Blog

Quatro estações em Foz do Iguaçu: o que saber antes de fazer as malas

Cataratas podem ser visitadas em qualquer época, mas a paisagem muda. Entenda os prós e contras de cada estação antes de programar suas férias

As Cataratas do Iguaçu são formadas por um conjunto de mais de 275 quedas d’água, numa paisagem impressionante que, não por acaso, é considerada Patrimônio Natural da Humanidade. Planejar uma viagem para conhecer Foz do Iguaçu é o melhor jeito de conhecer essa maravilha a partir do Brasil.

É nesta cidade do estado do Paraná, na divisa com Argentina e Paraguai, que fica a entrada para a unidade de conservação que forma o Parque Nacional do Iguaçu, onde é possível visitar as Cataratas. Mas, como o local recebe turistas de todo o mundo, tem muitas outras atrações. Listamos cinco das mais legais:

  • Visita guiada à Usina Hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo;
  • Parque das Aves, que têm animais de mais de 140 espécies;
  • Marco das Três Fronteiras, na divisa entre os três países;
  • Complexo Dreamland, que tem um museu de cera, bar de gelo, Vale dos Dinossauros e réplicas de pontos turísticos famosos do mundo;
  • Templo Budista Chen Tien, que tem uma vista privilegiada da cidade.

Foz do Iguaçu pode ser visitada em qualquer época do ano, mas cada estação tem suas peculiaridades e elas influenciam nos passeios. Qual a melhor? Depende. Mas vamos te dar mais detalhes para ajudar na decisão.

Verão (de 21 de dezembro a 21 de março)

O verão é um dos meses em que a cidade mais recebe visitantes porque coincide com as férias escolares, época em que muitas famílias viajam. Isso quer dizer que vários locais terão uma programação especial, sendo assim não vai faltar o que fazer. Mas, pelo mesmo motivo, também é o mês mais cheio.

Durante essa época, os dias podem ser muito quentes, chegando a 40ºC. Esse clima, porém, é favorável para os passeios na trilha do parque, com muita sombra e para os passeios refrescantes de barco, com direito a chegar pertinho e tomar um banho com as águas das Cataratas.

Outono (de 21 de março a 21 de junho)

Nessa estação, não dá para prever muito o clima na cidade, pois pode fazer calor em alguns dias e frio em outros. Então, leve sempre um casaco e também roupas mais frescas na mala. 

Nessa época também pode chover, ou seja, leve uma capa de chuva para fazer os passeios ao ar livre. Mesmo assim, é uma boa visitar as Cataratas, que costumam estar cheias. A mata do Parque também fica especialmente verde e bonita nesses meses.

Inverno (de 21 de junho a 23 de setembro)

Durante o inverno, época das férias de julho, o clima na cidade é bastante ameno, com temperatura na casa dos 18ºC. Como dentro do parque é mais friozinho, é bom ir agasalhado. À noite, saia com um casaco e se programe para comer fondue e tomar vinho em algum dos bons restaurantes do local.

Por ser uma época com menos chuva, a vazão das Cataratas costuma estar mais baixa, mas isso também significa menos espuma e água mais cristalina. Além da vantagem de que você vai poder chegar mais perto das quedas.

Primavera (de 23 de setembro a 21 de dezembro)

A primavera é a estação das flores e, no Sul do Brasil, essa característica é bem marcante. Foz do Iguaçu é bastante arborizada e fica ainda mais bonita nessa época, com destaque para os ipês da Avenida Brasil, no centro da cidade. Isso sem falar nas trilhas dos parques.

Nessa época, o clima tende a ser ameno e com céu azul, ou seja, perfeito para as caminhadas e passeios ao ar livre. Há pessoas que dizem que essa é a melhor época para visitar as Cataratas porque as chuvas regulares na bacia do rio Iguaçu nos meses anteriores garantem uma boa vazão de água e os dias costumam ser lindos.

Todos os direitos reservados a viva sapato