Revestimento não é recomendado para áreas externas, mas combina com o décor e dá charme para quartos, salas e escritórios
Para dar uma cara nova aos ambientes da casa, você pode investir em tintas, azulejos e até no papel para revestir paredes. A última sugestão é prática, pela facilidade de mudança caso você enjoe do estilo.
Ainda assim, vale comentar que existem muitos tipos de papel de parede. Alguns mais chamativos e outros bastante discretos. Você quer trazer o estilo para seu lar? Confira as dicas de aplicação e saiba como combinar com o restante do décor.
Como funciona a aplicação
A aplicação não tem muito segredo, mas o primeiro passo é limpar bem a parede. Além disso, é preciso cuidar para não existirem furos, desníveis, rachaduras ou manchas de mofo, pois prejudicam a fixação do item.
Existem dois modelos no mercado, o que precisa de cola e o autocolante. A primeira opção exige mais atenção na hora de colar, pois você aplica a cola na parede e depois encaixa o revestimento.
Para quem não tem muita experiência, vale investir no autocolante. Como já vem com cola própria, basta aplicar diretamente na parede, apenas cuidando para não dobrar ou fazer bolhas de ar.
Como combinar com a decoração
Diferente da tinta, o papel de parede nem sempre será neutro. Ele terá algum detalhe ou cor mais vívida, assim, vale pensar em como combinar com o restante do décor do cômodo. As dicas envolvem:
Veja o que deseja transmitir no ambiente
Qual imagem o cômodo passa? É um local mais romântico, sério ou animado? Defina essa questão antes mesmo de comprar o papel de parede. Com isso em mente, vá atrás do que combina.
Por exemplo, um ambiente romântico merece revestimentos com flores, agora se for mais sério, tons como cinza e bege são bem-vindos. Por último, se quiser apostar em algo futurista, aposte no papel de parede com figuras geométricas e um toque metalizado.
Aposte nos contrastes
Para criar contraste você vai investir em dois tipos de papel de parede. É mais fácil aplicar um único modelo no cômodo todo? Sem dúvida, mas a chance de algo dar errado e fugir da décor é alta.
Siga a ideia de trazer uma parede com papel liso e em outra o estampado, também é válido variar um pouco a textura e o resultado promete ficar encantador.
Misture papel de parede com pintura
A regra é muito parecida com a do contraste, a diferença é que, no lugar de papéis de parede diferentes, você vai misturar o material com a pintura. Escolha cores que combinam e opte pelo efeito.
Um truque que funciona muito bem e cria um ambiente harmônico é pintar todas as paredes e em uma delas aplicar o papel de parede. Atrás da cama, por exemplo, a ideia fica incrível.
Combine as cores
Use tonalidades semelhantes de papel de parede para fazer uma boa combinação de cores. Outra dica é prestar atenção no restante dos itens presentes no ambiente. Assim, se você tem móveis e objetos mais neutros, traga cores no revestimento.
Agora, se já há bastante cor pelo cômodo, o ideal é investir nos papéis de parede mais neutros, com tons como cinza ou preto e detalhes básicos, como as listras.
Onde pode colocar
Papéis de parede não combinam com áreas externas ou muito úmidas. Assim, não é indicado colocá-los na área da piscina, no jardim, na cozinha ou no banheiro. A presença da umidade pode danificar o produto.
Se você gosta do revestimento, aproveite para trazê-lo para salas de estar ou jantar, quartos e escritórios. Só não se esqueça de, antes de aplicar, verificar o estado das paredes e cuidar da presença de sujeira, mofo ou infiltração.