Categories:

Conheça os benefícios de um pedalar

Com certeza você já deve ter ouvido alguma coisa sobre os benefícios de pedalar, afinal, esta é uma atividade física completa feita totalmente ao ar livre.

Ela ajuda a movimentar as principais articulações do nosso corpo, melhora a circulação sanguínea e fortalece o coração.

A bicicleta também possibilita unir o útil ao agradável, pois enquanto você se exercita, pode utilizá-la como meio de transporte para ir ao:

  • Trabalho;
  • Escola;
  • Academia;
  • Faculdade;
  • Casa de amigos.

Ao mesmo tempo em que você tem acesso a um exercício completo e que te leva para qualquer lugar, também contribui para o meio ambiente e a redução da poluição.

Essas são algumas das razões pelas quais muitas pessoas estão optando pela pedalada como principal exercício físico diário.

Ele fortalece as pernas, ajuda a emagrecer, melhora o condicionamento físico, aumenta a resistência e contribui para a autoestima.

Se você já pedala ou está pensando em começar, leia este artigo até o final. Vamos trazer várias informações sobre essa atividade física que pode mudar por completo o seu dia a dia.

Você vai saber por que muitas pessoas preferem pedalar e quais são os benefícios dessa prática.

Por que cada vez mais pessoas estão pedalando?

Andar de bicicleta é uma atividade física benéfica tanto para quem pratica quanto para quem não pratica. 

De acordo com um estudo realizado, pensar dessa forma faz toda a diferença, já que quanto mais pessoas pedalarem, melhor será para a cidade.

Inclusive, a prática constante dessa atividade pode reduzir até mesmo os gastos governamentais com saúde. 

Para se ter uma ideia, é possível evitar cerca de 500 mortes nas ruas e reduzir os índices de poluição sonora e atmosférica.

Até mesmo algumas profissões podem aderir ao movimento, como uma empresa de entrega expressa motoboy

Além de trazer benefícios para a sociedade, o ato de pedalar também reduz a obesidade e doenças relacionadas a uma vida sedentária.

Por essa razão, cada vez mais pessoas estão evitando os carros e passaram a se locomover de bicicleta. Muito além dos cuidados com a saúde, esse comportamento também ajuda a reduzir as mortes no trânsito.

Nos grandes centros urbanos, a redução dos veículos também reduz os barulhos, algo que beneficia o coração, pois de acordo com um estudo canadense, pessoas que vivem em cidades barulhentas têm mais chances de morrer do coração.

As pessoas também estão pedalando mais porque essa atividade ajuda a resolver questões sociais que impactam a vida das pessoas de várias formas.

Além de reduzir os gastos governamentais com a saúde, é uma forma de reduzir as despesas com combustível e ainda garantir a mobilidade das famílias mais pobres.

Uma cidade que investe em ciclovias estimula o uso da bicicleta e com mais pessoas circulando nas ruas, fica mais fácil fazê-las notar um totem de propaganda, o que favorece o comércio.

Os estacionamentos para bicicletas ocupam menos espaço, o que facilita ainda mais a circulação nas cidades. 

Além disso, se 10% das viagens de carro se tornassem viagens de bicicleta, poderíamos reduzir a poluição do ar e economizar 400 anos de vida produtiva.

Também existe um aumento considerável na quantidade de pessoas que pedalam pelo fato de que essa prática ajuda a melhorar o bem-estar psicológico.

Mas, de fato, o que faz com que mais pessoas adotem a bicicleta no dia a dia são os benefícios trazidos por ela. Vamos saber um pouco mais sobre isso?

Benefícios de pedalar para a saúde

Vivemos em uma sociedade que muda constantemente, por conta disso, o uso da bicicleta está cada vez mais comum.

Por meio dela, as pessoas conseguem fugir dos engarrafamentos e adotar um dia a dia mais saudável, ou seja, existem muitas razões para você aderir a essa prática.

Você pode observar melhor a cidade e todos os seus detalhes, como um letreiro acrilico, mas muito mais do que isso, você vai utilizar um meio de transporte sustentável e que pode te levar a qualquer lugar. 

E dentre as vantagens estão:

  • Ajuda a recuperar lesões ósseas;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Controla a pressão arterial;
  • Previne e controla o diabetes;
  • Reduz o colesterol;
  • Favorece as articulações;
  • Melhora o fôlego;
  • Traz bem-estar;
  • Melhora a tonificação muscular;
  • Ajuda a emagrecer.

