Uma empresa deve investir em marketing digital, que é uma das melhores estratégias para crescer os negócios de forma rápida e eficaz hoje em dia.
Sabe-se que não há técnicas tão fortes, hoje, que se comparam às do marketing digital, que, por sua vez, é constituído por um grupo de estratégias altamente frutíferas e impactantes.
Desde o surgimento do marketing digital, as empresas não deixaram de usar ele, visto que, hoje, é uma das melhores formas de crescer um negócio. Hoje, o digital está presente na vida de todas as pessoas, e a grande maioria das pessoas tem acesso a internet hoje.
Até empresas que trabalham com forro modular de gesso acartonado, por exemplo, conseguem ter resultados significativos com o marketing digital. Afinal, as estratégias de marketing digital servem para qualquer tipo de empresa que existe dentro do mercado.
Todo empreendedor deve ter conhecimento do marketing digital, seja para pôr em ação, seja, até mesmo, para contratar pessoas para fazer esse trabalho. Se não entende sobre redes sociais e estratégia digital, ele pode estar negligenciando muitas oportunidades.
Estar em posse de uma estratégia digital, hoje em dia, é essencial para a sobrevivência e o sucesso dos negócios. A maior parte dos clientes está no espaço virtual, e as empresas necessitam fortalecer muito a sua presença digital se desejam obter muito mais clientes.
Por isso, uma empresa que trabalha com a limpeza de bico automotivo deve investir em estratégias voltadas para o virtual, visto que as chances de alcançar mais consumidores é grande.
Sabe-se que o primeiro passo é fazer um planejamento de marketing digital que seja fundamentado nos desejos e nas dores dos clientes. Fazer algumas pesquisas de mercado e observar a maioria dos comentários e fazer algumas estimativas na internet é importante.
Isso consiste em desenvolver as personas, ou seja, personagens fictícios que vão representar o cliente ideal para que as ações sejam totalmente direcionadas e assertivas, verificar quais são os canais onde a maioria dos clientes potenciais estão..
Além de que, uma empresa que vende placa cimentícia 3d fachada, por exemplo, pode-se adaptar a uma linguagem e estratégia para cada canal de comunicação, seja ele um site, blog, rede social, seja outro canal. A adaptação pode ser feita para qualquer canal digital.
É importante também que as pequenas empresas tomem ações de marketing digital, dado que o crescimento acelerado do negócio é garantido.
Além disso, visto que, também, desse modo, ela vai aparecer mais para os seus consumidores e também no mercado.
De acordo com uma pesquisa feita pelas empresas Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B, viu-se que 94% dos pequenos negócios decidiram investir nas estratégias de marketing digital para crescer rapidamente as suas empresas.
Ou seja, independentemente da estratégia escolhida, usar os recursos do marketing digital pode ser de fato a alavanca que a empresa está precisando para se consolidar de vez no mercado, é por isso que uma empresa içamento, deve usar o marketing digital.
O artigo foi escrito justamente para explicar mais sobre esse assunto e ele explicita algumas das principais vantagens e dicas para investir no marketing digital, além de dizer, também, como fazer crescer uma empresa.
Investir em marketing digital vale a pena?
Atualmente, o digital é um dos maiores aliados dos negócios. Independentemente do tamanho das empresas, o digital ajuda a conseguir mais clientes.
As soluções que envolvem o meio digital, além de conseguirem atingir um grande público, gastam menos investimento do que as tradicionais propagandas das televisões, rádios e conteúdos impressos, que eram as ferramentas centrais de marketing há alguns anos.
Vantagens de investir no marketing digital
O marketing digital proporciona muitas vantagens para as empresas, principalmente para os pequenos empreendimentos, e estas vantagens consistem em:
Monitoramento dos resultados
O marketing digital para as empresas têm um ponto essencial, que é a possibilidade de monitorar os resultados com o máximo de informação possível. Isso vai facilitar a hora de dizer qual estratégia teve mais sucesso e qual deve ser aperfeiçoada.
Com essa solução, o negócio vai poder usar as métricas fornecidas para coletar dados que vão exibir com mais exatidão a saúde da empresa.
Segmentação
Outro grande diferencial do marketing digital para as empresas é a segmentação do negócio. Com as suas estratégias assertivas, é possível dividir os leads e ver quais as melhores campanhas de acordo com os interesses de cada um dos grupos.
Desse modo, as ações que forem promovidas pela empresa vão ser muito mais assertivas, já que a empresa estará oferecendo o conteúdo ideal para as dores do público e facilitará a fidelização dele.
