rotina
Blog

3 dicas para manter uma rotina organizada

O ser humano precisa de uma rotina bem estabelecida para garantir sua produtividade e a consistência de suas atividades no dia a dia, mas, para algumas pessoas, é difícil manter alguns hábitos proveitosos.

Isso porque elas encaram a ideia de fazer a mesma coisa todos os dias como algo cansativo e entediante, de acordo com os psicólogos. Embora essa afirmação seja verdadeira, é fundamental saber equilibrar as obrigações e os momentos de lazer.

Se isso não for feito, dificilmente o indivíduo alcança um dia a dia satisfatório e consegue melhorar a sua produtividade. Mas a rotina pode ser algo agradável e colaborar com a saúde mental.

Visto que traz alguns elementos fundamentais para o ser humano, como a capacidade de honrar os compromissos, ser produtivo no trabalho, ter interação social, conseguir relaxar e aproveitar os momentos de lazer.

O que as pessoas precisam entender é que elas não podem e não precisam fazer tudo isso em um único dia, na verdade, as atividades podem ser distribuídas ao longo da semana, de maneira organizada e assim tudo poderá ser alcançado.

Neste artigo, vamos mostrar a importância da rotina organizada, como organizá-la e quais são os benefícios dessa prática.

Importância da rotina organizada

É fundamental e muito vantajoso ter horários específicos para as atividades do dia a dia, pois mesmo os indivíduos mais aventureiros e que não gostam de repetir suas tarefas obtêm benefícios com a rotina diária.

Mesmo que alguns elementos sejam comuns no cotidiano da maioria das pessoas, como trabalhar e estudar, você não precisa basear sua organização no que acontece com a maioria.

Por exemplo, para organizar um closet planejado com banheiro, uma pessoa pode escolher de que maneira essa organização vai facilitar o seu dia a dia, e a mesma coisa acontece com as atividades do cotidiano.

É possível fazer todas as variações necessárias para conduzir as atividades e estabelecer horários compatíveis com sua personalidade. Não importa qual é a organização, mas a consistência com que você a segue.

Os dias precisam ser mais ou menos semelhantes porque isso permite que o corpo e o cérebro se preparem para os momentos vivenciados, aumentando a produtividade e melhorando o momento de descanso.

Isso é importante para regular o relógio biológico, mas para que o corpo funcione bem, todo mundo precisa de horário para:

  • Dormir;
  • Acordar;
  • Comer;
  • Trabalhar.

O corpo libera hormônios em determinados momentos do dia, principalmente durante a manhã, mas se o sono não estiver regulado, eles acabam sendo transmitidos no momento errado e em quantidades erradas.

Um exemplo disso é o cortisol, hormônio do estresse que chega à corrente sanguínea no amanhecer. Se a pessoa acorda muito tarde, a liberação acontece gradualmente e os efeitos são sentidos por muito mais tempo.

Se o colaborador de um fabricante de desnatadeira leite consegue dormir cedo para acordar cedo, consegue manter a produção de melatonina na quantidade ideal.

Por outro lado, em pessoas que dormem muito tarde e acordam muito cedo, naturalmente vão sentir muito sono durante o dia, além de irritabilidade e alterações no humor. Aí a importância de dormir e acordar no mesmo horário.

A rotina também é fundamental para reduzir a ansiedade, pois a mente consegue conservar a saúde quando evitamos surpresas. A organização pessoal traz mais estabilidade e reduz consideravelmente os imprevistos.

Mesmo que muitos acontecimentos sejam incontroláveis, as tarefas mais básicas estão sob controle, o que traz alívio para o emocional. Mas não se esqueça de que a flexibilidade também é importante.

Ou seja, as pessoas precisam se conscientizar de que nem tudo vai ocorrer conforme o planejado e que as mudanças de planos também aumentam a ansiedade. Mas quem tem uma rotina, se sente mais centrado e no controle da situação.

Dicas para organizar uma rotina

Se você quer estabelecer uma rotina para a sua vida, existem algumas dicas que podem ajudar. São elas:

1.    Anotar os compromissos em uma agenda

A primeira dica é anotar todos os seus compromissos em uma agenda, pois mantê-los na cabeça pode fazer com que você se esqueça do que é importante e ainda se sinta ansioso para tentar lembrar.

Pense em todas as atividades que precisa fazer no dia seguinte, como manutenção de transformadores de alta tensão, e anote-as em uma agenda. É uma forma de melhorar o gerenciamento do tempo e priorizar o que for mais importante.

