As redes sociais fazem parte das estratégias de marketing das empresas há muito tempo. Foram criadas com o intuito de promover a interação entre os usuários, mas logo as organizações perceberam o potencial dessas plataformas como ferramenta.
É comum que algumas pessoas confundam esses sites com as mídias sociais, mas estas segundas nada mais são do que uma forma de criar as plataformas conhecidas como redes sociais, principalmente dentro da web.
Chega a ser estranho não encontrar uma marca presente em, pelo menos, uma rede social. Hoje em dia, elas se tornaram canais básicos para o relacionamento com o cliente e a divulgação de produtos e serviços.
Quando uma empresa não está presente nesses canais, chegam até mesmo a despertar a desconfiança por parte dos usuários.
Tanto é que muitos consumidores procuram as marcas nas redes sociais para saber a opinião de outras pessoas e para conhecê-las um pouco mais. Mas não basta apenas criar um perfil para o negócio, é necessário saber administrar essas plataformas.
Neste artigo, vamos explicar o conceito de redes sociais, mostrar por que vale a pena investir nelas e dar algumas dicas de gestão nessas plataformas.
O que são as redes sociais?
As redes sociais nada mais são do que sites e aplicativos, criados para promover o relacionamento profissional e pessoal dos usuários, permitindo que eles compartilhem informações em seus perfis. Dentre as principais plataformas estão:
- Facebook;
- Instagram;
- Twitter;
- LinkedIn.
Existem várias outras plataformas, mas, sem dúvidas, essas são as que mais se destacam. Aliás, o conceito de rede social é muito mais antigo, sendo um termo utilizado para analisar interações entre as pessoas, desde o século 19.
Um fabricante de tenda de lona para eventos pode usar esses sites para divulgar o seu produto e se aproximar das pessoas, mas os usuários podem defender uma opinião, participar de discussões, dentre outras possibilidades.
Mas essas plataformas precisaram reforçar a segurança em relação à privacidade dos usuários, devido às constantes discussões a respeito do assunto.
São plataformas também usadas para convocar manifestações públicas e protestos, além de melhorarem o relacionamento entre empresas e clientes. Dentro do universo do marketing digital, é um importante canal para veicular anúncios e conteúdos.
Por que uma empresa deve usar as redes sociais?
O mundo está cada vez mais conectado e a jornada de compra do consumidor mudou muito. Hoje em dia, os indivíduos são impactados por propagandas e conteúdos chamativos nas redes sociais e que despertam o desejo de compra.
Materiais de qualidade, informativos e relevantes ajudam a estabelecer uma boa comunicação nessas plataformas e incentivam o consumidor a se decidir entre diferentes marcas.
Entretanto, o contato nas redes sociais por parte de um fabricante de persiana automática rolo tela solar deve ser interativo e ser feito de maneira a conquistar audiência. Algumas vantagens de investir nessas plataformas são:
Aumenta o tráfego do site
Melhorar o tráfego do site institucional é fundamental para o sucesso das estratégias de marketing digital, mas é ainda mais relevante para as plataformas de e-commerce, uma vez que elas vendem seus produtos nesse canal.
O site reúne boa parte das informações necessárias para que o cliente se interesse pelos produtos e serviços, e as redes sociais ajudam a aumentar o tráfego no canal institucional.
Ao compartilhar uma publicação nas redes, os usuários podem clicar no link e ser redirecionados para o site onde vão consumir o conteúdo e realizar outras atividades esperadas pela empresa.
Algo que todo negócio quer e precisa é aumentar o tráfego de seu site para que possa gerar mais leads e com isso boas oportunidades de vendas.
Fideliza os clientes
Investir nas redes sociais é uma forma de fidelizar os clientes porque, se a marca possui perfis interessantes, consegue reter seu público por mais tempo e desperta o interesse dos consumidores, em relação aos produtos e serviços.
Sem falar no fato de que, para um fabricante de catraca eletrônica, é uma forma de disponibilizar um canal para os consumidores entrarem em contato direto com a corporação.
Ao promover essa possibilidade de contato direto, o usuário passa a utilizar as redes sociais para fazer sugestões e tirar dúvidas sobre os produtos e serviços, pois aproxima ainda mais a organização de sua audiência.
Melhora o relacionamento
Uma das funções mais importantes das redes sociais é fazer com que o relacionamento entre os usuários melhore, e isso inclui as empresas.
