Infecções bucais: Como tratá-las?
Saúde

Infecções bucais: Como tratá-las?

A baixa imunidade e falta de higiene bucal são umas das principais causas de infecções bucais, das quais podem ser extremamente dolorosas e desconfortáveis. 

Assim como doenças nos dentes, podem surgir patologias por toda cavidade bucal, e estar atento aos sintomas é importante para descobrir um tratamento precoce e tratar.

As infecções bucais podem afetar a saúde por um todo, por isso manter a higiene correta é uma forma de prevenção.

Quais são as doenças bucais mais comuns?

Quando se ouve falar em doenças bucais, sempre lembramos das mais conhecidas e, que embora pareçam ser fáceis de cuidar, se forem agravadas podem causar dores, incômodo e precisar de um tratamento mais severo. 

Devido a má higiene muitas doenças bucais iniciam-se, mas você sabe quais as mais comuns e como elas surgem? Vamos entender:

  • Cárie; 
  • Tártaro; 
  • Gengivite;
  • Periodontite. 

Abaixo iremos explicar melhor cada uma das doenças apresentadas.

  1. Cárie

É uma das doenças bucais mais comuns, podendo surgir devido a alimentação rica em açúcares e a falta de higienização dos dentes. 

A cárie é a deterioração dos dentes que destrói a coroa dentária, com pontos pretos que tendem a crescer, causando dor e, em casos mais graves, podendo invadir a polpa dentária, causando inflamação. 

  1. Tártaro

Esse problema é comum na maioria das pessoas, e pode ser gerado devido ao acúmulo de placa bacteriana que se formam nos dentes, e que podem ser retiradas com a escovação. 

Porém se a higiene não for uma das melhores, o tártaro surge, podendo causar diversos problemas dentários. 

  1. Gengivite

Essa infecção ocorre nas gengivas, devido ao acúmulo de tártaro nos dentes, tendo como sintomas sangramentos gengivais ao escovar os dentes ou morder alimentos.

Caso não tratado, pode evoluir para uma periodontite.

  1. Periodontite

Por consequência do agravamento da gengivite, a periodontite é a inflamação dos tecidos que compõem a gengiva – periodonto – constituídos por ligamentos  teciduais ossos, e gengiva.

Tem como sintomas sangramento gengival, halitose, e se não tratada, pode ocorrer a perda de dentes, sendo necessário a procura de uma clínica de implante dentário para fazer tal procedimento.

Infecções bucais são perigosas?

Doenças bucais causadas por infecções, podem ser altamente perigosas se não forem tratadas, podendo ocasionar problemas sérios como perda de dente e até mesmo endocardite – germes e bactérias das doenças bucais que passam para a corrente sanguínea.

Por isso, é necessário estar sempre fazendo consultas periódicas no dentista para evitar infecções bucais, e fazer tratamentos precoces.  

Se você possui próteses é preciso estar atento à limpeza dos dentes para evitar infecções, procure o seu dentista especialista em prótese dentária para fazer avaliações periódicas. 

Quais são as infecções bucais mais comuns?

Assim como as doenças que atingem os dentes e a gengiva, há infecções que atingem toda a cavidade bucal que são: 

  1. Herpangina Oral 

Essa infecção é mais comum em crianças de três a dez anos de idade, durante as mudanças de estação, mais recorrente entre o verão e outono.

Os sintomas mais comuns são febre, dor de garganta e dificuldade para engolir, com o surgimento de pequenas bolhas atrás da boca e lábios, formando úlceras quando estouram. Essa infecção pode durar de três a cinco dias. 

É importante passar em um pediatra e em um dentista para criança para fazer o  tratamento correto, onde passarão os remédios para conter essa infecção. 

  1. Candidíase 

Essa infecção  popularmente conhecida por “sapinho” pode ocorrer em pessoas que têm sistema imunológico baixo devido a alguns problemas de saúde.

Ela é causada pelo excesso de um fungo Candida albicans na boca, principalmente em bebês, ou pessoas com doenças crônicas que tendem a afetar o sistema imunológico.

Seus sintomas são a presença de placas brancas na língua,palato e bochecha e no fundo da boca. 

Se seu bebê apresentar esses sintomas procure um consultório odontológico infantil

  1. Herpes Labial

Essa é uma infecção causada pelo vírus herpes, tendo como sintomas síndromes gripais, úlceras e bolhas entre gengiva e língua. Em muitos casos podem não ocorrer sintomas. 

Uma vez que a pessoa é infectada por esse vírus, ele dura a vida toda, ficando inativo e surgindo quando a imunidade baixa.

  1. Afta

As aftas são lesões que surgem na gengiva e na boca, causando um incômodo e ardência ao se alimentar e escovar os dentes. São infecções comuns, e podem se cicatrizar de dez dias a duas semanas.  

Como tratar essas infecções? 

O tratamento dessas infecções podem ser tratadas com remédios receitados pelo médico ou profissional dentista, onde irão observar os sintomas e passar medicações de acordo com a gravidade da infecção. 

Após o término do tratamento pode-se fazer outros procedimentos, o que não é recomendado enquanto estiver tratando. 

Muitas pessoas colocam lente de contato dental quanto custa é um valor que deve ser avaliado com seu dentista, pois cada caso é diferente para cada pessoa. 

Após fazer esses procedimentos é necessário tomar ainda mais cuidado com a higiene bucal para evitar doenças bucais e infecções. 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

CNPJ: 15.063.424/0001-72
Endereço: 11ª av n 1409 qd 41 a Setor leste universitário Goiânia
Grupo marketing de negócios