saudável e sem restrições excessivas

Uma alimentação equilibrada, duradoura, sustentável e deliciosa é importante para ter um corpo mais bonito e saudável sem comprometer a saúde, mantendo o prazer das refeições de forma mais estratégica e benéfica.

Para isso, evite aquelas dietas que incentivam a restrição excessiva.

Além de serem muito difíceis de serem cumpridas por um longo período, elas não fornecem todos os nutrientes que o corpo precisa para funcionar adequadamente e se manter saudável, podendo causar bulimia nervosa. 

Cabe dizer, ainda, que em caso de o objetivo ser o emagrecimento, a tendência é que a alta restrição se converta em fome e desejo de consumir os alimentos, fazendo com que as medidas sejam recuperadas mais rapidamente.

Por isso, mais importante é criar um plano de nutrição que atenda às necessidades alimentares e o mantenha longe do sobrepeso e da obesidade com a orientação de um profissional especializado.

Busque uma atividade física que lhe traga prazer

Seja Zumba, CrossFit ou exercício funcional, a atividade física deve ser contínua. Para eliminar permanentemente um estilo de vida sedentário, a atividade tem de ser prazerosa.

Aliar beleza e saúde envolve praticar esportes e atividades físicas de forma mais frequente, mesmo que seja nos intervalos do curso de bombeiro civil.  

Para tornar o momento mais dinâmico e criar um estímulo na prática, também é possível tentar atividades em grupo, como:

  • Spinning;
  • Boxe;
  • Natação;
  • Muay Thai;
  • Pilates.

Mais importante do que a intensidade do exercício que você escolhe é a consistência na qual você se concentra.

Quando você pratica uma atividade física que gosta, suas chances de continuar se exercitando aumentam e você pode obter mais benefícios em termos de saúde e beleza.

Realize exames preventivos regularmente

Seja na hora de começar a se exercitar, em check-ups anuais, para buscar ajuda para perder peso extra, ou como parte de sua rotina pessoal, o exame preventivo é a forma mais eficiente de aliar beleza e saúde.

Mais ainda, além da detecção precoce de problemas de saúde e desnutrição que podem afetar a saúde da pele, unhas e cabelos, o acompanhamento médico pode ser um importante aliado no sucesso de dietas, na obtenção de mais qualidade de vida e no tratamento adequado de outros problemas antes que estes se agravem.

Algumas empresas especializadas na realização de exames preventivos fornecem informações sobre índice de massa corporal (IMC), proporção de gordura e massa corporal magra, indicadores-chave de metabolismo corporal, avaliações essas que contribuem para uma melhor análise e verificação de saúde e medidas que podem ser perdidas.

Essas informações são extremamente importantes para basear a prescrição de treinamento individual e planejamento nutricional.

Cuide da qualidade do seu sono

Dormir mal é incrivelmente danoso para a saúde e a beleza. Além de prejudicar a capacidade de se concentrar e a memória, afetando negativamente o humor, a falta de descanso adequado e regular pode contribuir para o ganho de peso.

Isso ocorre porque a falta de sono diminui os níveis de um hormônio no corpo chamado leptina, que regula a saciedade e aumenta a grelina, estimulante do apetite.

Simplificando, você sente fome e leva tempo para ficar satisfeito. 

Além disso, a má qualidade do sono promove o aparecimento de acne e envelhecimento precoce e pode acarretar em problemas sérios para outros órgãos.

Como consequência, a produção de antioxidantes é reduzida, o que prejudica a capacidade de proteger a pele dos raios UV. 

Isso também promove inflamação e disfunção da barreira hídrica da pele, deixando com o aspecto ressecado.

Portanto, faça do sono uma de suas prioridades e tente descansar de 8 a 10 horas por noite. 

Se a insônia persistir por mais de 2 semanas, é importante consultar um médico para avaliar a condição.

Afinal, sem uma boa noite de sono é impossível ter momentos de qualidade com a família e amigos, ou mesmo atuar com foco e dedicação, trazendo produtividade e segurança aos processos, inclusive em uma empresa de portaria remota.

Tenha momentos de lazer

Dar espaço à alegria, grande ou pequena, comemorando mesmo as menores vitórias é uma grande motivação para manter a sanidade. Além disso, é muito importante respeitar os desejos e momentos de lazer e prazer, realizando atividades gosta.

É comum pensar em um momento de lazer como um momento longe da vida cotidiana e do estresse. Mas é possível tê-la a qualquer hora do dia, como ouvindo música, fazendo uma pausa de alguns minutos ou aprendendo algo novo no curso NR 10.

Não se engane: divertir-se também é uma ótima maneira de aliviar o estresse e manter bons pensamentos em todos os momentos, e os momentos de lazer devem ser aproveitados – mesmo que também agreguem aprendizados.

Organize seu dia a dia 

Manter-se organizado é um desafio para quem tem uma vida agitada e trabalha muito.

Para auxiliar nesse processo, evitando estresse e sobrecargas, é possível priorizar algumas tarefas mais urgentes e importantes, bem como identificar os prazos para o cumprimento das ações, ajustando aquelas que podem ser feitas mais rapidamente também e removendo aquelas que não trarão impacto real para o negócio, rotina ou projeto pessoal.

Com isso, consegue-se evitar que o acúmulo de responsabilidades deixe atividades inacabadas, sobrecarregando mentalmente. 

