Você já pensou em montar uma própria horta dentro da sua casa? Esse é o desejo de muitos brasileiros que procuram melhorar a sua qualidade de vida, economizar um bom dinheiro e ainda ter um novo hobby.
Cultivar seus próprios alimentos é uma excelente opção em vários aspectos diferentes, não só financeiros, mas também como uma forma de relaxamento e um novo hobby, essa interação mais próxima e o cultivo com os alimentos que você quer consumir, ajudam a esquecer um pouco a rotina, e trazer mais praticidade dentro do seu cotidiano.
O problema é que, mesmo sendo algo extremamente benéfico, muitas pessoas acabam desistindo da ideia com antecedência, justamente por achar que ela é complicada demais, mas acredite, ter a sua própria horta é tão simples quanto usar as impressoras térmicas em lojas e comércios.
Mas, de onde você deve começar? Qual o passo inicial que deve ser dado? Bom, se você ainda tem dúvidas nós vamos te ajudar! No texto de hoje, iremos te mostrar como montar a sua própria horta dentro da sua casa, seguindo 6 passos simples e eficientes, bora conferir? Então vamos lá!
Primeiro passo: Escolha o local da sua plantação
O primeiro passo para montar sua própria horta em casa é selecionar qual vai ser o seu local de plantação, para isso, você deve fazer uma análise geral dentro da sua residência e separar exatamente, onde você acha que pode encaixar a sua nova horta.
Para isso, é preciso levar alguns fatores em consideração, como a luminosidade, o ambiente tem que receber uma boa carga de sol, pelo menos 5 horas diárias, além de ser um local protegido contra o vento e que também possua um acesso facilitado.
Essa é uma parte um tanto quanto complicada, então tenha paciência e escolha o local com sabedoria, veja um bom posicionamento que atenda todos os pré-requisitos.
Segundo passo: Selecione as mudas ou as sementes
Com o local definido, o segundo passo é começar a pensar o que será plantado na sua horta, você não pode, simplesmente, pegar todas as sementes e colocar tudo junto, como se estivesse usando um misturador de argamassa, é preciso ter planejamento e saber aquilo que vai plantar.
Selecione aquilo que você gostaria de colher na horta e as plantas que deseja utilizar como consumo pessoal, entre as opções mais requisitadas, sempre temos algumas hortaliças como manjericão, salsinha, pimenta, tomilho, coentro, alecrim, rabanete e espinafre.
Fique de olho no que você mais gosta, naquelas que são mais adaptáveis a sua horta, e quais você realmente quer cuidar e posteriormente, consumir.
Terceiro passo: Saiba onde plantar
O terceiro passo é definir exatamente, onde você vai realizar a sua plantação, aqui não estamos falando do local da casa, e sim, de onde as suas plantas irão crescer, talvez utilize vasos tradicionais, ou queira algo mais diferente, como o uso de pneus.
Talvez uma jardineira seja a opção ou você queira inovar com algo mais moderno como um recipiente de isopor, enfim, a criatividade aqui é liberada, e esse é o momento que você começa a montar a estrutura da sua horta, verifique o número de espaços e tudo que vai segurar a criação das suas plantinhas.
Quarto passo: Fique de olho no solo
Se você chegou no quarto passo, significa que a sua horta está quase pronta, após selecionar a sua estrutura, podendo até mesmo adicionar cantoneiras de ferro no seu preparo, chegou o momento de ficar de olho no solo.
Suas plantas podem ser semeadas diretamente no solo ou em bandejas, mas preste atenção na profundidade ideal de cada espécie, não se esqueça dos famosos furinhos na parte inferior para a drenagem da água.
Vale ressaltar que muitas hortaliças têm seu crescimento prejudicado em solos considerados muito duros, então procure sempre afofar bem a terra, e misturar com adubo para que ela fique mais nutritiva, e ajude as plantinhas a se desenvolverem melhor.
Quinto passo: Comece a plantar e fique de olho nos primeiros cuidados
Agora que você já tem tudo pronto, chegou a hora de começar a colocar a mão na massa e plantar as suas primeiras hortaliças na sua nova horta, verifique na embalagem o espaçamento correto, siga as primeiras instruções e peça ajuda caso seja necessário.
Com elas já plantadas, comece a ficar de olho nos primeiros cuidados, como o tempo de regagem, talvez molhá-las duas vezes ao dia seja o ideal, e é claro, sem exageros, é sempre preciso ter um equilíbrio.
Verifique a média para regar cada planta, e execute da forma correta, sem deixar a sua horta muito seca mas também sem encharcá-la com tanta água, é preciso equilibrar e manter tudo em uma ótima média.
Sexto passo: Colha e aproveite a sua nova horta
O sexto e último passo é o mais simples e esperado por todos: colha e aproveite a sua nova horta! O tempo de colheita depende muito da espécie e da época do ano, então fique de olho nas suas plantinhas e como elas se desenvolvem com o passar do tempo.
Tenha paciência, siga todos os cuidados, e leia toda a embalagem para ter certeza de qual o momento certo para efetuar a colheita, lembre-se de acompanhar sempre o seu desenvolvimento, e passar ao menos alguns minutos do dia tendo todos os cuidados possíveis.
Se desligar um pouco dos aparelhos que possuem cabos elétricos e ir para um hobby natural é algo extremamente prazeroso, assim como temperar seu alimento ou comer algo que venha diretamente da sua horta, cultivado por você, então espere e aproveite essa sensação extremamente positiva de ter a sua própria horta.
O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!