Categories:

Ar-condicionado: benefícios X malefícios

O ar-condicionado é um equipamento muito desejado pelos brasileiros, uma vez que vivemos em um país tropical e ele alivia o calor excessivo dentro dos ambientes, durante os dias de verão.

Os meses mais quentes do ano podem provocar sensação de mal-estar e desconforto, principalmente no decorrer da semana, quando se está trabalhando e não se pode refrescar de outras maneiras.

Entretanto, não é apenas a sensação de desconforto que o verão e o calor provocam. Quando o dia está muito quente, diversas pessoas se sentem mal e podem até mesmo desenvolver problemas de saúde, como pressão baixa e desmaios.

Durante a noite é ainda mais difícil dormir devido ao calor, e uma noite de sono mal dormida prejudica o dia seguinte e a produtividade. As pessoas ficam sonolentas, irritadas e mal-humoradas, então, o trabalho e a convivência familiar podem se tornar um pesadelo.

Todos esses problemas podem ser resolvidos se for possível aliviar a sensação de calor durante o dia, e o ar-condicionado é imbatível nesta tarefa. Se você está pensando em instalar um, leia este artigo até o final.

Vamos explicar por que o ar-condicionado se tornou um objeto de desejo nos lares, além de mostrar os benefícios e malefícios deste equipamento em nosso dia a dia. Acompanhe!

Por que esse aparelho é tão desejado?

O verão é sinônimo de temperaturas extremamente altas e calor excessivo. Infelizmente, devido às interferências humanas no meio ambiente, estamos vivenciando um verdadeiro desequilíbrio climático.

O calor está muito mais intenso, os dias estão mais secos e as noites mais abafadas. Tudo isso transformou o verão em uma época um tanto mais difícil de lidar, e por esse motivo, as pessoas procuram maneiras de se aliviarem.

Além dos consumos comuns do ano todo, como serviços de certificação, o calor predominante até mesmo no inverno fez com que as pessoas incluíssem o ar-condicionado na lista dos produtos essenciais.

Inclusive, em várias cidades do Brasil, a procura por esse aparelho dobrou entre 50% e 100%, e o preço tem variado entre 5% e 20% em diferentes locais.

O fato de muitas pessoas trabalharem em casa também fez com que muita gente procurasse esse equipamento para climatizar o espaço, e assim tornar o cotidiano de trabalho mais agradável.

A procura está tão grande que existem lojas lutando para repor seu estoque, e o prazo de entrega costuma ser de 20 dias úteis.

Tendo em vista o aumento constante das temperaturas, comprar um ar-condicionado já é considerado um tipo de investimento. No entanto, antes de colocar a mão no bolso, vamos saber um pouco mais sobre suas vantagens.

Vantagens do ar-condicionado no dia a dia

Muito mais do que aliviar o calor, o ar-condicionado traz muitos outros benefícios para o dia a dia, e dentre os que mais se destacam estão:

1 – Melhora a noite de sono

Ter uma boa noite de sono é essencial para estar bem disposto no dia seguinte, mas também para a saúde de um indivíduo.

Se você consegue controlar bem a temperatura do ambiente, vai dormir muito melhor, sem precisar tirar ou vestir roupas, como acontece quando estamos expostos à oscilação natural da temperatura.

Por meio de um projeto de ar condicionado, a climatização do ambiente é equilibrada, o que garante um sono revigorante para você e sua família. Com isso, fica mais fácil estabelecer uma rotina de descanso de qualidade.

2 – Mantém o corpo hidratado

O verão pode levar à desidratação exagerada, mas se você possui esse equipamento em casa, evita esse tipo de problema.

O ar-condicionado é capaz de manter a temperatura e a unidade em níveis ideais, controlando bem o ambiente interno, evitando suor em excesso e retenção de líquido.

Pessoas com algum problema de saúde também se beneficiam dessas características, principalmente durante um episódio de febre que pode aumentar ainda mais a desidratação do corpo.

Inclusive, juntamente com uma boa arquitetura para escolas, esse equipamento ajuda a repor a quantidade ideal de líquidos, o que auxilia em um melhor cuidado da saúde dos alunos.

3 – Aumenta a sensação de bem-estar

As elevadas temperaturas durante o verão estão surpreendendo a todos, e se você não tiver um ar-condicionado em casa, está sujeito aos desconfortos dessas mudanças climáticas.

Mas, se você puder contar com esse equipamento, os efeitos devastadores do calor vão passar longe da sua rotina. O conforto proporcionado por ele traz muito mais bem-estar e qualidade de vida.

Você pode regular a temperatura de acordo com suas necessidades de maneira cômoda. Afinal, pode ser muito estressante sentir o suor sob as roupas e a sensação que um dia escaldante nos traz.

