Negócio e empresas Sem categoria Uncategorized

Conheça a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a Fipe

Se você deseja adquirir um carro usado, veja por que é fundamental saber sobre o trabalho da Fipe e como ele impacta a sociedade!

Quem vai trocar de carro e adquirir um veículo usado, precisa avaliar e pesquisar uma série de fatores, que engloba os preços dos automóveis, suas configurações, as vantagens e desvantagens de cada modelo, o valor de impostos e as burocracias, como emplacamento e elaboração do documento do veículo.

Nesse contexto, é fundamental conhecer a Tabela Fipe, considerada o principal índice para o estabelecimento de preços de carros no país e imprescindível tanto para quem vai comprar um carro usado como para quem vai vender. 

Criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), ela é atualizada a cada mês e indica o preço médio que deve ser utilizado como parâmetro para transações e avaliações de cada automóvel. Confira mais informações sobre a história e o trabalho desenvolvido pela Fipe!

O que é a Fipe

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) é uma organização de direito privado, sem fins lucrativos, cujos objetivos são apoiar instituições de ensino e pesquisa, privadas ou públicas, como o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), entre outros exemplos.

Criada em 1973, essa fundação possui uma atuação que se destaca em diferentes áreas, que englobam desde pesquisa, ensino, projetos até o desenvolvimento de indicadores financeiros e econômicos.

O que a Fipe faz exatamente?

O trabalho dessa fundação envolve analisar os fenômenos econômicos e sociais a partir de metodologias e teorias da economia. O objetivo é fomentar debates públicos sobre os problemas socioeconômicos brasileiros, assim como propor contratos públicos e privados eficientes e formular políticas públicas cujo objetivo é aumentar o bem-estar da população.

A Fipe também é fundamental para produzir conhecimento, soluções e dados com alto valor agregado, aumentar o crescimento econômico, produtivo e a competitividade do país, eliminar a pobreza e fomentar a capacitação de profissionais altamente qualificados a partir de cursos de pós-graduação, extensão e aperfeiçoamento. Para isso, a instituição possui profissionais especializados e com ampla experiência na área.

Além disso, ela elabora, gerencia e avalia programas de desenvolvimento econômico e social, apoia a divulgação de conhecimentos econômicos e correlatos a partir de publicações técnicas, monografias e periódicos, além de realizar projetos solicitados pelos setores privado e público.

Como é formulada a Tabela Fipe?

Esse índice é feito a partir da coleta de preços de motos, carros e caminhões usados, seminovos e novos no mercado nacional. Os pesquisadores descartam os preços extremos (muito baixos e muito altos) ou os que apresentam alguma discrepância estatística. 

Os números restantes são usados para criar uma média, e esse valor é que vai constar para aquele determinado veículo na tabela. A cada mês, a tabela é atualizada, bem como a versão, ano-modelo e valores de cada automóvel.

Hoje, o índice Fipe é a principal referência para lojistas, vendedores e comerciantes, além de servir para o cálculo de seguros e impostos como o IPVA.  Contudo, vale ressaltar que cada vendedor tem o direito de seguir a tabela Fipe ou não, cobrando o valor que considera mais justo e adequado para as suas necessidades. 

É importante lembrar que vários fatores impactam os preços de um veículo seminovo, como a quilometragem rodada, o ano de fabricação, o estado de conservação, entre outros exemplos. 

Além disso, anunciar um automóvel em uma loja e em sites de venda também envolvem comissões, o que acaba aumentando o preço final do automóvel. Lembre-se de anunciar/comprar carros em plataformas confiáveis, com bastante experiência nesse segmento.

CNPJ: 15.063.424/0001-72
Endereço: 11ª av n 1409 qd 41 a Setor leste universitário Goiânia
Grupo marketing de negócios