inteligência
Sem categoria

Inteligência Artificial: saiba como utilizá-la a favor do seu negócio!

Inteligência artificial é uma tecnologia muito comentada ultimamente e que pode trazer muitos benefícios para o cenário corporativo do mundo todo. Isso acontece porque qualquer tipo de empresa, grande ou pequena, pode utilizá-la.

inteligência

Anos atrás, seu uso era um diferencial, mas hoje em dia, é imprescindível para que o negócio consiga sobreviver aos concorrentes. Ela está presente no dia a dia de muitas formas, como no caso do reconhecimento facial em aplicativos, que muitas pessoas usam.

Além disso, as organizações podem utilizar a inteligência artificial e em seu atendimento ao cliente para que as pessoas esclareçam dúvidas sobre produtos e serviços.

Foi a transformação digital que impulsionou o uso de inteligência artificial nos negócios e incentivou a tecnologia em vários sentidos, principalmente porque ela é capaz de reduzir custos, aumentar a produtividade e otimizar processos.

Até mesmo as companhias mais tradicionais estão se reinventando e investindo em inteligência artificial para melhorar ainda mais a qualidade de seus processos. Mas para que ela se torne uma aliada, é necessário entender sobre o assunto.

Este artigo vai mostrar qual é o conceito de inteligência artificial, os benefícios que ela traz para os negócios e como utilizá-la a favor da empresa.

Inteligência artificial: o que é?

Inteligência artificial, também conhecida como IA, é uma tecnologia de computação que replica o pensamento humano, por meio de um software. Originalmente, foi desenvolvida para solucionar problemas, sem precisar do trabalho humano.

O recurso está além da automatização de tarefas simples, uma vez que repete tarefas e simula comportamento e pensamento humano.

Por meio dela, um fabricante de painel de propaganda consegue avaliar uma grande quantidade de dados, prever comportamentos e transformar informações quantitativas em informações qualitativas que melhoram ainda mais as tomadas de decisão.

Benefícios para as empresas

A inteligência artificial ajuda as organizações a criarem produtos e serviços personalizados, além de reduzir riscos e custos financeiros. O recurso consegue reduzir falhas por conta da manutenção preditiva, aumentando a eficiência operacional.

Também melhora a segurança, sendo capaz de processar dados instantaneamente e compreender melhor os consumidores. Outros benefícios trazidos por ela são:

  • Identificação de oportunidades;
  • Redução de custos;
  • Redução de prejuízos;
  • Aumento do faturamento;
  • Melhora a experiência do cliente;
  • Automação operacional.

Uma marca precisa saber qual tipo de anúncio vai encantar seu perfil de cliente, por qual razão ele deixaria de comprar com a empresa, se seu produto vai se esgotar, entre outras questões pertinentes.

Todas elas podem contar com a inteligência artificial para ter mais previsões sobre resultados futuros, tendo como base o histórico da organização.

É possível saber até mesmo se uma fachada luminoso para comércio vai ajudar a atrair pessoas para dentro do estabelecimento, considerando o perfil de cliente.

A inteligência artificial converte informações em conhecimento, além de contar com ferramentas que tornam as análises preditivas reais, facilitando a visualização de oportunidades, antes que elas aconteçam.

Um dos maiores benefícios desse recurso é obter ideias que podem ser colocadas em prática, por meio de dados não estruturados, o que afeta o custo ao fazer negócios.

Também reduz erros humanos em cadeias de produção, evitando prejuízos e elevando a eficiência e a capacidade produtiva.

Outro benefício é o aumento do faturamento, e é por isso que tantas organizações estão investindo em aplicações e serviços com a ajuda da IA.

Apenas no ano de 2020, cerca de 20% das organizações que participaram de um estudo afirmaram que cerca de 5% de seus lucros são atribuídos à introdução da tecnologia.

Elas conseguiram se diferenciar em seu mercado de atuação, atendendo melhor os clientes. É importante lembrar que as decisões de compra dependem de experiência personalizada, só que a personalização leva tempo, dinheiro e esforço.

Se uma empresa de instalação de sistema de câmeras residenciais quiser proporcionar isso aos seus clientes, deve mapear a jornada individual do consumidor, prever os melhores momentos de oferta e impulsionar as vendas.

A inteligência artificial ajuda a fazer tudo isso, e muitas organizações estão usando dados de compras e atividades anteriores para prever o que vai aumentar a satisfação das pessoas.

São dados que ajudam a agir no desenvolvimento dos produtos e serviços, além de melhorar o relacionamento e a comunicação com os stakeholders.

