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Marketing

Saiba quais são os tipos de relatórios de marketing e como fazê-los

Diariamente, as equipes dos mais variados setores emitem diversos tipos de relatórios e com o marketing não é diferente. Por isso, compreender como fazê-los é vital para qualquer empresa.

Todos os dados são fundamentais dentro de qualquer perspectiva empresarial, afinal de contas, só a partir deles é que é possível traçar novos rumos e mensurar perspectivas anteriores.

Esses pontos podem constituir uma métrica de vendas e até mesmo a qualidade de um atendimento.

É muito comum que um cliente que pesquisa por pet shop próximo a mim receba, ao final do atendimento, algum questionário sobre o serviço, por exemplo.

Essa é uma maneira de fornecer alguns dados importantes para que a empresa consiga compreender quais são os pontos de melhoria.

Dentro do ambiente de marketing, isso se torna ainda mais necessário, uma vez que ele é feito de aplicações e avaliações.

Sendo assim, uma equipe que aplicou uma perspectiva de SEO precisa, fundamentalmente, entender qual foi o fluxo de leads que o site obteve a partir dessa estratégia.

Se, por acaso, uma loja de tela de proteção para cachorro retrátil perceber uma queda nas vendas, são esses dados que vão orientar novas ações.

Por isso, manter a política da formulação de bons e completos relatórios é mais do que essencial para qualquer empresa.

Não por menos que há uma série de formas de mensurar resultados dentro das próprias plataformas digitais e redes sociais.

Somente partindo de uma boa análise que, via de regra, uma empresa que vende baterias heliar em São Paulo conseguirá se sustentar para o seu público.

Quem estabelecer bons relatórios consegue se munir de uma série de benefícios. Alguns deles são:

  • Análises objetivas;
  • Planejamento estratégico;
  • Identificação de erros;
  • Política de objetivos.

Esses são alguns dos elementos mais importantes que se pode obter a partir de uma prática da formulação de bons relatórios. 

Com relação às análises objetivas, esse é um ponto primordial uma vez que há uma série de dados que esses documentos conseguem fornecer.

Sendo assim, é possível avaliar quais são os problemas fundamentais que uma marca está tendo para vender sua persiana rolo off white.

Esse ponto pode ser orientado sob diversos aspectos. Contudo, o mais importante é a avaliação de estratégias já aplicadas.

Desse ponto, por exemplo, pode-se orientar novos horizontes estratégicos de tal forma que as aplicações de marketing conseguem ser apuradas. Se há algum equívoco quanto a postura nas redes sociais, esse é o momento de recalcular a rota.

No caso do público-alvo de uma loja que vende veneziana industrial em policarbonato não estiver calibrado, há a necessidade de se modificar os direcionamentos comunicacionais.

A partir da identificação desses erros é que será possível estabelecer rumos convincentes para esse tipo de estratégia.

Por fim, existe, também, a partir da análise desses relatórios, que é uma forma de se consolidar novos objetivos.

Saiba o que é um relatório de marketing

É de conhecimento geral o que um relatório pode significar dentro de uma perspectiva empresarial. Por mais diferentes que possam ser as empresas dentro de um mercado, todas já tiveram que produzir algo nesse sentido.

No entanto, com relação ao marketing, esse ponto começa a ficar um pouco mais detalhado e precisa de atenção.

O relatório de marketing, portanto, aparece como uma forma de mensurar todas as estratégias aplicadas por uma marca.

A depender do tamanho da empresa, esse tipo de postura pode, inclusive, ganhar uma série de complexidades.

Por exemplo, se uma autoescola que oferece curso de reciclagem de operador de empilhadeira tiver aplicações apenas em mídias sociais, esse relatório terá um tamanho.

Porém, no caso de uma grande corporação que aposta em uma série de medidas, certamente, alguns calhamaços serão disponibilizados para a equipe de marketing analisar.

Sendo assim, a dimensão dos planos obtidos é que irão fundamentar o tamanho desses tipos de relatórios.

Quais são os tipos de relatórios de marketing?

É importante frisar que nem toda empresa tem os mesmo objetivos estratégicos e, por isso mesmo, cada modelo de relatório terá suas especificidades.

