Blog Casa e jardim

Como fazer uma horta vertical em seu apartamento?

Morar em um apartamento é incrível, mas também sabemos que tem suas desvantagens, certo? Uma delas é a falta ou a diminuição de um espaço ao ar livre e um quintal que poderia contar com mangueiras de hidrante para o seu jardim. No segundo caso, fique tranquilo, pois existem as hortas verticais.

Faça isso em sua varanda ou até mesmo dentro de seu ‘lar doce lar’ de forma simples e prático. Você verá que cultivar sua própria comida é maravilhoso e, certamente, trará também mais beleza ao seu espaço. Ficou curioso e deseja entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente que vamos te explicar melhor sobre.

Escolha o local certo para que sua horta vertical possa ter vida!

Assim como é necessário de um local correto para se fazer uma instalação de placa solar, também deve-se verificar onde sua horta vertical ficará. Mas lembre-se que as plantas precisam de acesso à luz solar, mas caso você more em uma cidade de clima frio, com pouca aparição do sol, que tal fazê-la na parte interna, perto das janelas, para que ela possa ter a menos uma certa exposição a claridade do dia? 

Em climas mais amenos, uma sacada é o ambiente perfeito para o cultivo de plantas, hortaliças e etc. Não deixe de regá-las e moldar todos os outros cuidados, como troca de terra e cortes de folhas que já morreram.

Decidir sobre a estrutura é uma somatória que deve ser colocada em prática

Vez ou outra você precisará pegar um carrinho de supermercado e ir às compras. Vasos, hortaliças, terras especiais e etc., são alguns das coisas muito necessária para que você possa dar vida de suas plantas em seu novo espaço. 

E tem mais! Se o seu apartamento for pequeno, use um painel de parede com vários bolsinhos. Isso pode ocupar pouco espaço e abrigarão dezenas de plantas. Para enchê-los, procure mudas menores e que não cresçam muito. Em seguida, cubra a área da parede com uma folha de plástico e pronto!

Não quer o painel? Use uma horta com recipientes plásticos básicos ou de cerâmica. As prateleiras permitem tipos maiores, pois você pode espaçar os recipientes para acomodar vários tamanhos de plantas. Novamente, pense em colocar folhas de plástico atrás dos recipientes para manter a água longe da parede. Todas essas dicas parecerão naturais ao longo do tempo e economizarão seu tempo em relação a especificações com obras e pinturas a curto e médio prazo.

Gosta daquelas opções conhecidas como trepadeiras? Uma treliça pode ser sua melhor aposta. Elas são feitas de aço ou madeira e conseguirá anexá-las facilmente. Outro ponto que é muito usual e não falamos, são as escadas que ficam encostadas na parede para dar uma aparência distinta. Isso é tão fundamental quanto um cabo para panela de ferro para o ramo de restaurantes.

As videiras podem ser escolhas excelentes e fáceis de cuidar

Essas plantas fazem muito sentido para uma horta vertical, pois se estendem naturalmente para cima. Além disso, decoram a parede de sua varanda como nenhuma outra. Se quer uma ‘parede viva’ como uma adição de cor e charme ao seu apartamento, não pense duas vezes.

Elas se adaptam a várias condições de luz, crescem rapidamente e permanecem com um verde belíssimo o ano todo. Dentre as variedades mais fáceis de serem encontradas, temos a hera inglesa, que precisa de mais luz, mas é ótima de cultivar.

Para belas flores e uma fragrância delicada, pense no jasmim, mas lembre-se de que ele precisa de várias horas de luz solar direta (não dá para deixá-la apenas dentro de casa). Algumas espécies não sobrevivem ao frio, por isso verifique sua localidade para encontrar as melhores plantas.

Hortas verticais com espécies comestíveis

Se quiser utilizar o que cultiva para a preparação em suas refeições, há espécies deste tipo que serão de grande ajuda, e que farão você ter um custo a menos durante suas compras de feira. Elas incluem tomates, que são comuns em jardins verticais, vagens, ervilhas, mas também temos os temperos como pimentas, orégano, manjericão,alecrim, ou até mesmos alguns folhagens para fazer seu chá da tarde.

Os vegetais devem ser somados às treliças, pois irão ‘escalar’ e produzir alimentos durante vários meses do ano. Pepinos também são comuns em jardins verticais. Para painéis de bolso, vegetais folhosos como alface, espinafre e couve funcionam bem.

Imagine, portanto, fazer uma salada e ter ao alcance das mãos as folhas que irão compô-la e outros ingredientes para deixá-la saborosa. Fica evidente a importância para a saúde, de um modo geral, dessas hortas vertificais. Que tal começar a sua ainda hoje?

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Todos os direitos reservados a viva sapato