Quando o gestor cria um perfil para a corporação em qualquer uma das redes sociais, deve compartilhar materiais de qualidade, que mostre de que maneira a companhia trabalha, as soluções que oferece, além de facilitar a interação com os clientes.
No Instagram e no Facebook, uma empresa de reforma pode interagir com as pessoas por meio dos comentários, perguntas enviadas pelos stories, dentre outras formas de interação que criam engajamento com a audiência.
Ao longo do tempo, os indivíduos vão sentir mais vontade de interagir com a corporação, o que também ajuda a divulgar ainda mais o negócio.
Constrói autoridade
Ao publicar conteúdos com informações de qualidade, a autoridade do negócio no segmento em que ele trabalha aumenta muito.
O público percebe que a empresa conhece o assunto e quer buscar mais informações nos canais usados pela marca. Quando as pessoas precisam resolver algum problema, rapidamente vão se lembrar da empresa e entrar em contato com ela.
Justamente por isso investir em marketing de conteúdo dentro das redes sociais é tão importante. Mas para que a estratégia funcione, primeiro é necessário criar um blog onde os conteúdos serão originalmente publicados.
Depois disso, uma empresa de construção de casas pode compartilhar esses materiais no Facebook. Também é muito importante ter um canal no YouTube para publicar os vídeos que serão compartilhados em outras plataformas.
A marca pode fazer publicações em artes gráficas com textos, além de criar stories no Instagram para aumentar ainda mais a curiosidade do usuário.
Fácil de mensurar
Outra grande vantagem das redes sociais é o fato de que é muito fácil mensurar os resultados das estratégias dentro delas.
Inclusive, trabalhar com essas plataformas é uma maneira de garantir a eficiência das estratégias, uma vez que é muito fácil mensurar os números que mostram o desempenho de uma campanha.
Se você criar um anúncio no Facebook, desde o início pode acompanhá-lo para saber como está seu desempenho ou se é necessário fazer alguma modificação.
Como cuidar das redes sociais?
Para aproveitar todas as vantagens dessas plataformas, uma empresa de gestão de frota precisa colocar algumas estratégias em prática. São elas:
1. Definir um cronograma de postagem
Não existe um horário exclusivo para fazer publicações que realmente tragam os resultados esperados. Isso porque o público varia de acordo com as características do negócio.
Se a organização está seguindo horários recomendados, ao deixar de monitorá-los, perde muitas oportunidades.
Para facilitar a elaboração do cronograma, uma dica é testar as publicações em horários diferentes, de modo a identificar os dias e horários que geram mais engajamento.
2. Estar sempre presente
Usar as hashtags e o @ regularmente, faz com que mais pessoas visualizem o conteúdo. Não usar esses elementos pode trazer problemas em relação ao engajamento e para o fluxo de tráfego.
Se uma clínica de fisioterapia coluna estiver criando uma hashtag para sua marca, precisa criar algo que seja fácil de soletrar. Também deve ser uma criação que fique proeminente no banner de um evento, que chame a atenção e fique na memória das pessoas.
3. Interagir com o público
Os consumidores não se envolvem espontaneamente com a marca, na verdade, é necessário que exista motivação.
Se a companhia deseja que os clientes se engajem com ela, deve iniciar as conversas o quanto antes, pois isso ajuda a interagir e a fazer networking.
Durante esse trabalho, o negócio pode descobrir excelentes oportunidades de parcerias que vão ajudar a aumentar a visibilidade da marca.
4. Responder perguntas
Cada vez mais clientes de um fabricante de ozonizador piscina procuram estas ferramentas para obter informações e se comunicar com a marca.
Nesse contexto, os negócios precisam responder perguntas para esclarecer todas as dúvidas dos consumidores, além de eliminar bloqueios e quebrar objeções.
A organização só terá uma comunidade realmente engajada se responder suas perguntas e se mostrar disponível para as necessidades das pessoas.
Considerações finais
As redes sociais são excelentes plataformas para qualquer empresa que queira se manter perto de seu público, acompanhar as tendências de marketing digital e crescer.
Existem muitas redes e seu negócio não precisa estar em todas elas, na verdade, deve estar apenas onde seus clientes estão.
Conhecer o público é a melhor forma de saber onde criar os perfis e a partir disso gerenciar esses canais para obter todos os benefícios que são capazes de trazer.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.