Categories:

Importância de saber escolher um tênis de corrida

Um tênis de corrida pode até parecer um tênis comum, mas a função dele é proteger os seus pés e as articulações dos impactos desse e dos demais exercícios físicos.

A corrida é uma atividade física completa e ideal para quem quer perder gordura, manter o peso, fortalecer a musculatura e o coração, além de aumentar a resistência.

Mas, ao mesmo tempo em que esse exercício traz todos esses benefícios aos praticantes, ele pode gerar impactos negativos nas articulações, principalmente se feito de maneira errada.

Em primeiro lugar, é necessário ter um certo preparo físico para correr. Se você está começando agora, precisa começar aos poucos, ou seja, percorrer pequenas distâncias e ir aumentando com o passar dos dias.

Também é fundamental estabelecer uma rotina para essa atividade, isto é, escolhendo um horário fixo para correr, pois isso ajuda o seu organismo a se adaptar com a prática e prepara o seu cérebro para o momento.

Do mesmo modo, é necessário usar uma roupa adequada e escolher um tênis apropriado. Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar as vantagens de comprar um tênis de corrida, e como escolher bem esse calçado. Confira!

Benefícios de comprar um tênis de corrida

Comprar um tênis de corrida é o melhor investimento que um praticante dessa modalidade de exercício pode fazer. Com ele, é possível correr em diferentes lugares, como:

  • Ruas;
  • Parques;
  • Pistas;
  • Calçadas.

Também é um bom investimento porque você pode realizar outros tipos de atividades físicas, como ir à academia. Se quiser pedalar para estrear seus acessórios bicicleta, o tênis é uma excelente companhia.

Escolher o calçado certo é vantajoso porque a corrida é uma atividade de alto impacto. Ela ajuda a aumentar o colesterol bom, a diminuir a gordura corporal, melhorar a memória, fortalecer as pernas, aumentar os hormônios da felicidade, entre outras vantagens.

Esse calçado é vantajoso porque, se você utilizar um tênis inadequado, estará sujeito às lesões dessa atividade física.

Mesmo diante de tantas vantagens, o corredor está sujeito a algumas lesões, principalmente em partes do corpo como os joelhos, tornozelos e pés.

Nesse sentido, o primeiro passo para escolher o seu tênis e começar a correr é fazer uma avaliação médica e investir em exercícios que fortalecem a sua musculatura.

Tênis com sola de pouca flexibilidade pode contribuir para o surgimento de inflamações no tendão de Aquiles, assim como se você escolher um tênis com muito amortecimento no calcanhar.

Vários outros problemas nas solas dos pés podem aparecer se você não souber escolher o tênis adequado. 

No entanto, antes de abordar sobre a escolha desse calçado, vamos falar um pouco sobre os benefícios da corrida.

Conheça as vantagens de correr

Se você nunca correu, mas está pensando em começar, pegue um bloco de notas colorido e anote todas as principais vantagens dessa modalidade. São elas:

1 – Alívio do estresse

A corrida te ajuda a extravasar o estresse acumulado, pois quando movimentamos o corpo com grande intensidade, os conhecidos hormônios da felicidade, que são a endorfina e a dopamina, são liberados.

Nosso humor melhora em segundos, e por isso conseguimos afastar o stress. Correr todos os dias aumenta a sensação de bem-estar, portanto, quanto mais você corre, mais o seu organismo se acostuma com boas sensações.

2 – Promove boa circulação sanguínea

Pessoas que sofrem de doenças como hipertensão, diabetes, taquicardia, colesterol alto ou que são muito sedentárias sentem o coração bater mais rápido, algo muito comum em pessoas com problemas cardíacos.

Se você se encaixa nesse perfil, apesar de todos os benefícios da corrida, é extremamente importante se consultar com um cardiologista antes de começar essa atividade.

De qualquer forma, ela é uma prática aeróbica, o que melhora a capacidade cardíaca dos praticantes. O coração é um músculo assim como os outros e, por essa razão, ele precisa se fortalecer.

Em um asilo de idoso, aqueles que tinham o hábito de correr na juventude possuem um coração mais saudável.

Mas quando se está de repouso a frequência cardíaca diminui, uma vez que o coração não precisa trabalhar tanto para bombear o sangue.

Por esse motivo, quando um exercício cardio não é praticado, aumentam-se os riscos de doenças no coração.

