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whatsapp business: Quais vantagens e as desvantagens ?

As vantagens e desvantagens do whatsapp business estão relacionadas à flexibilidade, portabilidade e às limitações de um dos aplicativos de mensagem mais usados.

Pense em como se trocava mensagens antes do WhatsApp. Mais ainda, definitivamente, seu celular não era o primeiro item para o qual você olhava quando acordava.

Podemos perceber, apenas com esses aspectos, com muita clareza que o WhatsApp tem lados positivos e negativos, como tantas outras ferramentas da era digital.

Esse aplicativo revolucionou os meios de comunicação em vários ambientes, incluindo nas empresas.

Mas muitas pessoas ainda se perguntam se ele realmente é próprio para a atuação corporativa. Para te ajudar a entender os prós e os contras do WhatsApp Business, preparamos o seguinte texto. Confira!

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é a versão comercial do aplicativo de mensagens. Basicamente, ocorre uma alteração no perfil da conta, sendo voltada para empresas, inclusive pequenas, como algumas empresas de esteira transportadora industrial, que desejam se comunicar mais de perto com o público.

Para isso, oferece recursos úteis para os negócios, como:

  • Análise de métricas;
  • Respostas rápidas;
  • Catálogos de produtos;
  • Separação de conversas em grupos.

Com ele, você pode dar suporte personalizado e automatizar a entrega de mensagens de forma segmentada utilizando listas de transmissão para isso.

As respostas rápidas também facilitam a comunicação com os clientes. Há, ainda, a vantagem de separar o perfil pessoal do profissional. Isso ajuda a criar uma presença corporativa oficial na plataforma.

Logo, entre as vantagens e desvantagens do whatsapp business, o aplicativo se revela uma ferramenta e tanto para gestores.

Conheça os recursos do WhatsApp Business

Com o WhatsApp Business, você pode se comunicar com seus clientes como se estivesse usando a versão tradicional do aplicativo.

No entanto, a versão profissional oferece recursos voltados para empresas para que possam prestar um serviço rápido e de qualidade.

Vamos dar uma olhada nos principais recursos oferecidos pelo WhatsApp Business, acompanhe.

  1. Catálogo de produtos

Os catálogos de produtos são uma forma de facilitar o compartilhamento de informações sobre os produtos e serviços oferecidos pelo preço de projeto elétrico por m2, por exemplo.

Com este recurso você pode salvar os detalhes de cada item, incluindo foto, descrição e preço, direto no WhatsApp Business. 

Os clientes podem acessar esses dados sempre que desejarem. Para fazer isso, basta inserir as informações do perfil para exibir os produtos que foram cadastrados pelo usuário.

Você também pode compartilhar dados de produtos individuais durante uma conversa com o cliente. Basta tocar no clipe, na parte inferior da tela, e selecionar “Catálogo”. Lá você seleciona um produto e o envia.

Esta é uma maneira conveniente de transmitir todas as informações de que um cliente precisa para tomar uma decisão de compra de uma Empilhadeira usada barata.

  1. Localização

Incluir informações de localização não apenas torna sua empresa mais profissional, mas também pode ajudar os clientes a localizá-la com mais facilidade.

Ao clicar no mapa disponibilizado no app, o usuário pode iniciar a navegação e ser guiado por GPS até o local sem precisar inserir o endereço.

É o tipo de detalhe que encanta os clientes e contribuem para que se tornem promotores da marca de escada metálica industrial.

  1. Ferramentas de mensagem

No processo de atendimento ao cliente, frases e explicações se repetem em alguns chats. O WhatsApp disponibiliza ferramentas para facilitar esse processo.

Por isso, com a versão Business, você pode criar mensagens de boas-vindas, mensagens de ausência temporária e respostas rápidas.

As mensagens de boas-vendas são saudações enviadas quando um cliente entra em contato com a empresa pela primeira vez ou mais de 14 dias após a última conversa.

As mensagens de ausência são úteis se você não puder responder por um determinado período de tempo.

Se um cliente novo entra em contato com o mecânico alinhamento fora do horário de expediente, por exemplo, esse tipo de mensagem inicia o atendimento.

As respostas rápidas são muito interessantes. Com elas, você pode definir atalhos para que a mensagem completa apareça sem ter que digitá-la completamente.

  1. Estatísticas

As métricas são uma das bases do marketing digital. É a partir delas que podemos entender se o trabalho está indo bem ou não.

Se as métricas não forem favoráveis, podemos elaborar ações para melhorar. Se forem boas, vale a pena avaliar por que e como manter a qualidade do serviço de painéis elétricos.

As estatísticas do WhatsApp são bastante simples e possibilitam tirar certas conclusões importantes. Com ela, você consegue saber se um cliente está lendo as mensagens, para citar um fator mais prático.

