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Saúde do Idoso: 5 cuidados que eles precisam ter

Cuidar da saúde do idoso é muito importante, principalmente, pelo fato de que a medicina evoluiu muito e existem vários cuidados que aumentam a longevidade.

Os idosos de hoje em dia são muito diferentes dos idosos de antigamente. Eles praticam exercícios físicos, estão dispostos a aprender novas habilidades e cada vez mais ativos na sociedade.

A população brasileira está envelhecendo de maneira rápida e intensa, tanto é que de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) a população de idosos no Brasil corresponde a 14% do total.

A expectativa de vida aumentou muito, sendo uma média de 79 anos para as mulheres e 72 anos para os homens, o que indica melhorias nas condições de vida.

Mas, ao mesmo tempo que esta é uma boa notícia, também traz muitos desafios, tendo em vista que as pessoas da terceira idade precisam de bem-estar e independência, sem abrir mão dos cuidados necessários com a saúde.

Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar os principais cuidados para ter com idosos, mostrar como ficar mais atento a eles e qual é a importância dos exercícios físicos na terceira idade.

Principais cuidados com pessoas idosas

Embora a expectativa de vida tenha aumentado muito, ainda vemos muitas pessoas idosas com doenças e disfunções orgânicas, que provocam limitações e restrições em sua participação social. Para lidar com isso, alguns cuidados importantes são:

1.    Visitar o médico regularmente

O acompanhamento médico especializado e feito regularmente é muito importante para prevenir doenças e disfunções, além de tratar situações já diagnosticadas.

Após os 60 anos, o corpo humano passa por muitas mudanças e é muito importante ajudar o idoso a compreendê-las para que ele possa se adequar às necessidades que vão surgir.

Uma sala planejada apartamento é uma forma de trazer mais segurança para o idoso no dia a dia, mas também é fundamental que a família e o médico estejam preparados para esse novo quadro e cuidar da saúde do idoso.

2.    Fazer atividades físicas

Os exercícios físicos são fundamentais para aumentar a disposição no dia a dia, além de prevenir doenças e ser uma maneira de socializar.

Existem várias modalidades de exercícios e o idoso pode escolher aquela que seja mais adequada à sua saúde, lembrando que é fundamental o acompanhamento médico. 

Dentre as opções mais procuradas estão:

  • Natação;
  • Hidroginástica;
  • Pilates;
  • Musculação.

A prática de esportes também é muito benéfica, assim como outros tipos de atividades físicas, como dança. Todos eles colocam o corpo em movimento e ajudam a manter a saúde do idoso.

3.    Família sempre presente

Construir uma piscina elevada de alvenaria para a prática de natação ajuda a cuidar melhor da saúde de pessoas idosas, mas nada substitui a presença da família.

Independentemente da idade, o ser humano é um ser sociável, mas depois dos 60 anos, a presença de pessoas queridas e especiais é muito importante, principalmente porque alguns idosos se sentem indispostos e tendem a se isolar.

A família é fundamental porque é o porto seguro dessas pessoas, assim como amigos, vizinhos, conhecidos, equipe médica, entre outros que fazem parte do convívio social.

4.    Adaptar a casa

Nosso lar precisa ser local de aconchego e segurança, mas é muito comum que acidentes domésticos aconteçam com os idosos. Com o passar do tempo, a residência precisa de algumas adaptações.

Por exemplo, é necessário instalar barras de apoio nos banheiros, tapetes antiderrapantes em escadas e outros espaços, apoios próximo à cama, boa iluminação, remover objetos pontiagudos e abrir a passagem entre os móveis.

Quem vive com pessoas idosas também precisa deixar objetos usados no cotidiano bem próximos, de preferência em locais baixos e de maneira organizada.

5.    Alimentação balanceada

Uma boa alimentação é fundamental a vida toda, pois ajuda a prevenir doenças e melhora a disposição. Para os idosos, esse cuidado é ainda mais necessário, pois o corpo muda seu ritmo e os órgãos já não funcionam na mesma velocidade.

O preparo da casa, por meio de materiais seguros, como box blindex de abrir, colaboram com a segurança da pessoa idosa, mas quando se trata de alimentação, é fundamental que ela seja balanceada e com poucas calorias.

O idoso precisa consumir frutas, legumes, ovos, grãos, cereais, verduras e proteínas todos os dias, além de evitar alimentos processados e gordurosos.