Além do mal-estar físico, também temos de lidar com o mal-estar psicológico, o que pode atrapalhar a rotina e a produtividade.

Ademais, se você contar com um equipamento que pode ser utilizado como aquecedor nos dias frios, de acordo com uma empresa de avaliação de imóveis, a propriedade ganha ainda mais valor comercial.

4 – Ajuda a eliminar o mofo

O ar-condicionado também ajuda a eliminar o mofo do ambiente, o que garante ainda mais saúde para pessoas que vivem em locais muito úmidos, como no caso do litoral.

O excesso de chuvas ou a presença de rios e mares acaba por colaborar com o surgimento de mofo. A maresia também influencia negativamente, principalmente em superfícies metálicas.

Mas, quem tem ar-condicionado em casa não precisa se preocupar com essa questão. Isso acontece porque, quando ele está em funcionamento, é preciso manter portas e janelas fechadas. Consequentemente, o mofo e o bolor não terão espaço.

Sua casa ou até mesmo um escritório planejado pode contar com equipamentos que desumidificam o espaço, no entanto, para garantir todos os benefícios, é fundamental que o ar-condicionado seja bem instalado.

5 – Modelos de ação antialérgica

O ar-condicionado ajuda a purificar o ar, entretanto, é necessário fazer a manutenção periódica, bem como sua higienização.

É assim que a proliferação de fungos e outros alérgenos é evitada, trazendo mais qualidade de vida para os usuários.

Os principais fabricantes investem em tecnologias que ajudam a reduzir diversos sintomas, como:

  • Irritação nasal;
  • Coceira;
  • Espirro;
  • Dor de garganta;
  • Ardência nos olhos.

Nesse sentido, estamos falando de um equipamento que reduz as manifestações alérgicas e aumenta o bem-estar das pessoas.

No entanto, não se esqueça de providenciar higienização de ar condicionado split, para que assim possa desfrutar de toda a eficácia do aparelho.

6 – Purifica o ar

Esse equipamento conta com uma tecnologia moderna que, como vimos ao longo do artigo, traz uma série de benefícios para a saúde.

Com alguns modelos, ao mesmo tempo em que climatizam o ambiente, também ajudam a manter o ar limpo por muito mais tempo.

Malefícios do ar-condicionado condicionado

Mas, assim como tudo na vida, o ar-condicionado também tem seus malefícios, e aqui vamos descobrir um pouco mais sobre eles.

Afinal, assim como os automóveis precisam de vistoria de carros, o ar-condicionado precisa de alguns cuidados, para assim evitar malefícios.

1 – Causa sinusite

A sinusite nada mais é do que uma inflamação da face, mais precisamente das cavidades presentes nas maçãs do rosto, nariz e olhos.

Ela pode ter origem infecciosa, provocada por bactérias, fungos e vírus, mas também podem ser desencadeadas por uma alergia.

O ar-condicionado pode facilitar o surgimento dessa doença, algo que geralmente acontece devido ao acúmulo de poeira no aparelho ou choques térmicos provocados pela baixa temperatura.

2 – Surgimento de amigdalite

A maior parte das doenças é provocada pelo ar seco, algo muito comum quando o ar-condicionado está ligado, o que também pode afetar a garganta.

É por essa razão que diversas pessoas costumam sentir um ressecamento nessa região, o que facilita as pilhas são de bactérias, levando à inflamação das amígdalas.

Para evitar esse problema durante o uso do aparelho, é muito importante ter por perto uma garrafinha de água e procurar se hidratar ao longo do dia.

3 – Resfriados e gripes

Se alguém chega resfriado no trabalho, provavelmente, outros indivíduos vão apresentar os mesmos sintomas.

Por essa razão, tanto uma casa de repouso para idosos quanto um prédio comercial deve procurar deixar as janelas abertas para circular o ar.

Entretanto, ao usar o ar-condicionado, é preciso manter o ambiente fechado e a pouca renovação do ar facilita a circulação de vírus. Consequentemente, mais pessoas podem se contaminar.

4 – Crises alérgicas

Pessoas que sofrem de algum tipo de alergia sabem que o ar-condicionado pode desencadear crises.

Isso acontece porque o resfriamento do ar acaba ressecando a mucosa nasal, provocando até mesmo sangramentos.

Conclusão

O ar-condicionado é um equipamento útil e até mesmo importante durante os dias mais quentes das estações. 

No entanto, é necessário usá-lo com sabedoria para garantir todo o bem-estar e conforto que só esse equipamento é capaz de garantir.

Além de melhorar as condições climáticas do ambiente e favorecer nossa saúde, a devida manutenção e limpeza, juntamente com o uso adequado, vão evitar os malefícios e contratempos que ele pode trazer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *