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Marketing

Descubra o que são anuncios B2B

Investir em anúncios é essencial para qualquer empresa, e não é diferente com as organizações no segmento B2B. Oferecer produtos e serviços de qualidade é essencial, mas a organização também precisa expandir seu alcance.

Isso está diretamente relacionado com a mensagem que a corporação quer transmitir e entender a importância de criar anúncios B2B faz parte desse processo.

Esse tipo de negócio possui uma gestão complexa e que exige cuidados em todas as etapas, e um dos maiores desafios é saber se comunicar com os prospects para ter sucesso.

O público-alvo das empresas B2B é diferente porque é formado por outras organizações e que fazem suas compras com base em fatores diferentes. O modo como os anúncios são criados requer outras considerações.

É importante lembrar que muitas estratégias usadas para lidar com o consumidor final não são capazes de impactar o público corporativo, e é isso o que acaba desafiando gestores que criam soluções para outros negócios.

É fundamental contar com ferramentas que ajudem a se comunicar, pensando nisso, neste artigo, será apresentado qual é o conceito de anúncio B2B e como desenvolvê-lo do jeito certo para alcançar os objetivos propostos.

O que são anúncios B2B?

Anúncio B2B nada mais é do que uma comunicação que acontece entre as empresas, tendo como propósito promover produtos e serviços do interesse do público. Mas isso requer alguns cuidados para garantir que a mensagem seja realmente eficiente.

Algumas estratégias usadas para convencer o consumidor final não vão funcionar quando o foco é se comunicar com outras companhias. Quem vende para empresas conversa com tomadores de decisão, e eles se baseiam em outros fatores.

Por exemplo, uma gráfica de impressão livro capa dura para editoras é preciso estar atento ao nível de exigência de seu público. Como resultado, deve trabalhar com uma mensagem mais estruturada e segmentada e que faça sentido para eles.

Vantagens de criar bons anúncios

Investir em anúncios B2B traz muitas vantagens para a organização, e um deles é o fato de que essa estratégia aumenta o número de conversões que o negócio consegue alcançar.

O consumidor, mesmo sendo um tomador de decisão dentro de outra companhia, será impactado por uma mensagem que faz sentido para os negócios e isso aumenta as chances de fazer conversões.

Quando o conteúdo é realmente assertivo e direcionado, reduz os custos envolvidos e a empresa não precisa gastar tanto para conseguir um bom retorno sobre os investimentos (ROI).

O ROI das campanhas aumenta consideravelmente, e com isso a marca consegue se consolidar como referência no segmento em que atua. É muito importante fazer com que a mensagem chegue ao usuário de maneira eficiente.

Nesse processo, o primeiro passo para um fabricante de cortina rolô para sala fazer com que seu negócio seja sustentável e eficiente em longo prazo é encontrar uma forma para que a mensagem consiga chegar nas pessoas certas.

Em outras palavras, é fundamental saber se comunicar de maneira assertiva, pois só assim a corporação vai aumentar as chances de converter prospects em clientes de fato.

Mais do que isso, ela será capaz de reduzir os custos e obter excelentes retornos em todos os investimentos que fizer em campanhas e estratégias de marketing.

É importante dizer que os anúncios B2B também reforçam outras ações implementadas pela marca. Por exemplo, hoje em dia muito se fala sobre a necessidade de investir em estratégias orgânicas.

De fato, elas são muito importantes para que a organização consiga construir uma imagem positiva nos canais digitais, conquistar a confiança das pessoas e compartilhar informações úteis.

Só que essas ações demoram muito tempo para fazer efeito e os anúncios B2B podem ajudar a impulsioná-las, reduzindo seu tempo de efeito, ao mesmo tempo em que conversa com leads que já estão no fundo do funil.

É muito comum ver compradores profissionais que já sabem muito bem o que precisam, como bateria de gel estacionária, e por isso necessitam apenas de uma cotação para se decidir em respeito de adquirir o produto, e os anúncios são ótimas opções para isso.

Mas para que essa tática realmente consiga alcançar os resultados almejados, é fundamental saber trabalhar com os anúncios B2B do jeito certo.

Como criar bons anúncios B2B?

Para criar bons anúncios B2B, a empresa precisa trabalhar com um passo a passo específico. Esses passos consistem em:

Entender as dores do público

A primeira coisa que a companhia precisa fazer é entender as dores de seu público, o que em outras palavras significa saber quais são as demandas da audiência e como o produto ou serviço pode ajudar a resolver um problema.

O foco da mensagem deve ser transmitir os benefícios para o cliente em potencial, e com base nessas informações, se tornará muito mais fácil quebrar objeções e convencer o prospect a fazer a compra.

Um fabricante de poltrona de auditório com braço e prancheta escamoteável vai promover exatamente aquilo que seu público precisa. Ademais, a comunicação é beneficiada de várias formas, como:

  • Mais eficiência;
  • Contato mais próximo;
  • Mais chances de conversão;
  • Contato personalizado.

Se o anúncio reunir todas essas características, certamente terá mais facilidade para se comunicar e chamar a atenção do público-alvo.

Conhecer o tomador de decisão

Além de saber quais são as dores que o negócio pode solucionar, é indispensável saber com quem ele vai se comunicar, ou seja, quem é o comprador ou o tomador de decisão da empresa ou cliente.

Dentro da companhia pode haver diversos profissionais que serão impactados, e dependendo do tamanho, nem sempre é possível falar como CEO, e isso acaba exigindo uma adaptação no discurso.

Se a solução apresentada trouxer um olhar mais técnico, a mensagem precisa ser transmitida de uma forma, ao passo que a postura deve mudar se o contato for feito com alguém que pertence à gestão.

Uma gráfica de plotagem A0 pode ter de explicar quais são os impactos da compra, além de entender o que ela pode trazer para o orçamento e de que maneira é capaz de reduzir os custos do cliente.

Usar públicos personalizados no Google e Facebook

No que diz respeito às ferramentas que podem ser usadas para veicular os anúncios B2B, duas das principais são o Google e o Facebook. Elas são plataformas que oferecem recursos personalizados e que aumentam as chances de direcionar a mensagem.

Um anúncio direcionado e personalizado tem muito mais chances de converter, e os passos anteriores servem para fazer uma análise do que será feito e entender de que modo a personalização deve acontecer na plataforma.

Trabalhar assim traz uma diferença significativa nos resultados em relação ao número de conversões, por isso, a companhia deve buscar maneiras de se aprimorar.

Criar anúncios dinâmicos

O anúncio feito por uma empresa de limpeza de coifa de restaurante precisa saber reter a atenção do usuário que será impactado pelo anúncio, e uma dica é investir em formatos dinâmicos nas plataformas selecionadas.

É assim que ela vai aumentar o interesse do público e ainda ter espaço suficiente para mostrar quais são seus diferenciais e por que vale muito mais a pena investir em uma marca ao invés de outra.

O anúncio estático é mais limitador, por isso, não é possível diferenciar o produto dos principais concorrentes. Também é necessário se basear nos conceitos de marketing de conteúdo para apresentar as soluções de maneira simples.

Com isso, um fabricante de placa acm com letra caixa não precisa de uma mensagem tão direta e pouco eficiente.

Investir em remarketing

Muitos consideram que é praticamente impossível fazer uma boa campanha B2B se não houver uma estratégia de remarketing. É nessa etapa que o processo de compra se inicia, então é interessante usar o funil de vendas para cobrir ações até a última fase.

O Google e o Facebook são excelentes opções de remarketing e é possível definir uma campanha para cada plataforma ou a mesma para ambas. Essa definição vai depender do planejamento dos anúncios para que sigam a sequência de e-mails.

Variar as plataformas

Além do Google e do Facebook, uma empresa terceirizada de entrega expressa motoboy pode investir em muitas outras opções.

No LinkedIn, por exemplo, é possível criar grupos e listas de contatos, pois além de anunciar por interesse dentro do canal, também é possível criar anúncios que tenham como foco a lista de contatos da organização.

Considerações finais

Assim como qualquer outro segmento, as empresas B2B precisam investir em anúncios para divulgar seus produtos e serviços.

Diversas plataformas oferecem recursos inteligentes para esse trabalho, cabendo ao negócio saber criar boas campanhas, considerando as características de seu público-alvo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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