Como ficar atento aos cuidados com o idoso

Além dos cuidados que mencionamos anteriormente, é fundamental se atentar a outras questões, dentre elas a higiene corporal.

A higiene é fundamental para a dignidade da pessoa idosa, além de trazer conforto e bem-estar. O banho precisa ser diário, podendo ser no chuveiro, cama ou banheiro, além de ser um momento de relaxamento.

Pessoas que utilizam fralda geriátrica GG geralmente são mais debilitadas e precisam da cadeira higiênica para garantir sua segurança na hora do banho, além de trazer mais autonomia.

Outro cuidado muito importante é com a pele, que costuma ser mais ressecada do que a de uma pessoa mais jovem, por isso, precisa de alguns cuidados especiais.

Procure hidratar a pele do idoso de maneira apropriada, por meio de produtos de qualidade e hipoalergênicos. Da mesma forma, mantenha as roupas de cama, roupas íntimas, peças usadas no dia a dia e toalhas sempre limpas.

Quanto aos calçados, verifique se eles estão causando ferimentos, pois na terceira idade eles são um pouco mais difíceis de cicatrizar.

Além disso, o ideal é utilizar roupas confortáveis e feitas com tecidos naturais para evitar o desconforto da fricção.

Por fim, garanta a qualidade do sono do idoso, preferencialmente utilizando proteções na cama, que podem ser encontradas em empresas que vendem esse tipo de produto, assim como grade de aço para cerca.

O sono pode ser um momento muito delicado na terceira idade porque é muito comum que os indivíduos sintam insônia ou muita sonolência. Se a noite de sono não for reparadora, a pessoa idosa vai se sentir indisposta o dia todo.

O ideal é relaxar antes de ir para a cama, e assim como qualquer outra pessoa, o idoso deve desligar equipamentos eletrônicos, diminuir a intensidade da luz e criar momentos de relaxamento com música suave.

Se a pessoa apresentar muitas dificuldades para dormir, o ideal é procurar um médico para verificar as causas, pois na terceira idade também é comum desenvolver apneia do sono.

Importância do exercício físico na terceira idade

Envelhecer é algo natural e faz parte do ciclo de vida, mas pode provocar a regressão das capacidades físicas, traz muitas transformações morfológicas e fisiológicas, além de impactar o psicológico.

Uma loja de pisos antigos fornece o tipo de revestimento necessário para a segurança e o conforto do idoso no dia a dia, mas é importante que ele se mantenha ativo, visto que na terceira idade ocorre perda de força muscular.

Consequentemente, há a diminuição de densidade óssea, aumento de gordura corporal, diminuição vital dos pulmões, aumento da pressão arterial, entre outras situações.

Esses quadros desequilibram o organismo e enfraquecem o idoso, gerando impactos negativos em sua expectativa de vida.

Entretanto, a prática de atividades físicas faz toda a diferença, pois traz mais qualidade de vida e autonomia para quem já está na terceira idade.

Outras atividades que evitam o sedentarismo, como plantar sementes de capim mombaça, e até tarefas domésticas colaboram com a longevidade e reduzem os riscos de mortalidade.

As diversas modalidades físicas que os idosos podem praticar também ajudam a prevenir doenças crônicas cardiovasculares, previne quedas e trazem mais autonomia para o cotidiano.

Dentre os principais benefícios físicos estão a melhora do equilíbrio, melhora da velocidade no andar, aumento da densidade óssea, autonomia nas tarefas do cotidiano, controle de peso e redução da gordura corporal.

Quanto aos benefícios fisiológicos, os exercícios físicos ajudam a controlar a tensão arterial, controlam o diabetes, diminuem o colesterol ruim, aumentam o colesterol bom e diminuem os riscos de demência.

Também existem os benefícios psicossociais, após as atividades físicas aumentam a autoestima e o estado de humor, diminuem a depressão, estresse ansiedade, controlam a dependência química e diminuem o consumo de remédios.

O idoso que pratica atividade física e dorme em um ambiente climatizado, por meio de um plano de manutenção preventiva ar condicionado, também consegue dormir melhor e ter uma boa convivência em sociedade.

Considerações finais

Portanto, a terceira idade se transformou na melhor fase da vida e para aproveitá-la, é fundamental cuidar da saúde do idoso e investir em maneiras de promover sua independência e autonomia.

Neste artigo, você conheceu algumas formas de garantir boa saúde e bem-estar para as pessoas idosas e que vão permitir que elas aproveitem ao máximo a longevidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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