Por fim, a inteligência artificial consegue operar de maneira coordenada diferentes tecnologias que melhoram a automação da companhia. É possível controlar robôs em fábricas e até mesmo manter as temperaturas ideais com aquecimento inteligente.

Outra possibilidade é incrementar a automação robótica de processos, fazendo com que as máquinas trabalhem tarefas rotineiras e repetitivas, liberando os profissionais para tarefas superiores.

Como utilizar o recurso

As empresas podem usar a inteligência artificial de várias maneiras para melhorar seus processos internos e alcançar seus objetivos. Um fabricante de brindes para inauguração de loja, por exemplo, pode usar da seguinte forma:

Automação

Um dos maiores benefícios e usos da inteligência artificial é a automação de processos volumosos e repetitivos. Isso vai desde o processamento de dados de funcionários pelo RH até a automação da linha de produção.

A inteligência artificial pode ser usada para utilizar processos, melhora a produtividade e beneficia o desempenho da corporação.

Atendimento ao cliente

Diversas instituições e plataformas de vendas estão usando chatbots junto com inteligência artificial para atender os consumidores.

Uma rápida pesquisa na internet e é possível encontrar diversas organizações de todos os esportes que utilizam esse recurso para melhorar ainda mais o atendimento e a experiência das pessoas.

Saúde

A inteligência artificial é muito utilizada para combater diversos problemas de saúde, e em 2020, foi parte fundamental para o controle da pandemia.

Era usada para identificar focos de contaminação, gerenciar chamadas, auxiliar na resolução de dúvidas do público, identificar pessoas infectadas e combater notícias falsas.

Eventos

Uma empresa especializada em produção de evento pode usar a inteligência artificial de várias maneiras, por exemplo, por meio de câmeras com a tecnologia.

Isso ajuda a fazer o monitoramento, além de obter informações sobre a quantidade estimada de pessoas em certa área, de modo a evitar lotação, crianças que se perderam e até reconhecer quem entrou ou saiu do evento.

Ter previsibilidade

A maior dificuldade para os empreendedores é o fato de que o mercado é muito imprevisível e passa por mudanças constantemente. Mas ao utilizar um sistema inteligente que analisa dados em tempo real, fica mais fácil agir com previsibilidade.

Fazer análise preditiva ajuda as organizações a identificarem situações prováveis no mercado e oportunidades vantajosas, o que favorece a tomada de decisão.

O sistema ajuda a identificar padrões e prever o comportamento dos consumidores, permitindo que uma loja de consertar celular tenha dados concretos para desenvolver suas ações.

Interceptação de dados

A inteligência artificial aprofundou a capacidade de interpretação de dados e traz mais inteligência por meio de análises.

Mesmo que os concorrentes utilizem métodos semelhantes, a organização pode se beneficiar e identificar padrões e leitura de dados estratégicos que trazem ideias mais competitivas.

Aplicação de gestão

A inteligência artificial é muito utilizada na gestão porque é muito útil para identificar os colaboradores que desempenham suas tarefas com mais eficiência.

Utilizar esse tipo de ferramenta melhora as tomadas de decisão, visto que os gestores têm acesso a informações concretas e confiáveis sobre os processos que a organização tem à disposição.

Mecanismos de segurança

Um estúdio de ensaio pode usar a tecnologia como mecanismo de segurança contra ataques cibernéticos e em diversas situações do cotidiano.

Um dos usos mais comuns é no internet banking, sendo um serviço de inteligência artificial que trabalha junto com os servidores que hospedam os serviços e identificam tentativas de ataque com rapidez.

Também é capaz de analisar modalidades de ataques mais modernas e que foram bem-sucedidas, criando maneiras de neutralizá-las para evitar que ocorram novamente.

Vendas e marketing

Uma das maiores vantagens de utilizar inteligência artificial nas organizações é prestar bom atendimento ao cliente, visto que a comunicação pode ser personalizada, trazendo mais conforto e praticidade.

Uma empresa de pintura de garagem residencial pode usar o machine learning para que esse sistema trabalhe por conta, sem ser necessário um programador para a função.

A tecnologia atua com base nos dados que coletou, facilitando a adaptação do programa. Como resultado, as estratégias de marketing e vendas melhoram consideravelmente.

Considerações finais

A inteligência artificial é uma tecnologia que faz toda a diferença no dia a dia das organizações, independentemente de seu porte ou segmento de atuação.

Investir nesse recurso tecnológico é muito importante para otimizar os processos internos e permitir que os colaboradores mantenham sua atenção e dediquem suas habilidades às atividades mais complexas.

Contar com esse recurso já não é mais um diferencial de marca, visto que se transformou em uma necessidade para acompanhar as transformações do mercado e atender às exigências do consumidor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Todos os direitos reservados a viva sapato