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Como o uso de Inteligência Artificial pode ajudar a otimizar o processo de vendas online

Com a crescente digitalização dos negócios, o uso de Inteligência Artificial (IA) tem se mostrado cada vez mais importante para otimizar os processos de vendas online, seja em setores como os de Cabos elétricos, alimentícios e etc. 

Que tal investir em capacitação para seus colaboradores, ainda mais quando há tantas possibilidades atuais surgindo dia após dia, como o ChatGPT e seus ‘irmãos’. 

Com a usabilidade de algoritmos e análise de dados, a IA é uma aliada e tanto na captação de leads, na conclusão da venda e etc, tornando todo o processo mais eficiente e assertivo. Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente.

Sobre a inteligência artificial

A Inteligência Artificial (IA) é um campo de estudo e desenvolvimento de sistemas que possuem a capacidade de realizar tarefas que geralmente exigem inteligência humana, como reconhecimento de fala, visão computacional, processamento de linguagem natural, tomada de decisão e raciocínio.

A IA utiliza algoritmos, modelos matemáticos e técnicas de aprendizado de máquina para automatizar tarefas, aprender a partir de dados e realizar previsões com base em padrões encontrados nos dados. A IA pode ser aplicada em várias áreas, incluindo saúde, transporte, finanças, indústria e muitas outras.

Existem diferentes tipos de IA, incluindo a IA fraca (ou estreita), que é projetada para realizar tarefas específicas, como reconhecimento de voz ou detecção de fraude em transações financeiras. Por outro lado, a IA forte (ou geral) é projetada para ser capaz de realizar qualquer tarefa que um ser humano possa fazer.

Como o uso de Inteligência Artificial pode ajudar a otimizar o processo de vendas online

Uma das principais aplicações da IA no processo de vendas online é a análise de dados do cliente. Logo depois disso, o gestor terá em mãos o histórico de compras, as preferências de produtos e o comportamento de navegação, só para citar alguns.

O próximo passo é criar uma experiência de compra mais personalizada e atraente. Ou seja, a ferramenta pode ajudar a aumentar as taxas de conversão e reduzir o abandono de carrinho. Comparativamente, é tão imprescindível quanto um Misturador de argamassa para o setor de obras.

Outra aplicação importante é a automação de processos. Por meio de chatbots, por exemplo, é possível atender os clientes de forma rápida e eficiente, sem a necessidade de um atendimento humano. 

E não para por aí, já que será incrível quando atrelado à classificação de leads, já que identifica aqueles com maior potencial de conversão, direcionando os esforços de vendas para eles. Se antigamente esses dados eram esparsos e pouco efetivos, atualmente eles são fundamentais a curto, médio e longo prazo.

Outros benefícios trazidos pela Inteligência Artificial

Some tudo isso que já falamos ao poder de auxiliar na definição de preços. Tudo porque, a partir da análise de dados de mercado e comportamento do consumidor é possível moldar valores mais atrativos e competitivos, aumentando as chances de conversão de vendas.

Por fim, a IA pode ajudar na previsão de demanda, permitindo que as empresas se planejem melhor para atender a demanda do mercado e preveja quais serão os períodos de maior e menor demanda e ajustar a produção e estoque de acordo com essas previsões.

Desvantagens do uso da Inteligência Artificial

Embora a inteligência artificial (IA) traga inúmeras vantagens para os negócios, é importante destacar que também existem pontos negativos associados a essa tecnologia e você, como gestor, deve ficar atento. 

Nós listaremos três pontos, porém, certamente haverão outros. Desta forma, não há como negar que, assim como tudo que é novo, merece um cuidado todo especial para que, no futuro, tenhamos 100% da capacidade sendo trabalhada com ética e respeito.

  • Dependência de dados precisos: A IA é altamente dependente de dados precisos para funcionar corretamente. Em contrapartida, se os dados usados forem imprecisos, desatualizados ou incompletos, eles podem ser inadequados ou prejudiciais;
  • Possíveis tendências na tomada de decisões: A IA pode ser programada para tomar decisões baseadas em regras, padrões e experiências passadas. Isso pode levar a discriminação, especialmente quando as decisões são baseadas em dados históricos que refletem preconceitos. 

Por exemplo, se uma empresa treinar sua IA para selecionar candidatos a emprego com base em dados históricos de funcionários anteriores, a IA pode perpetuar os preconceitos que existem nessa organização.

  • Falta de empatia e criatividade: Os colaboradores de marketing podem, muito bem, trabalhar para chamar atenção de um novo modelo de Aquecedor a gás, por exemplo. 

E, ao mesmo tempo que a IA é altamente eficiente na execução de tarefas rotineiras, também pode ter dificuldades em lidar com situações que exigem empatia, criatividade e intuição humana (diferente do exemplo dado acima). 

Isso pode ser problemático em setores como atendimento ao cliente ou marketing, onde a interação humana é essencial para construir relacionamentos e criar soluções personalizadas para os clientes.

Depois de tudo isso dito, é eficar dizer que, assim como um Grupo Gerador De Energia, que é uma estratégia que precisa estar atrelada a outras para a boa distribuição de eletricidade, a Inteligência Artificial não deve substituir ninguém.

A capacidade humana em lidar com situações cotidianas é única, necessária e palpável. Portanto, fechar mais vendas online é o que queremos como resultado final, mas o caminho até lá é longo e lotado de variações. Fique atento!

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