Você também pode criar uma planilha de responsabilidades para anotar tudo o que precisa fazer durante a semana e os prazos que precisa cumprir em obrigações distintas, como na confecção de cortinas blackout, por exemplo.

Dessa forma, você evita se sobrecarregar, o que, em última análise, atrapalha a vida diária e prejudica o corpo e a mente.

Exercite a mente

O exercício de estímulo do cérebro é essencial para prevenir a perda neuronal e melhorar a memória e as habilidades de aprendizado.

Alguns exemplos de atividades que podem fortalecer a capacidade mental são jogos de memória, quebra-cabeças e testes de lógica. E, claro, as atividades físicas.

Muitas pessoas acreditam que, ao se exercitar, apenas o corpo e órgãos como o coração e os pulmões se beneficiam.

No entanto, a execução de cada movimento é sempre comandada pelo cérebro, que estimula os músculos, além disso, há oxigenação e relaxamento da mente. 

Neste caso, exemplos de atividade física para estimular a mente são corrida, vôlei e basquete.

Controle suas emoções e pense de forma positiva

Um dos principais inimigos do cérebro, do desenvolvimento e da saúde como um todo é o pensamento negativo, visto seus impactos na autoimagem e na disposição.

Por isso, é importante criar hábitos para redirecionar o pensamento e elaborá-los de forma mais realista ou positiva, reinterpretando os pensamentos automáticos e identificando quais medos podem estar por trás dessas sensações.

Controlar as emoções e esses pensamentos intrusivos pode parecer difícil, mas existem práticas interessantes para trabalhá-los e se manter positivo.

Primeiramente, é muito importante respirar fundo e observar a origem desses pensamentos e tentar focar no ambiente ao redor e no próprio corpo. 

Antes de falar ou agir, também é preciso respirar calmamente, principalmente em situações de mais estresse. 

Assim, contar até 10, controlar a respiração e fechar os olhos para se concentrar e direcionar a mente para um lugar calmo são boas atitudes e que contribuem nesse sentido de auto regulação.

Inclusive, essa ação pode ser muito importante para melhorar a autoestima e evitar visões distorcidas da própria capacidade e aparência, aliando a saúde, beleza percebida e bem-estar geral.

Fale sobre seus sentimentos 

Nem sempre é fácil, mas falar sobre como nos sentimos é uma das principais atitudes para manter a boa saúde, melhorar os relacionamentos e identificar as reais melhorias que gostaríamos de aplicar na vida e aparência.

Se você não está acostumado a falar sobre seus sentimentos, abrir a porta para seu cônjuge, amigos e familiares é um grande passo. 

Compartilhe seus medos e inseguranças, crie uma rede de apoio e ouça aqueles que te apoiam e podem ver outras saídas para a situação, por a verem de fora. 

Contudo, lembre-se também de ouvir a si próprio e compreender que, apesar do apoio, às decisões e consequências devem partir de si, ao considerar as sugestões trazidas.

Inclusive, essa ação pode até fortalecer seus relacionamentos, seja em casa ou na fábrica de piso de concreto polido, por exemplo, melhorando o clima e interação com colegas e pares. Por si só, isso trará grandes benefícios para sua saúde mental e a autoimagem, trazendo mais confiança.

Caso elaborar os sentimentos e pensamentos seja mais dificultoso, procure profissionais qualificados para te ouvir e ajudar a compreender o que te aflige, iniciando o processo de falar sobre o que sente e a se posicionar melhor sobre sua mente e corpo.

A importância da saúde mental

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é um estado de bem-estar que permite que as pessoas se recuperem do estresse diário e se mantenham produtivas.

É natural que os funcionários da empresa de ar condicionado se sintam estressados ​​em algum momento, ou mesmo situações familiares passem a afligir a pessoa. 

O problema é quando o estresse se desenvolve para uma condição mais séria, afetando as demais esferas da vida, trazendo um estado de alerta constante ou impactando a autoimagem e autopreservação.

Se a saúde mental não for monitorada adequadamente, os indivíduos podem desenvolver transtornos de ansiedade e depressão, afetando a experiência geral. 

Em outras palavras, isso também se torna responsabilidade de outros órgãos. 

Por exemplo, proporcionar as condições certas para que todos os envolvidos trabalhem com saúde é uma questão de produtividade, mas não é a única. 

É importante ter a ideia de que esse cuidado precisa ser feito dos dois lados, da empresa e das relações de trabalho dos funcionários. 

Da mesma forma, os funcionários precisam ser capazes de compartilhar seus problemas com confiança.

Ou seja, de nada adianta investir na saúde física e na beleza se a saúde mental não acompanhar.

Conclusão

Como você pode ver, beleza e saúde podem e devem andar juntas. Sem medidas extremas e supervisão médica, pode-se alcançar um bem-estar geral, melhorando todas as esferas da vida cotidiana. 

Para isso, é preciso respeitar o próprio corpo e desenvolvimento. Moderação e consistência são palavras-chave para quem quer bons resultados!

Não se esqueça de também cuidar da saúde mental. Nós, seres humanos, somos naturalmente sociais.

Isso significa que é necessário ter interações de valor e que sempre podemos pedir a ajuda do próximo para superar quaisquer problemas do dia a dia. O equilíbrio nasce daí e é fundamental para trazer mais confiança, beleza e qualidade de vida.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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