Tem ferramentas gratuitas
Com a possibilidade de utilizar as ferramentas gratuitas para capitalização e fidelização de clientes, os gastos com a divulgação do negócio são bem menores, quando são comparados aos meios mais clássicos de marketing.
Audiência
No marketing para pequenas empresas, por exemplo, gerar conteúdo é essencial para criar um pilar sólido de clientes. E isso vai incluir cadastro de e-mails, assinaturas no blog, seguidores nas principais redes sociais da empresa e assim por diante.
Com isso, eles mesmos acabam impactando positivamente o marketing do negócio. Quanto mais ativos, maior vai ser a propaganda feita por eles, e, como consequência, maior é a atração de outros clientes, o que torna a empresa uma grande referência no mercado.
Melhor custo-benefício
Fazendo a junção de todos os benefícios mostrados a uma ótima estratégia de marketing digital para as empresas, é possível conseguir muitos resultados positivos, atingindo uma boa parcela do público-alvo gastando muito pouco.
4 dicas para investir no marketing digital
Ao decorrer do artigo, foram apresentados alguns aspectos e vantagens do marketing digital, e, a seguir, serão apresentadas algumas dicas para que as empresas possam alavancar as suas vendas com marketing digital:
- Impulsionar os posts;
- Possuir uma identidade visual;
- Ter um planejamento de posts;
- Ter uma frequência de publicações.
A seguir, essas dicas serão apresentadas com mais profundidade, para que uma empresa que faz instalação de porta de enrolar possa fazer uso delas corretamente.
Impulsionar os posts
O negócio pode, por exemplo, criar posts impulsionados no Instagram, uma das redes sociais mais famosas do momento. Essas publicações podem alcançar o público-alvo com eficiência, levando-o ao site e assim gerando mais acesso.
Para criar uma publicação patrocinada, a empresa deve especificar alguns dados sobre o público, como a localização, interesses, sexo e idade. O Instagram também possibilita a criação de públicos-alvo automáticos usando como base os seguidores do perfil.
Possuir uma identidade visual
Identidade visual é a forma gráfica e visual com a qual a empresa se comunica com o público. Ela compartilha os valores, objetivos e a missão da empresa, produto ou serviço. Por isso, deve-se pensar no slogan, na coloração e na tipografia da logomarca.
Tudo deve ser usado de forma muito bem padronizada, nas embalagens, banners do site ou loja virtual e também nos perfis em redes sociais. Uma empresa que constrói teto de vidro para varanda, por exemplo, deve ter tudo isso muito bem feito para atrair o público.
A identidade visual vai transmitir profissionalismo e confiança. Isso significa ser criativo e detalhista com cores que tenham conexão com o negócio e produto. A empresa pode contratar um designer para imaginar a identidade visual e a paleta de cores dela.
Ter um planejamento de publicações
Uma boa ferramenta é o cronograma de publicações ou calendário. A empresa pode deixar planejada toda a semana ou mês com ele, o tema que vai ser publicado a cada dia e hora. Quando a empresa criar um conteúdo, se já tiver tudo planejado, é simples de publicar.
Ter uma frequência nas publicações
A frequência das publicações, seja em um site, seja em um blog, seja em redes sociais, é essencial.
Talvez, esse seja um dos fatores levados em conta pelas redes sociais. A empresa deve se manter ativa e visível para que o conteúdo seja entregue aos usuários das plataformas.
Ou seja, a rede social da empresa não pode simplesmente publicar por um dia e sumir por alguns meses. Deve existir um planejamento de postagens, para que a frequência se mantenha.
Considerações finais
Como foi possível perceber, o Marketing Digital é uma estratégia muito ampla e fundamental nos dias de hoje e, com vistas a isso, as empresas não podem deixar de investir nele.
Ainda que pareça algo complexo, o principal ponto para ter sucesso no marketing digital é sempre buscar entregar valor para o público. Logo, é isso que, por exemplo, uma oficina auto elétrica que se baseia no marketing digital deve prezar.
Não importa se a empresa vai desenvolver um blog, criar perfis nas redes sociais ou criar vídeos. O fundamental é ter em mente as vontades e as necessidades do público ao criar os conteúdos, que é o elemento propulsor das estratégias desse estilo de marketing.
Neste caso, assim como nos outros, a empresa sempre necessita de se atualizar, visto que o espaço digital é muito dinâmico e muda com certa frequência.
Logo, de igual modo, se uma empresa que vende brindes criativos corporativos fizer isso, ela vai estar à frente de todos os seus concorrentes no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.