Como vimos, a lista de benefícios é bem grande, visto que estamos falando de um exercício de baixo impacto e que contribui muito para a saúde das articulações, já que é capaz de prevenir quedas e fraturas.

Também é a prática mais recomendada para quem deseja prevenir a osteoartrite e a osteoporose.

Você pode vestir a camisa de uniforme do trabalho e ir para a empresa de bicicleta porque é uma forma de melhorar sua coordenação motora.

Justamente pelo fato de envolver todo o corpo, o que inclui braços, pernas e mãos, também é uma forma de melhorar seus reflexos e torná-los mais rápidos.

Além dessas vantagens, pedalar todos os dias é a melhor forma de trabalhar veias e artérias. Isso acontece porque, continuamente, nós fazemos um exercício de contração e relaxamento desses elementos, intensificando-o durante a pedalada.

Uma pessoa que trabalha com entrega de salgados de aniversário de bicicleta consegue baixar a pressão arterial, o que favorece o coração.

Pessoas diabéticas precisam adotar os exercícios físicos diariamente e pedalar é a melhor forma de manter a saúde em dia para quem sofre do problema.

A bicicleta é capaz de manter os níveis de açúcar do sangue estáveis e reduz consideravelmente as complicações cardiovasculares.

Mas quem não é diabético e quer prevenir a doença, também pode adotar a pedalada como atividade de rotina.

Assim como é possível reduzir, controlar e prevenir o diabetes, também podemos reduzir o colesterol.

Pedalar é uma atividade que acelera o metabolismo, por conta disso, todas as substâncias que geram colesterol ruim são rapidamente eliminadas pelo organismo.

Muitas atividades físicas que as pessoas gostam de praticar no dia a dia, como a corrida, são de grande impacto, por isso, elas podem prejudicar um pouco as articulações.

Entretanto, diferentemente dessas práticas, o ciclismo não permite que o praticante tenha contato direto com o chão, em outras palavras, esse contato não acontece por meio das pernas e dos pés.

Sendo assim, todo o impacto transmitido para as articulações é muito pequeno, principalmente para os pés e joelhos.

Você pode escolher uma região protegida com câmera de monitoramento com áudio para pedalar, principalmente se possui algum tipo de restrição física em relação a outras atividades, como corrida e futebol.

Às vezes, vemos ciclistas subindo ladeiras e nos perguntamos como aquela pessoa é capaz de fazer aquilo. A resposta para essa pergunta está no fato de que a pedalada ajuda a reforçar os pulmões.

Ao realizar essa atividade, precisamos de mais oxigênio, por conta disso, exercitamos mais a respiração. Com o passar do tempo, ganhamos mais fôlego, o que nos permite estender o trajeto e pegar subidas íngremes.

Além disso, quanto mais pedalamos, maior é a nossa resistência física, algo útil para o dia a dia e para a saúde geral do organismo.

As pessoas fazem de tudo para melhorar o seu bem-estar, por exemplo, investindo em um bom equipamento de iluminação para a residência. Mas, você sabia que caminhar também é capaz de fazer isso?

Com certeza, você nunca viu alguém pedalando com uma expressão triste ou de raiva. Isso acontece porque, durante a atividade física, nosso corpo libera endorfinas e serotoninas.

Esses hormônios aumentam a sensação de prazer e bem-estar, por essa razão, pedalar também é uma forma de combater doenças psicológicas, como a depressão, a ansiedade e o estresse.

Não podemos deixar de mencionar, que assim como qualquer outro exercício físico, a pedalada também exige força muscular.

Nesse sentido, se você pratica diariamente, pode ganhar força e aumentar os músculos, principalmente nos membros inferiores.

Se você contar com os melhores acessórios bicicleta, essa atividade será muito mais benéfica. Quando empurramos os pedais, estamos exercitando os quadríceps, músculos das coxas e glúteos.

Não podemos descartar o fato de que nossos braços e ombros também trabalham, afinal, precisamos fazer um certo esforço para segurar o guidão e controlar a bicicleta.

Por fim, esse exercício acelera nosso metabolismo, fazendo com que o corpo queime mais calorias em menos tempo. Como resultado, acumulamos menos gordura e conquistamos um corpo mais magro.

Conclusão

Portanto, existem várias atividades físicas que podemos praticar no dia a dia, mas é difícil encontrar uma opção tão completa quanto pedalar.

Além de todos os benefícios que mencionamos ao longo deste artigo, a bicicleta também é um meio de transporte que pode ser útil em nosso dia a dia, cuidando da nossa saúde e preservando o meio ambiente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *