Saúde

6 cuidados da pele para evitar manchas e varizes

Conheça alternativas de como cuidar e como tratar as tão indesejadas manchas e varizes nas pernas

Atualmente, o skincare foi muito popularizado. No entanto, o bodycare também é muito importante para manter a pele do corpo saudável e bonita. E todo mundo quer ter uma pele com boa aparência, não é mesmo?

No entanto, se tem um fator que pode acabar com a autoestima são as manchas e varizes. Elas surgem nas pernas e na região das coxas, e tem origem por diversos fatores.

Então, continue lendo este artigo e descubra como cuidar da pele e evitar manchas e varizes em passos bem simples! Boa leitura!

  1. Investigue as causas

Em primeiro lugar, você deve investigar as causas das manchas e varizes. Nem sempre é possível preveni-las, pois elas podem ser hereditárias. Essa, inclusive, é uma das suas maiores causas.

Além da genética, existem outros aspectos que podem agravar bastante o quadro como gravidez, uso de hormônios, obesidade, ficar em pé por um longo tempo, sedentarismo e tabagismo. 

  1. Evitar roupas apertadas 

Além de ser evitado por quem tem tendências genéticas a ter varizes, esse hábito deve ser totalmente evitado para quem já desenvolveu a doença. 

O uso de roupas muito justas ou apertadas pode ser nocivo para a circulação sanguínea e dificulta o bombeamento do sangue pelo corpo. 

No entanto, para ajudar no tratamento de manchas e varizes, é indicado o uso de meias de compressão.

  1. Pratique exercícios e faça uma dieta rica em fibras

Como as varizes têm relação direta com a circulação sanguínea, a alimentação e a prática de exercícios físicos têm relação direta com o seu desenvolvimento.

Isso acontece porque quanto mais você se exercita, mais você ajuda o seu corpo a funcionar melhor e a ativar a circulação. Além disso, uma boa alimentação vai ser capaz de evitar doenças como o colesterol, que acumula gordura nas veias e dificulta o bombeamento de sangue. 

  1. Cuidado com ganho de peso em excesso 

O excesso de peso pode ser um fator preocupante para quem tem predisposição a ter manchas e varizes. Isso acontece porque a obesidade pode aumentar a pressão arterial, o que vai dificultar a circulação do sangue. 

Dessa forma, as chances de desenvolver varizes aumenta consideravelmente, porque o corpo tem mais dificuldade de bombear o sangue e o peso sobre as pernas é maior. 

  1. Não fumar

Já está comprovado que o cigarro prejudica a pele e o pulmão e pode causar câncer e outras doenças graves. No entanto, ele também é um agente causador de varizes. 

Esse hábito aumenta a espessura das paredes dos vasos sanguíneos, prejudicando a circulação e aumentando as chances de desenvolver manchas e varizes.

  1. Tentar não ficar muito tempo de pé ou sentado

Essas duas posições podem ser bastante nocivas quando executadas por muito tempo para quem tem tendências genéticas a ter varizes e manchas. 

Elas impedem a circulação fluir no corpo e podem causar cansaço, inchaço e peso em cima das pernas. Quanto mais movimentos você fizer, mais benéfico vai ser o bombeamento do sangue e menores as chances de desenvolver a doença.

Como funciona o tratamento para varizes

Os tratamentos mais comuns são a terapia a laser, também conhecida como laserterapia, e a escleroterapia. A laserterapia consiste em utilizar o laser para queimar os vasos sanguíneos que apresentam problemas. Já a escleroterapia pode ser com espuma, no qual é aplicada uma substância preenchendo a veia por dentro, ou com a glicose, que faz com que as veias desapareçam. 

Existe também a opção de realizar tratamentos naturais, como o consumo de chás de alecrim, cidreira, gengibre, castanha-da-índia e hamamélis. Eles ajudam na circulação sanguínea e contribuem para que o corpo fique menos inchado e aliviam dores.

Fique alerta, pois as varizes podem se agravar e acabar virando uma trombose. Nesse caso, um médico deverá ser consultado para tratamentos medicamentosos e mais adequados para a situação. 

CNPJ: 15.063.424/0001-72
Endereço: 11ª av n 1409 qd 41 a Setor leste universitário Goiânia
Grupo marketing de negócios