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Marketing

Como o e-mail marketing pode ajudar na fidelização de pacientes

O e-mail marketing é uma comunicação estabelecida entre empresa e consumidores de um modo mais direto, fazendo com que haja uma maior chance de ocorrer uma fidelização com estes clientes. 

O e-mail em si, é um formato que acabou ganhando a sociedade após sua invenção na década de 70, fazendo com que sua expansão ocorresse conforme a internet se expandia se tornando cada vez mais popular na sociedade. 

Com este formato sendo uma forma de comunicação eficiente, o mercado passou a observar que poderia ser um aliado, fazendo com que operações como um agendamento na clínica de exame admissional ainda houvesse a eficiência de uma ligação. 

Aos poucos, o e-mail marketing passou a incorporar conteúdos que possibilitasse ainda mais essa união com o consumidor, que por sua vez, passou a sentir-se valorizado pela empresa com este formato de mensagem.

Que pode até mesmo ser feita de uma forma exclusiva, fazendo com que a fidelização dos clientes seja ainda mais duradoura e fortalecida após uma boa experiência de compras que o indivíduo passou. 

Algumas empresas investem em ferramentas de automação para ajudar com uma atenção igualitária para todos que estão na agenda de contatos, por isso, cada vez mais o formato se torna um aliado na fidelização de clientes de persiana externa motorizada

Em casos de e-mail marketing voltados para a área da saúde, como na fidelização de pacientes para clínicas ou consultórios, é importante que os profissionais conheçam os métodos que possam gerar um bom resultado nas metas estabelecidas. 

E por meio dele, construir um marketing mais humanizado ou mais personalizado, fazendo com que as chances de fazer com que o e-mail se torne uma aliança entre paciente e profissional seja ainda maior. 

Para que este planejamento seja ainda mais eficaz, é essencial conhecer os benefícios que a prática oferece para quem a adota, e assim saber como criar um bom e-mail marketing que realize uma boa fidelização de pacientes de acompanhante de idoso noturno

Os formatos de e-mail marketing

Dentro do campo do e-mail marketing, existem diferentes formatos que podem ser encontrados como uma forma de ajudar a empresa com as suas metas e objetivos, fazendo com que sejam conquistados mais rapidamente. 

A newsletter é um formato de e-mail que, quando o consumidor se cadastra dentro de uma página para receber novidades ou conteúdos exclusivos, estes chegam de uma forma periódica determinada pela empresa como uma fidelização.

O formato promocional de e-mail são aqueles que, ao já ter comprado uma vez e o endereço se manter gravado no sistema de contatos da empresa, as promoções que forem sendo realizadas são avisadas de um modo personalizado ou não. 

Contendo mensagens que acabam gerando uma relação ainda mais próxima com o consumidor, e desta forma, despertando novamente o desejo de adquirir um serviço de home care especial com as condições que lhe foram enviadas. 

Outro modelo de e-mail marketing que pode ser enviado são os sazonais, sendo estes combinados exclusivamente com o período que o mercado está, como por exemplo, o Natal, Black Friday ou Dia das Mães, apresentando condições especiais do restante do ano. 

Para os clientes que consumiram pela primeira vez naquele segmento, o e-mail de boas-vindas é uma forma de iniciar uma fidelização, pois demonstra que houve uma importância com o contato que foi estabelecido.

Uma clínica ou consultório médico pode utilizar mais de um formato de e-mail marketing para ajudar nos planejamentos da empresa, sendo essencial que cada um deles tenha um bom planejamento para trazer os resultados desejados. 

Os benefícios do e-mail marketing para fidelizar

Dentro do e-mail marketing, alguns benefícios podem ser encontrados para que uma clínica ou consultório possa ter uma boa fidelização dos seus clientes, sendo alguns deles:

  • Baixo custo;
  • Aumento de visibilidade;
  • Bons retornos;
  • Conteúdos e orientações educativas;
  • Lembretes e avisos.

Em comparação a outras estratégias de marketing, o e-mail é um dos que possuem um baixo custo, ideal para as empresas que desejam se estabelecer dentro do mercado de controlador de acesso estacionamento, por exemplo, mas não contém capital suficiente.

Mas que ainda deseja ganhar alguma visibilidade dentro do nicho, portanto, os retornos que o e-mail marketing gera a um empreendimento são de bons níveis e assim, fazendo com que a credibilidade possa crescer ainda mais. 

Especialmente se houverem conteúdos e orientações educativas como uma forma de fidelizar ainda mais seus clientes. 

Tratando-se do ramo da saúde, criar conteúdos que estão voltados a esse campo como curiosidades, ensinamentos e sempre lembrando que a empresa está disponível para atender os pacientes é um modo de gerar um estreitamento ainda maior de laços. 

Para aqueles pacientes que tiveram apenas uma experiência na clínica ou no consultório, o e-mail marketing pode ser uma forma de entregar lembretes e avisos, fazendo com que haja um reforço ainda maior na fidelização. 

Com o conhecimento dos benefícios, torna-se ainda mais assertivo a estratégia em si, além de fazer com que a empresa ganhe o destaque necessário entre os concorrentes para ter uma maior conversão de pacientes, e assim, fidelizá-los. 

Como criar um bom e-mail marketing?

Do mesmo modo que uma empresa de rádio de comunicação profissional deve conter um bom planejamento de e-mail marketing, é fundamental que uma clínica ou consultório também estabeleça um planejamento em torno deste formato de comunicação. 

Porque através dele, as chances de fazer com que a fidelização seja a longo prazo ou a abrangência que deseja atingir de pacientes é determinada para que as ações sejam colocadas em prática. 

Posteriormente, o e-mail marketing para funcionar, deve contar com uma lista de contatos que a empresa coletou por meio de outras estratégias, ou então, por meio da primeira conversa ou interação que foi realizada.

Essa lista de contatos é fundamental para a empresa ter um controle sobre os pacientes que mais usam os serviços, daqueles que só usufruíram uma vez ou então, daqueles que estão relacionados por meio dos conteúdos. 

A lista contribui também para os processos de automatização de envios de e-mail, fundamentais para manter o contato do consumidor na medida certa e desta forma, mantê-los entretidos com o que a empresa deseja. 

Contudo, é importante que seja estabelecida a frequência de envios dos e-mails, para que não apenas mantenha os pacientes engajados, como também, para que a mensagem não seja reconhecida como um spam. 

Assim, o cliente pode se interessar sobre medicina do trabalho, por exemplo, e desejar abrir as mensagens sempre que elas chegarem dentro da caixa de mensagens. 

As pesquisas de satisfação também são formas de fidelizar os pacientes que já usufruíram dos serviços que a clínica ou consultório oferece, sendo uma forma de fazer com que haja um índice para saber como melhorar o que foi colocado em prática. 

Por isso, é fundamental que haja um acompanhamento dos resultados que estão sendo apresentados, para que haja uma certificação se o e-mail marketing está oferecendo aquilo que foi elaborado como meta e objetivo da empresa. 

Caso os pacientes ofereçam feedbacks sobre os serviços, é importante que o e-mail ou outras formas que a empresa usar tenha um bom acompanhamento, portanto, é essencial que seja monitorado. 

Podendo conter uma identidade que a clínica ou consultório deseja propagar no mercado, o e-mail é uma boa forma de comunicação por ser aberto tanto em computadores como em celulares, fazendo com que a relação seja estreita de diferentes modos.  

Considerações finais 

O e-mail marketing é um formato que pode ajudar desde um profissional que realiza o serviço de remoção de pacientes acamados até uma empresa no setor farmacêutico de modo que, ao ser bem elaborada, ajuda na fidelização dos clientes. 

No caso de clínicas e consultórios, é fundamental que o planejamento seja para fazer com que a fidelização de pacientes ocorra mais rapidamente e ao longo prazo, fazendo com que a visibilidade do negócio cresça dentro de seu segmento de atuação. 

Um dos benefícios que o e-mail marketing apresenta para quem adere à prática são os baixos custos, de modo que os conteúdos e orientações com caráter educativo contribuem para que a fidelização também ocorra por um tempo maior. 

Pelo bom retorno que proporciona, é possível que a fidelização de pacientes pelo e-mail marketing, ao ser bem estruturada, faça com que a clínica ou consultório não apenas tenha uma visibilidade mas também uma divulgação natural de seus pacientes. 

Para os amigos e familiares que necessitarem do serviço do profissional, e desta forma, aumentando ainda mais o número de pacientes, possibilitando uma fidelização ainda mais aprofundada. 

Por esse motivo, o e-mail marketing deve conter uma boa estrutura fazendo com que a empresa possa se utilizar dessa estratégia e consiga obter resultados de um modo benéfico.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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