O ar-condicionado é um equipamento que vem se tornando cada vez mais comum em residências, comércios e escritórios não só do Brasil, mas do mundo todo.
Ele é capaz de proporcionar conforto térmico em ambientes fechados, permitindo que as pessoas trabalhem, estudem ou simplesmente relaxem em espaços totalmente climatizados.
No entanto, assim como traz muitos benefícios, é importante lembrar que o ar-condicionado também pode trazer alguns malefícios tanto à saúde das pessoas quanto ao meio ambiente.
Por isso, se uma pessoa ou uma empresa que vende portão automático branco deseja adquirir um, deve conhecer os seus benefícios e os seus malefícios.
Além disso, deve-se saber quais os cuidados que deve tomar antes mesmo de adquirir um ar-condicionado para a residência ou para uma sala empresarial.
É preciso ter atenção com todos os detalhes de um ar-condicionado, a fim de evitar quaisquer problemas posteriores ou atuais.
Neste texto, serão discutidos alguns dos principais benefícios e malefícios do ar-condicionado, além de listadas algumas dicas e cuidados para quem deseja adquirir um equipamento deste tipo.
Benefícios do ar-condicionado
Adquirir um ar-condicionado, como já mencionado, está se tornando algo extremamente comum no mundo todo, ainda mais em grandes empresas que fabricam válvula de controle de fluxo unidirecional, por exemplo.
Esse aumento na procura do item acontece pelas várias vantagens que ele pode levar para um ambiente que utiliza o ar-condicionado, algumas das mais irritantes são:
- Conforto térmico;
- Melhora na qualidade do ar;
- Redução do barulho externo;
- Proteção contra doenças;
- Aumento da produtividade.
A seguir é possível conhecer e entender um pouco mais sobre cada uma dessas vantagens de ter um ar-condicionado listadas acima:
Conforto térmico
Um dos mais importantes e talvez o principal benefício deste aparelho é proporcionar conforto térmico em todos os tipos de ambientes fechados.
O equipamento é capaz de controlar a temperatura e a umidade do ar, mantendo um clima muito mais agradável para as pessoas que estão presentes no ambiente.
Melhora da qualidade do ar
O ar-condicionado também é capaz de melhorar muito a qualidade do ar em ambientes fechados, algo tão importante quanto o conforto térmico.
O equipamento é dotado de filtros que podem remover partículas de poeira, poluentes e outros microrganismos do ar, garantindo um ar mais limpo e saudável para os usuários de uma empresa de produtos de limpeza e impermeabilização de telhados, por exemplo.
Redução do barulho externo
Em ambientes urbanos, o barulho externo pode ser um incômodo muito grande para as pessoas que precisam trabalhar ou somente descansar.
O ar-condicionado pode ajudar a reduzir drasticamente o barulho externo, criando um ambiente mais tranquilo e silencioso para quem o está utilizando.
Proteção contra doenças
O ar-condicionado pode ajudar a proteger os usuários contra uma série de doenças que podem acabar sendo transmitidas pelo ar, como gripes e resfriados.
Isso acontece porque o equipamento é capaz de filtrar o ar, removendo microrganismos e partículas que possam causar doenças nas pessoas que estão no ambiente.
Aumento da produtividade
Em ambientes de trabalho como na empresa que vende caixa de hidrante inox com porta vidro, o ar-condicionado pode ajudar a aumentar de maneira significativa a produtividade dos funcionários.
Isso porque o conforto térmico proporcionado pelo equipamento permite que as pessoas se concentrem muito mais em suas tarefas e se sintam também muito mais confortáveis no ambiente de trabalho.
Malefícios do ar-condicionado
É comum que se imputem ao ar-condicionado muitas causas de problemas, as quais, nem sempre, dizem respeito àquilo que é real.
Assim como existem benefícios em se ter um ar-condicionado, também existem alguns malefícios que devem ser levados em consideração. Alguns dos principais malefícios do ar-condicionado são:
- Ressecamento das mucosas;
- Dor de cabeça;
- Irritação na pele;
- Problemas de respiração.
A seguir é possível conhecer e entender um pouco mais sobre cada uma dessas desvantagens de ter um ar-condicionado em casa ou na empresa malha de distribuição:
Ressecamento das mucosas
O ar-condicionado pode ressecar as mucosas do nariz, da garganta e dos olhos, causando irritação, coceira, sensação de desconforto e mais problemas relacionados.
Isso pode acabar facilitando muito a entrada de vírus e bactérias e aumentando ainda mais o risco das pessoas adquirirem doenças respiratórias.
