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Marketing

O que é mentoria em marketing digital?

Nem toda empresa consegue ter um departamento de marketing bem estabelecido. Por isso, ter em mente as possibilidades de se contratar uma mentoria pode ser essencial para garantir um bom funcionamento no mercado.

Entretanto, não são só os pequenos negócios que acabam contratando esse tipo de serviço, uma vez que ele possibilita uma visão diferente sobre as estratégias da empresa de todos os tamanhos e segmentos.

No caso de uma contratação sazonal, isso pode representar uma série de novas percepções que vão orientar a implementação de novas ferramentas.

Uma empresa do setor de construção pode, ao tomar contato com esse tipo de abordagem, perceber algumas questões.

Se, nesse caso, o fluxo de vendas de telhado de madeira com vidro estiver em alta, é possível recorrer a novas campanhas tendo esse item como um dos epicentros fundamentais.

Além disso, uma orientação especializada para a produção de novas perspectivas pode ser importante.

Afinal de contas, nem todos estão familiarizados com as novas ferramentas que o marketing digital tem apresentado.

Na verdade, é muito comum que as estratégias sejam implementadas de forma indiscriminada e que, em grande medida, não cumpram com suas potencialidades.

A mentoria em marketing digital pode orientar uma empresa que fornece o aluguel de sala comercial com ar condicionado a se divulgar em uma lógica de inbound marketing.

Essa é uma perspectiva que tem como o seu principal objetivo gerar mecanismos de atração a partir de algumas ferramentas.

Nem sempre esse tipo de ferramenta será do conhecimento da gestão da empresa e, por isso mesmo, é preciso ter alguém que entenda do assunto.

Por isso, é fundamental levantar alguns pontos essenciais de vantagens que uma mentoria pode oferecer para uma empresa, sendo eles:

  • Visão em perspectiva;
  • Expertise;
  • Implementações assertivas;
  • Compreensão de novas ferramentas.

Não há restrições para a busca por novas alternativas e conhecimento. Por isso, é importante destrinchar um pouco mais os pontos de vantagens supracitados.

A visão em perspectiva é obtida, sobretudo, porque essa perspectiva costuma vir de um olhar de fora da empresa.

Nem sempre as dinâmicas do dia a dia propiciam a análise mais adequada para determinadas posturas estratégicas.

No caso de um mentor que é contratado de forma externa, esse tipo de perspectiva pode ajudar muito a empresa.

Uma escola maternal 1 pode ter alguns apegos que a mentoria externa não terá na hora de implementar uma estratégia.

Só a partir dessa expertise em marketing digital é que será possível definir todos os rumos de uma marca dentro desse ambiente.

Afinal, há uma variedade gigantesca de posturas que podem ser tomadas dentro da perspectiva digital.

Além disso, uma empresa que vende pergolado de madeira roliça não necessariamente terá em sua equipe alguém que entende quais são todos os pormenores das ferramentas pertencentes ao mundo online.

Um especialista, nesse sentido, vai compreender quais são as intenções daquela gestão quanto ao seu mercado e vai buscar a implementação mais condizente.

Supondo que a perspectiva seja a atração de mais leads para a plataforma da empresa, esse é o momento de começar a pensar na produção de conteúdos direcionados ao mercado.

Contudo, se a ideia for vender mais produtos, esse é o momento de se pensar na plataforma de shopping dos mecanismos de busca ou em estratégias de e-commerce.

Sendo assim, para cada prática que se deseja obter, há uma ferramenta específica pronta para isso.

É por isso que esses profissionais saberão utilizar a implementação correta para cada tipo de situação.

Por fim, um outro ponto importante é que essa mentoria trará ferramentas para a gestão agir no dia a dia do mercado.

Um panorama sobre a mentoria em marketing digital

Os avanços das ferramentas digitais dentro do mercado tem sido cada vez mais intenso e, por isso, exigem uma certa dinamicidade das empresas.

Contudo, nem sempre esse tipo de postura pode ser assumida de forma integral, uma vez que essas marcas também precisam atuar em seus nichos.

Esse ponto faz com que, muitas vezes, o marketing digital acabe sendo negligenciado e colocado sob uma perspectiva menor.

Sendo assim, é muito comum encontrar empresas que investem em links patrocinados, por exemplo, mas sequer entendem o porquê daquilo.

Nesse sentido, a mentoria de marketing digital tem ganhado bastante destaque dentro do mercado.

A partir da expertise de profissionais gabaritados, existe a possibilidade de se efetuar uma análise mais assertiva sobre o mercado.