  1. Link curto

O link curto serve para os clientes iniciarem uma conversa com você sem precisar adicionar seu número de telefone aos contatos do celular.

Ao clicar nele, as pessoas vão para a tela de bate-papo do WhatsApp e são capazes de falar com a empresa de Limpeza de tubulação residencial instantaneamente.

O Instagram e o Facebook da sua empresa já podem ter alguns seguidores, mas é sempre positivo levar essas pessoas ao WhatsApp e construir um relacionamento mais próximo com elas a partir dali.

Com um link curto você pode fazer exatamente isso: nutrir adequadamente esses leads e, assim, aumentar as vendas.

Quais as vantagens e desvantagens do whatsapp business?

Como já adiantamos no início do texto, a versão empresarial do aplicativo de mensagens mais popular na atualidade tem pontos positivos e pontos negativos.

Os tópicos a seguir se referem às vantagens e desvantagens do whatsapp business, para que você possa ficar ciente de tudo o que envolve a plataforma e ter um melhor uso da ferramenta.

  1. Serviço rápido e conveniente

No início do ano de 2020, o WhatsApp ultrapassou incríveis 2 bilhões de usuários em todo o mundo. O número pode parecer intimidador, mas é fácil perceber que quase ninguém continua enviando mensagens de alguma outra maneira.

É por isso que conhecer os prós e os contras do WhatsApp para empresas pode ser um grande passo. A rapidez e praticidade do aplicativo são características únicas e difíceis de encontrar em outras ferramentas de mídia. 

Além disso, a própria quantidade de usuários torna o uso da ferramenta bastante vantajoso, alcançando um maior número de clientes.

Trocar mensagens instantâneas pela internet é muito mais rápido do que fazer uma ligação ou enviar um e-mail. O atendimento pelo WhatsApp facilita, assim, a interação entre o cliente e o atendente, aproximando os dois.

  1. Mobilidade

Sem dúvida, o home office é um dos grandes temas da atualidade. E a mobilidade na comunicação neste caso em específico é essencial.

Imagine ter que ligar para funcionários, clientes e gerentes da projeto hidraulico piscina sempre que precisar comunicar, perguntar ou discutir algo.

Trabalhar desse jeito já não é mais viável. Por isso, a mobilidade do WhatsApp Business se destaca.

  1. Limitação

A limitação do WhatsApp é que ele não foi projetado para atender a clientes. Portanto, o aplicativo carece de alguns recursos necessários. Uma chamada do WhatsApp não pode ser colocada em espera, por exemplo.

Além disso, se mais de uma pessoa decidir ligar ao mesmo tempo, você terá que ter números/canais diferentes para atendê-los. Logo, pode ser muito trabalhoso receber pedidos via WhatsApp.

Então, uma das maiores desvantagens do WhatsApp é que ele torna a escalabilidade muito complexa, podendo demandar uso de outras ferramentas.

Quanto mais interações você tiver, mais difícil será traçar estratégias para rastreá-las e gerenciar esses relacionamentos., principalmente quando os contatos não forem feitos por meio de mensagens nesse ambiente.

  1. Dificuldade de monitorar métricas

As métricas são um tópico onde os prós e contras do WhatsApp para os negócios ficam bem evidentes.

Afinal, embora o WhatsApp Business colete algumas métricas relacionadas ao atendimento, outros dados muito importantes, como índices de satisfação, não podem ser salvos.

Hoje, as empresas precisam dessas informações para tomar as decisões certas e fornecer o melhor serviço possível ao público.

Como a ferramenta não tem suporte para esses dados, é muito mais difícil determinar se essa é realmente a melhor opção para o negócio.

  1. Retenção de clientes

Outro ponto imperdível do WhatsApp Business é que o atendimento por meio do aplicativo pode ajudar sua empresa a reter mais clientes.

Isso porque, quando entregamos uma boa experiência e resolvemos os problemas com mais rapidez, o consumidor costuma recomendar a marca para amigos e familiares. Toda empresa gosta desse tipo de propaganda espontânea.

No entanto, para evitar dificuldades, o aplicativo não deve ser usado para enviar promoções ou outro material comercial sem o consentimento do cliente.

O ideal é que os clientes fiquem sabendo mais sobre o negócio à medida que o interesse deles aumenta.

Isso faz parte de uma jornada de compra bem estruturada e monitorada, elemento primordial da atuação das empresas, especialmente no ambiente digital.

Conclusão

Com suas vantagens e desvantagens, o WhatsApp Business é uma ferramenta que merece destaque.

As funcionalidades especiais, como o catálogo virtual e as métricas, são fatores importantes.

As limitações do aplicativo devem ser conhecidas para que você possa utilizá-lo com qualidade pensando nos objetivos e potencialidades da ferramenta, bem como tomar uma decisão mais acertada em seu uso.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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