Dor de cabeça
O ar-condicionado se usado em excesso, ou seja, por muito tempo, pode acabar causando uma grave dor de cabeça em algumas pessoas
Ainda mais se o equipamento não estiver regulado como deve estar ou, como já mencionado, se for usado por um grande período de tempo.
Irritação na pele
O ar-condicionado pode causar irritação na pele, especialmente em pessoas que já possuem pele um pouco mais sensível.
Isso pode acabar acontecendo graças ao ressecamento da pele causado pelo ar frio e seco que é produzido pelo ar-condicionado.
Problemas de respiração
Por fim, o ar-condicionado usado em excesso pode acabar causando uma série de problemas respiratórios como asma e bronquite.
Isso pode acontecer principalmente com pessoas que já possuem predisposição para a manifestação dessas e demais doenças relacionadas.
Isso ocorre devido à presença de microrganismos e outros alérgenos que podem ser transportados pelo ar e que podem ser inalados pelos usuários.
Cuidados ao adquirir um ar-condicionado
Antes de adquirir um ar-condicionado, é importante levar em consideração uma série de cuidados que são extremamente importantes.
Esses cuidados podem ser o que vai garantir que o equipamento seja adequado às necessidades do ambiente e também dos usuários.
A seguir, é possível conhecer algumas dicas para quem deseja adquirir um ar-condicionado, seja em casa ou na empresa que vende equipamentos para pintura residencial interna:
- Escolher o modelo adequado
Existe uma infinidade de modelos de ar-condicionado hoje em dia no mercado, cada um com suas características únicas e vantagens.
Por isso, é muito importante escolher um modelo que seja adequado às necessidades do ambiente, levando em consideração alguns fatores necessários.
Dentre esses fatores estão a área do ambiente, a quantidade de pessoas que vão utilizá-lo e até mesmo qual a finalidade de uso do espaço em que ele ficará.
- Verificar a potência e a marca
Ao adquirir um ar-condicionado, é importante verificar alguns pontos que vão desde a potência até a marca do equipamento que vai comprar.
A potência deve ser compatível com o tamanho do ambiente em que ele ficará e também com a quantidade de pessoas que vão utilizá-lo estando nesse ambiente.
Já a marca do aparelho deve vir de uma empresa de alta confiança e oferecer garantias tanto de qualidade quanto de segurança.
- Fazer a instalação correta
A instalação do ar-condicionado deve ser feita por profissionais qualificados, para garantir que o equipamento esteja instalado da maneira mais segura e eficiente na empresa que faz projeto arquitetônico loja de roupas.
É importante seguir as recomendações do fabricante em relação à distância entre o aparelho e as paredes, a altura em relação ao chão e até mesmo a inclinação do equipamento.
- Limpar e realizar a manutenção periodicamente
Para garantir um bom funcionamento do ar-condicionado e evitar problemas de saúde, é importante fazer a limpeza e a manutenção do equipamento de maneira regular, ou seja, algumas vezes no ano.
O indicado é limpar os filtros do aparelho pelo menos uma vez por mês, além de fazer a verificação periodicamente na parte externa do equipamento e também dos dutos de ventilação.
- Usar o ar-condicionado com moderação
Mesmo que o ar-condicionado seja um equipamento extremamente útil no dia a dia de muitas pessoas, é importante usá-lo com o máximo de moderação possível.
O uso excessivo pode aumentar o consumo de energia elétrica, além de causar problemas de saúde como os já mencionados acima que são, o ressecamento das mucosas, dor de cabeça, irritação nos olhos e na pele.
Considerações finais
O ar-condicionado é um equipamento extremamente útil para proporcionar um maior conforto térmico em ambientes fechados.
No entanto, é importante lembrar que o equipamento também pode trazer alguns malefícios à saúde das pessoas e ao meio ambiente.
Para evitar problemas, é importante seguir algumas dicas e cuidados para usá-lo sem prejudicar a saúde das pessoas em empresas que fazem panfletagem, por exemplo, e o meio ambiente.
Antes de optar pelo ar-condicionado, é preciso avaliar se ele é realmente necessário e se existem outras formas de garantir o conforto térmico.
Por fim, é importante destacar que o ar-condicionado é apenas um dos diversos equipamentos que podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida em ambientes fechados.
É necessário adotar uma abordagem holística e integrada, que considere aspectos como a ventilação, a iluminação, a umidade e a acústica, a fim de criar ambientes mais saudáveis, produtivos e confortáveis para os usuários.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.