Por exemplo, uma empresa que confecciona tenda transparente para casamento precisa focar no que ela sabe fazer.

Essa especialidade pode ser prejudicada se os funcionários tiverem que focar em questões que não são dos seus domínios.

Nesse sentido, torna-se fundamental a contratação de uma mentoria para efetuar essa parte mais complexa do marketing.

Esse serviço será responsável por avaliar todos os pontos que a empresa tem e os objetivos que ela pode definir.

Com isso, termos como inbound marketing, segmentação, persona e muitos outros poderão começar a ser desmistificados.

O que a mentoria pode oferecer?

A curto prazo fica fácil compreender quais são as vantagens de se adotar uma mentoria, mas é importante entender essas circunstâncias de forma mais alongada.

Por isso, existem dois pontos essenciais a serem levantados sobre as vantagens de longo prazo que esse tipo de abordagem pode trazer para uma empresa.

Direcionamento em marketing

Um dos pontos fundamentais é que uma mentoria não é, necessariamente, a terceirização de um serviço.

Ela funciona, sobretudo, como uma espécie de fornecimento de ferramentas para uma ação determinada no mercado.

Sendo assim, é como se a gestão tivesse uma aula sobre a sua própria empresa e a respeito das possibilidades que ela possui dentro de seus segmentos.

Criação de um departamento de marketing

Para as empresas que não possuem esse tipo de perspectiva dentro de seus estabelecimentos, há uma série de ferramentas adquiridas que podem ajudar a nortear uma equipe de marketing.

Um estúdio para ensaio, por exemplo, pode, em grande medida, utilizar-se das plataformas digitais para trazer mais bandas para contratar seus serviços.

Isso acaba sendo fundamental até mesmo para que a empresa continue existindo dentro de seu setor.

Breve dicionário do marketing digital

Para manter uma boa relação com esse tipo de contratação, é necessário ter em mente algumas ferramentas que podem ser solicitadas.

Logicamente, não é sempre que a gestão de uma empresa conseguirá focar em estudar um pouco de marketing digital.

Contudo, é preciso saber dialogar nos termos desse tipo de perspectiva, porque, só assim, será possível seguir com uma boa implementação estratégica.

Uma empresa que faz instalação banheira jacuzzi, por exemplo, pode não ter a expertise necessária para implementar uma boa estratégia pois não conhece determinados termos.

Esclarecer, portanto, o vocabulário, pode ajudá-la a entender quais são os pontos a serem levantados.

Lead

O lead é uma categoria fundamental para a compreensão da atuação de uma empresa no ambiente digital.

Ele é o ponto central para garantir a atração de novos clientes para qualquer empresa que deseja embarcar nessa perspectiva.

Sua denominação está relacionada a um possível cliente que entrou no ambiente da empresa, mas ainda não obteve nenhuma ação que representasse a sua conversão em comprador ou contratante.

Inbound marketing

Esse é um dos pontos que pode gerar uma certa confusão, uma vez que é uma perspectiva de marketing dentro de outra no ambiente digital.

Porém, essa é uma perspectiva muito simples. O inbound marketing tem o objetivo de criar mecanismos de atração de leads.

Uma das formas mais comuns de encontrar esse elemento materializado é através da produção de conteúdos para marcas.

Jornada do cliente

Um outro termo muito utilizado para esse tipo de abordagem é a jornada do cliente. No entanto, ela também precisa de esclarecimento.

Por exemplo, uma empresa que faz manutenção de portão basculante pode identificar algumas etapas dessa jornada em seu site.

Essas são as etapas que um lead se encontra dentro do ambiente empresarial e, por isso mesmo, acaba orientando algumas ações específicas.

Considerações finais

Ter em mente algumas vantagens que o marketing digital pode trazer para uma empresa pode, em certa medida, representar um avanço quanto às plataformas tradicionais.

No entanto, não basta apenas utilizá-las de forma indiscriminada, uma vez que há uma série de técnicas para implementá-las.

Por isso, contratar o serviço de uma mentoria em marketing digital pode auxiliar nessa relação de forma bastante ampla.

A partir do conhecimento técnico sobre cada elemento de mercado, será possível agir dentro de um determinado segmento.

Entender, portanto, que a longo prazo esse tipo de serviço pode oferecer algumas vantagens pode ajudar em sua implementação estratégica.

Além disso, quanto mais facilitada for a comunicação entre a empresa e o mentor será mais benéfica. Isso se dá porque quanto mais claros os objetivos estiverem na visão da gerência, mais claros eles ficarão para a manutenção do serviço.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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