Organiza
Sem categoria

4 dicas para organizar suas malas para viajar!

Organizar a mala para viagem é sempre uma tarefa que pode ser complexa, mas ao mesmo tempo muito prazerosa se você souber o que está fazendo.

Independentemente de qual seja o destino e o tempo de duração, é sempre desafiador saber tudo o que precisamos colocar dentro da mala.

Tanto a bagagem de despacho quanto a bagagem de mão precisam reunir todos os itens necessários para a tranquilidade durante toda a estadia fora de casa. Esquecer coisas importantes pode ser uma grande dor de cabeça.

Imagine, por exemplo, ir para um lugar muito frio e descobrir que não trouxe roupas suficientes ou que não soube separar as peças adequadas para o destino. Mesmo que você possa comprar algumas peças, ainda assim será um transtorno.

Aquele dinheiro que poderia ser usado para comprar lembranças, visitar museus, restaurantes e atrações turísticas terá uma parte destinada a substituir algo que poderia ser trazido de casa.

Se você está prestes a viajar e precisa organizar sua mala, não deixe de ler este artigo. Vamos explicar a importância de criar uma lista com todos os itens, como definir o tamanho certo da mala e dar algumas dicas na hora de se organizar.

Importância de fazer uma lista

Viajar é sempre muito prazeroso. Para alguns é sinônimo até mesmo da realização de um sonho, pois existem muitos destinos que são simplesmente o desejo de muitas pessoas.

O viajante passa muito tempo planejando a viagem nos mínimos detalhes, pois além de escolher o destino, cuida de muitos outros fatores importantes, como:

  • Orçamento;
  • Hospedagem;
  • Roteiro;
  • Passagens.

Uma viagem bem planejada envolve desde criar uma reserva financeira até incluir na mala todos os elementos necessários, como camisa uniforme social, ou seja, ao contrário do que muitos pensam, arrumar a mala também é planejamento.

Mesmo que ela seja uma das últimas etapas antes de sair de casa, precisa ser bem pensada e bem organizada para que o viajante não se depare com surpresas desagradáveis.

Imagine chegar ao destino e descobrir que esqueceu o carregador do celular, uma peça de roupa importante, produtos de higiene pessoal, dentre outras necessidades. Sem dúvidas, o transtorno é muito grande.

Para evitar esse problema, o ideal é fazer uma lista com todos os itens que não podem faltar no local onde você vai estar durante as férias, feriado prolongado ou fim de semana.

A lista deve ser feita dias antes de começar a arrumar as malas, pois aos poucos você vai incluindo tudo aquilo que se lembrar. Depois, basta colocar todos os itens de maneira organizada para caber tudo direitinho.

Toucas, protetor solar, escova de dentes, sabonete, creme hidratante, creme dental, xampu, condicionador, entre outros elementos são alguns exemplos do que precisa ser incluído na lista.

Fora isso, peças de roupas para o frio, para o calor, roupas de banho, toalha, peças íntimas, calçados, entre outros itens também precisam estar dentro da mala. Deixar tudo para a última hora é um erro grave e com certeza trará problemas.

Durante a estadia fora de casa, é muito importante garantir o conforto e o bem-estar e tudo o que você precisa para isso estará dentro da sua mala. Portanto, é fundamental criar uma lista antes de começar a organizá-la.

Leia também o artigo sobre a praia de Praia do dentista.

Como definir o tamanho da mala?

Para definir o tamanho da mala, é fundamental levar em conta alguns aspectos. Em primeiro lugar, verifique qual é a previsão do tempo no local de destino.

Quem vai fazer uma viagem Internacional precisa levar na bagagem de mão algumas peças de roupa, principalmente se o local for mais frio.

Deixar para chegar ao local pode ser um grande erro, além de ser arriscado, caso a mala despachada extravie.

Outra coisa que você deve verificar é a quantidade de dias que vai passar fora, pois alguém que vai ficar 3 meses no exterior precisa levar muito mais coisas do que alguém que vai ficar apenas 10 dias.

Assim como uma empresa de mudança organiza a quantidade de caixas e profissionais antecipadamente, considerando a distância entre os imóveis e a quantidade de coisas, sua mala precisa da mesma atenção.

Não deixe para comprar roupas em cidades turísticas porque elas são muito mais caras e essa aquisição pode simplesmente estragar o que havia planejado anteriormente.