3 – Melhora a atividade cerebral

Não é mais novidade que o nosso cérebro melhora constantemente com as atividades físicas, uma vez que existem conexões entre a rede frontal-parietal e demais áreas que estão associadas ao autocontrole e à memória.

Quando corremos, há um crescimento da capacidade cognitiva, e assim os corredores possuem uma melhora considerável nesta área.

4 – Aumenta a produtividade

Se você se consultar com um especialista de um centro de especialidades médicas, com certeza ele vai endossar o fato de que a corrida também desperta a nossa criatividade e melhora a produtividade.

Certamente você já deve ter ouvido o conselho de fazer uma caminhada para espairecer ou até mesmo encontrar a solução para um problema.

Durante a corrida, mudamos o foco das pendências e nos tornamos capazes de perceber situações que passam despercebidas no dia a dia.

Além disso, a corrida aumenta a nossa disposição, e juntamente com os benefícios cerebrais, nos torna mais produtivos no trabalho. As pessoas mais ativas conseguem cumprir com todos os seus compromissos e obrigações.

Só que, para aproveitar todas as vantagens dessa atividade física, você precisa escolher o tipo de tênis ideal, sendo interessante saber como fazer isso.

Dicas para a escolha do seu tênis de corrida

Escolher um tênis é algo tão pessoal quanto visualizar os resultados de um exame periódico empresa. Afinal, é necessário levar em conta diversos fatores individuais.

Por exemplo, é preciso considerar se você é iniciante ou experiente, o tipo de superfície em que vai correr, se corre mais rápido ou devagar, além de suas características físicas, como peso, altura e pisada.

Além de tudo isso, o calçado precisa ser confortável, ou seja, ele não deve machucar, causar bolhas ou prejudicar a sua estabilidade.

Outro fator importante é a pisada, ou seja, a maneira como você pisa é fundamental para escolher um bom tênis de corrida. Isso tem a ver com o formato do seu pé, que pode ser normal, plano ou cavo.

Quanto às pisadas, elas podem ser neutras, supinadas ou pronadas. O pé normal é aquele mais comum, ou seja, em que o peso do corpo pode ser distribuído de maneira mais equilibrada.

Sua pisada deve ser bem distribuída, o que evita sobrecargas ao longo do tempo. O pé plano, também conhecido como pé chato, é aquele que o arco plantar não se desenvolveu, portanto, a planta toca totalmente o chão.

Por fim há o pé cavo, que possui um arco acentuado no exterior. Essa grande perfuração faz com que boa parte da planta do pé não toque o chão, sobrecarregando o calcanhar.

Muitos fabricantes de tênis investem em empresa de comunicação visual para divulgar seus modelos de tênis e possibilitar que você encontre aquele mais adequado às suas necessidades.

Entretanto, leve em conta algumas características do calçado, como o cabedal, que nada mais é do que a parte de cima do tênis, incluindo a língua. O ideal é que ele tenha propriedades elásticas que ajudam a melhorar a ventilação dos pés.

A palmilha é uma das partes mais importantes do tênis, já que é responsável por absorver os impactos da pisada enquanto você corre.

Para valorizar ainda mais seus cuidados pessoais com cosméticos orgânicos e prática de atividade física, procure modelos com palmilha removível ou ortopédica, pois isso facilita a higienização.

Outra parte importante a ser avaliada é a entressola, onde ficam armazenados o amortecedor e as espumas. Essas partes são responsáveis por absorver o impacto e te ajudam a controlar os movimentos durante a corrida.

Por fim, mas não menos importante, não se esqueça de avaliar o solado, que é fabricado de acordo com a atividade física e o tipo de pisada do usuário.

Verifique suas informações no adesivo transparente personalizado da caixa do produto para saber se ele apresenta adaptação qualitativa ao seu pé.

Ele também deve ter boa tração e estabilidade, para que você possa utilizá-lo em ambientes variados.

Conclusão

A corrida é uma atividade física fundamental e que traz muitos benefícios para o corpo e para a mente. É possível notar resultados favoráveis ao organismo de curto, médio e longo prazo.

Para ter acesso a todas as vantagens desse exercício e evitar lesões por conta do impacto contínuo nas articulações, é primordial saber escolher o calçado certo.

O tênis de corrida, como o próprio nome sugere, é desenvolvido para a prática dessa atividade física e vai trazer mais conforto e segurança durante sua realização. Tudo o que você precisa fazer é escolher o modelo certo para as suas necessidades.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *