Blog

Romero Albuquerque cobra regulamentação de lei que proíbe o uso de carroças em Recife

O deputado estadual Romero Albuquerque voltou a defender, na Assembleia, a redução gradativa das carroças em Pernambuco. 

Ele destacou a importância dos aspectos que embasam a sua posição contra o uso das carroças no estado.

Há alguns anos atrás, era muito difícil encontrar, nas casas legislativas, parlamentares dispostos a levantar bandeiras fora dos temas de saúde, educação e segurança pública. 

Na Câmara Municipal do Recife, como vereador do PP, o parlamentar já criticava Geraldo Julio, do PSB

Mas com a chegada de Romero Albuquerque, pautas que eram pouco compreendidas por grande parte da população foram ganhando espaço e tornaram-se centro dos debates e diversas leis, projetos e requerimentos. É o que vem acontecendo com a causa animal na Assembleia Legislativa de Pernambuco, desde 2019, quando Romero Albuquerque assumiu uma das vagas de deputado estadual.

Antes de chegar à Assembleia Legislativa, Albuquerque foi vereador na cidade do Recife, onde também trabalhou sobre a importância da conscientização em prol da proteção animal.

O deputado Romero Albuquerque deu uma entrevista a Rádio Cultura do Nordeste, de Caruaru, e explicou sobre a importância de reduzir o número de veículos com tração animal. 

Ele ressaltou que as carroças representam um extremo atraso e que causam sofrimento aos animais. 

Muitos desses animais passam 24 horas em serviço, muitos até machucados,  sem tomar água ou comer. São explorados impiedosamente!

Há um projeto que ainda está em processo de revisão na consultoria legislativa. 

Romero frisou que o texto não se esquece de criar alternativas para os trabalhadores que usam os veículos com tração animal.

“Compreendemos que essa é a única maneira que essas pessoas têm para trabalhar e sustentar suas famílias, por isso, estratégias estão sendo feitas para que esses trabalhadores não fiquem desamparados”.

O Tribunal de Justiça determinou que a lei fosse regulamentada em até 60 dias, depois de intensa pressão do deputado Romero Albuquerque na Câmara Municipal e também da população interessada na causa animal.

Romero ressalta, “ Somos contra as carroças e não contra os carroceiros. Somos contra o instrumento usado por eles, que explora os cavalos que nasceram, como todos os outros animais, para viverem livres. 

Nos preocupamos com os trabalhadores, e por isso, não vamos deixá-los desamparados, esse projeto consiste também em disponibilizar auxílios  econômico, social e material aos condutores que aderirem ao projeto. 

A ideia desse projeto é oferecer as condições necessárias para que os condutores de carroças possam encontrar novas maneiras de renda para sustentar suas famílias e não precisarem mais utilizar os animais para trabalhar. 

Não se faz uma lei eficiente simplesmente através da proibição, é também preciso construir uma proposta concreta para amparar essas famílias, e assim construir uma política pública de qualidade.

Por isso, nós optamos por aprimorar a legislação, para auxiliar esses trabalhadores a encontrarem alternativas de trabalho, destacou o deputado.

CNPJ: 15.063.424/0001-72
Endereço: 11ª av n 1409 qd 41 a Setor leste universitário Goiânia
Grupo marketing de negócios