2.    Definir seus horários

Manter horários fixos em suas atividades é fundamental para que seu corpo crie um ritmo e se prepare para um dia a dia produtivo. A psicologia chama essa definição de condicionamento.

É assim que a pessoa vai fazer o que precisa sempre da mesma forma, reduzindo erros na execução das tarefas e tendo mais energia para sua realização.

Além de definir os horários daquilo que precisa fazer, procure realizá-los de maneira rotineira. Por exemplo, primeiro você acorda, toma um banho, se veste, toma seu café da manhã e só depois começa a trabalhar.

O funcionário de uma empresa de limpeza de piso industrial pode encaixar uma tarefa na outra e isso vai ajudá-lo a lembrar de tudo o que precisa fazer.

3.    Recompensar-se

Estabeleça objetivos e defina algumas recompensas ao alcançá-los, e isso é algo muito importante para quem trabalha no formato home office, uma modalidade que pode prejudicar a produtividade de alguns profissionais.

Quando as pessoas trabalham em casa, precisam ser muito diligentes, pois se a energia estiver baixa, saber que vai alcançar um prêmio pode ajudar.

Lembre-se de que as recompensas devem mobilizar a energia, por exemplo, assistir um filme que você gosta, comer alguma coisa que te apetece, entre outras possibilidades.

O gestor de uma empresa de transporte de cargas pode estabelecer um compromisso com ele mesmo, para cumprir todas as missões do dia e se recompensar por isso.

Benefícios da rotina organizada

Ter uma rotina organizada traz muitos benefícios para o dia a dia e até para a saúde. Dentre os que mais se destacam estão:

Maximiza o tempo

Muitas pessoas acreditam que são multitarefa, mesmo assim, não conseguem maximizar o próprio tempo. Se você observar suas ações diárias, vai descobrir que responder uma mensagem de texto pode adicionar meia hora à rotina de trabalho.

Mas se o profissional cria rotinas e blocos de tempo, consegue melhorar sua entrega, uma vez que reservou o próprio tempo e seu poder mental.

Faça uma lista de tarefas e determine de que maneira elas serão cumpridas, sendo totalmente responsável pelo seu próprio tempo.

Você vai conseguir fazer troca óleo do carro, buscar os filhos na escola, ter tempo para cuidar do seu animal de estimação e até para fazer um exercício físico, sem a sensação de que seu dia deveria ter mais do que 24 horas.

Evita a depressão

Pessoas com depressão tendem a se isolar, pois quando se sentem tristes, se descuidam de suas atividades e se afastam de pessoas que trazem alegria, o que causa sensação de privação.

Um passo muito importante na terapia é fazer com que o paciente retome suas atividades e hábitos, mas ele precisa planejar práticas consistentes e específicas para realizá-las, nos horários e locais corretos.

Encoraja hábitos saudáveis

Se uma pessoa está determinada a tirar sua cnh carro, precisa fazer algumas coisas para alcançar seu objetivo, e é fundamental envolver hábitos saudáveis para que seja possível cumprir a rotina.

Para se ter uma ideia, pessoas saudáveis desenvolvem comportamentos também saudáveis e totalmente rotineiros. São aqueles indivíduos que bebem água suficiente, fazem exercícios, comem refeições balanceadas e assim por diante.

Ajuda a atingir objetivos

Por fim, estabelecer uma rotina é fundamental para alcançar seus objetivos, tanto é que os empreendedores mais bem sucedidos eliminam a necessidade de esforço mental e chegam ao negócio com alguns problemas totalmente resolvidos.

Toda pessoa tem algum tipo de objetivo em mente, como conquistar um salário mais alto, fazer uma pós-graduação, viajar, aprender outro idioma, comprar uma casa e assim por diante.

Se uma enfermeira noturna tiver um objetivo definido, saberá todas as tarefas que precisa realizar, como realizar e quando realizar e a consistência vai levá-la ao sucesso.

Independentemente daquilo que você deseja para a sua vida, desenvolver uma rotina é fundamental para abrir os caminhos e alcançar seu propósito.

Considerações finais

Algumas pessoas podem achar que a rotina é algo chato e monótono, mas como falamos anteriormente, boa parte das decisões em relação a ela é de sua responsabilidade.

Ou seja, cabe a você determinar como será o seu dia a dia, de acordo com sua personalidade e seu estilo de vida. Com isso, vai ficar muito mais fácil alcançar seus propósitos e se sentir satisfeito consigo mesmo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

CNPJ: 15.063.424/0001-72
Endereço: 11ª av n 1409 qd 41 a Setor leste universitário Goiânia
Grupo marketing de negócios