Se você souber a quantidade de dias que vai passar fora, saberá escolher o tamanho ideal da mala para levar tudo o que precisa.

Mas, antes de se empolgar e comprar um baú, veja qual é o limite máximo permitido para as bagagens, tendo em vista que as companhias aéreas determinam medidas exatas.

Quem está indo viajar a trabalho e precisa levar um display digital para loja, deve colocá-lo dentro de uma mala de despacho que respeite o tamanho permitido pela companhia aérea.

Geralmente, a bagagem de mão deve ter 55 cm de altura, 35 cm de largura e 25 cm de comprimento, tendo peso máximo de 10 kg. A mala para despacho deve ter 80 cm de altura, 50 cm de largura e 28 cm de comprimento, com peso máximo de 23 kg.

O viajante também pode carregar consigo uma bagagem adicional, como mochila, bolsa, bolsa para bebê, mochila de notebook, entre outros.

Por fim, verifique o tipo de roupa que você precisa levar para o local, tendo em vista que destinos muito frios exigem roupas maiores e mais pesadas, o que pode acabar ocupando muito espaço dentro da mala.

Dicas para otimizar tempo e espaço ao se organizar

Utilizar tempo e espaço ao organizar a mala é sempre uma grande vantagem, com isso, além de não perder muito tempo com essa tarefa.

O turista vai levar tudo o que precisa para o destino, incluindo peças para participar de acontecimentos em tenda fechada para eventos. Algumas dicas para arrumar as malas são:

1.    Planejar-se

Por incrível que pareça, muitas pessoas começam a fazer as malas sem pensar muito sobre o assunto. Não consideram o tipo de viagem que vão fazer, a previsão do tempo, se vão comparecer a um evento formal, se vai chover e quanto tempo vão ficar longe.

Essa falta de visão sobre a viagem dificulta até mesmo na hora de escolher o sapato que vai levar, o tipo de roupa que precisa colocar na mala e assim por diante.

O ideal é saber qual é o cronograma durante a estadia para escolher peças adequadas, portanto, verifique qual é o cronograma passado pela agência ou que você mesmo organizou para saber as roupas e outros itens que devem levar.

2.    Preferir peças fáceis

Cores neutras e tecidos que não amassam são as melhores opções para levar na mala de viagens. 

Assim como é importante levar repelente para se hospedar em um imóvel que não tem tela de proteção contra insetos, roupas fáceis são prioridade.

Se a pessoa tem um vestido ou camisa que gosta muito mas que vai chegar todo amassado, o ideal é substituí-los por uma peça nova e exclusiva para o local, feita com tecido que não amasse.

Não se importe em repetir a roupa durante a viagem, pois é muito melhor do que ultrapassar o peso permitido pela companhia aérea e ter de pagar por isso.

3.    Enrolar as peças

A melhor maneira de organizar uma mala é enrolar todas as peças, com exceção daquelas que são muito volumosas ou que não podem amassar, como no caso de casacos, paletós e camisas sociais.

Quem está indo viajar a trabalho para uma empresa de consumível para tampografia e precisa usar uniforme, procure não enrolar a roupa.

Mas, se a viagem é a passeio, não tenha medo de enrolar as peças, principalmente calça jeans, camisetas, bermudas, peças de malha em geral e assim por diante.

4.    Escolher apenas o necessário

Não é necessário levar meio litro de shampoo se o visitante vai passar apenas uma semana fora. Se não quiser abrir mão de algum item de higiene que usa no dia a dia, prefira as versões compactas ou utilize frascos menores.

Muitas farmácias no Brasil vendem kits de viagem prontos e que são aceitos em muitos lugares do mundo. Quem viaja muito, como no caso de um profissional de palestra SIPAT, deve deixar uma necesáire sempre pronta.

Considerações finais

Sendo assim, organizar a mala pode ser um desafio, mas ao mesmo tempo, é uma delícia, afinal, você está se preparando para aquela viagem de férias tão aguardada.

Com um pouco de organização e bom senso, é possível levar todos os itens necessários para a estadia, sem exagerar ou se esquecer de alguma coisa.

Faça uma lista de tudo o que precisa e siga as dicas deste conteúdo para que a sua mala de viagem seja sua aliada durante todo o período.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

CNPJ: 15.063.424/0001-72
Endereço: 11ª av n 1409 qd 41 a Setor leste universitário Goiânia
Grupo marketing de negócios