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Tudo sobre a migração do Google Analytics Universal

Google Analytics Universal, saiba tudo sobre a ferramenta de medição que está migrando

Para aqueles que anunciam no Google, surge aquela preocupação com as mudanças na plataforma, sendo natural ficarmos receosos com essas alterações.

Devido à migração do Analytics para o GA4 pode gerar muitas dúvidas nos usuários.  Pensando nisso, aprenda sobre como utilizar boas práticas nas redes sociais, investindo em aulas de marketing digital, que vai proporcionar conhecimentos necessários para desenvolver técnicas que colaboram para que sua empresa alcance os objetivos.

Mas, afinal, será mesmo o fim do Google Analytics Universal? Sim! A partir de 1º de julho de 2023, a plataforma vai desativar todas as propriedades do Analytics Universal. Dessa forma, se você ainda não realizou a migração para o GA4, faça quanto antes. Para saber mais sobre essas mudanças, acompanhe o texto até o final!

O que é GA4?

É uma ferramenta de análise de dados do Google desenvolvida com a finalidade de substituir o Google Universal Analytics. O GA4 se refere ao Google Analytics 4.

Algumas diferenças acontecem entre ambas. A nova versão tem o compromisso de tornar os dados dos usuários mais privado e seguro, sendo assim, remove os cookies de outros navegadores, colocando fim nos arquivos memorizados pelos sites visitados.

Esse novo recurso permite que os relatórios tenham mais detalhes sobre os comportamentos do usuário. Com a extinção de cookies, os monitoramentos são realizados por meio de um modelo “evento”, que mede as ações dos visitantes. Além disso, diferente do Universal Analytics, o GA4 possui uma expansão da análise dos dados.

Por que é importante mudar para o GA4?

Primeiramente, conforme a plataforma já informou, o Universal Analytics será desativado. Por ele não ser regressivo, não será possível obter os dados históricos e transferir para o GA4, pois ele só começa a mostrar os dados após inserir o código.

Ambas ferramentas possuem modelos de dados diferentes. Sendo que o suporte técnico do GA4 é o mesmo, apesar da variação iniciar com um modelo de dados totalmente novo. Sendo assim, são inúmeras as funcionalidades que ele traz, entregando automaticamente informações de acordo com a jornada que o cliente se encontra e facilita a ativação, para aprimorar o retorno de investimento, ou ROI, do marketing.

Como migrar do Google Universal para Google Analytics 4?

As mudanças do GA4 são únicas, já que no Universal Analytics algumas funções são impossíveis de desempenhar. Dentro dessas funcionalidades, a empresa poderá ter acesso amplamente sobre em qual jornada de compra o cliente estará. Além disso,  os dados dos aplicativos e dos sites serão integrados, assim como os dados do Google Ads serão incluídos a fim de otimizar as publicidades.

Para mais, os eventos conseguem medir as ações executadas pelos usuários como download, cliques, pesquisas, rolagens e assim por diante. Além disso, com a versão repaginada, os públicos preditivos podem apontar prováveis intenções de compra. Esses públicos contribuem para a empresa atrair, reter e expandir os negócios.

O próprio Google está dando suporte para que as empresas façam todo o processo de migração do Analytics Universal para o GA4 sem muitos problemas. Para isso, eles disponibilizaram um assistente de configuração que vai facilitar o processo de transição. Se você tiver habilidades com edição, irá favorecer durante a tarefa.

Para tal, basta acessar a conta do Google Analytics, após isso siga navegando até a propriedade do Google Analytics 4. Logo, clique em “Administrador”, dentro da aba propriedade, depois em “Assistente de configuração”. Seguindo esses passos, a migração não será difícil. Além disso, destacam-se algumas funções do GA4, podendo ser realizado:

  • a auditoria no Google Analytics Universal para facilitar a migração;
  • o planejamento da estrutura da conta do GA4 para decidir quantas propriedades vai configurar;
  • a verificação das configurações da sua propriedade;
  • um plano de mensuração para medir corretamente os dados que o seu negócio deseja  chegar;
  • a identificação de quais eventos faltam para ser migrados;
  • a análise das dimensões e métricas personalizadas, pois elas devem conter informações sobre o evento ou usuário.
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