Apontar quais são os principais pode ajudar na hora de consolidar esse mecanismo estratégico dentro desse setor.

Relatórios de mídias sociais

Esses relatórios das próprias plataformas já fornecem todos os dados necessários para a sua confecção.

A partir de ferramentas de análise, é possível perceber qual foi o engajamento que um post obteve e quantos cliques ele gerou para um site, por exemplo.

No caso de uma loja de piso vinílico cimento queimado isso pode orientar uma série de novas medidas.

Relatórios de vendas

Esses são um dos mais tradicionais e não são apenas utilizados pelos marketing. Na verdade, o relatório de venda orienta os mais diferentes horizontes estratégicos empresariais.

Nesse sentido, esses relatórios funcionam como uma maneira de analisar o fluxo de vendas geral ou segmentado por produto e período dentro de um setor.

Relatórios de SEO

Os relatórios de SEO têm o objetivo de elaborar uma série de critérios que vão orientar ainda mais essa estratégia.

Ou seja, a partir da compreensão dos termos utilizados e das adaptações feitas no site será possível avaliar se o ranqueamento da empresa está adequado ou não para os objetivos.

No caso de não estar sendo bem realizado, é preciso agir imediatamente para que os mecanismos de busca comecem a trazer esse site para o topo de pesquisa.

Relatório por período

Essa categoria, na verdade, tem mais a ver com o objetivo traçado dentro de um relatório do que, necessariamente, um modelo em site.

Gerar resultados a partir da periodicidade pode, por exemplo, fazer com que uma empresa que venda martelinho de ouro amassado na porta entenda qual é a melhor data para anunciá-lo.

O que não pode faltar em um relatório?

Apesar de existir uma série de possibilidades de relatórios, algumas informações precisam estar presentes quase sempre.

Nesse sentido, apontá-las pode auxiliar a compreender como elaborar esse tipo de recurso da melhor maneira possível.

Objetivos

O primeiro aspecto é compreender qual é o objetivo daquela formulação estratégica, seja ela qual for.

Só assim será possível mensurar de forma precisa quais foram os resultados das aplicações anteriores.

Dados de mídias

Independente de qual for a postura obtida diante das divulgações, o fato essencial é que haverá a manutenção do espaço através de uma mídia.

Seja ela qual for, seus dados servirão para orientar ações futuras ou aprofundamento de atos correntes.

MQL e SQL

Entender qual é a função de um lead dentro de uma perspectiva de marketing digital pode definir tudo.

Sendo assim, perceber qual é o número de entrada desses usuários de forma qualificada pelo marketing (MQL) acaba sendo essencial.

No entanto, orientá-los para a qualificação para vendas (SQL) é o que vai definir o sucesso dessa estratégia ou não.

Esses dados, portanto, é que vão dizer se uma estratégia de funil de vendas, por exemplo, está bem executada ou não.

Dicas para começar a elaborar

Entender como se levantam os dados adequados para um relatório, é essencial para uma produção que consegue orientar as ações de forma positiva.

Para que isso ocorra de forma benéfica, é preciso ter alguns passos em mente para que essa formulação seja bem-feita.

Utilize as tecnologias 

Levantar dados pode ser uma tarefa ingrata, mas, em grande medida, as ferramentas digitais conseguem fazer isso de forma automatizada.

Ferramentas de analytics, por exemplo, podem ajudar a compreender o número de acessos que um site tem a partir de um mecanismo de busca.

Todos esses números precisam constar de forma bastante clara na hora de compor um relatório de marketing.

Definir métricas

Outro ponto crucial é a definição de quais serão as métricas utilizadas pela empresa na hora de consolidar seus relatórios.

Essa é uma maneira muito simples de agir dentro do mercado, uma vez que para cada objetivo há uma fórmula diferente que pode basear essa mensuração.

Considerações finais

A formulação de um relatório pode, inevitavelmente, fornecer uma série de ferramentas para que uma empresa consiga desempenhar um bom papel estratégico dentro de um mercado ou para um público determinado.

Por essa razão, saber como formular um bom relatório de marketing pode ser essencial para qualquer prática mercadológica.

Partindo da compreensão dos tipos de relatórios que há nesse ambiente, é possível seguir com o que melhor se encaixa nos objetivos estabelecidos.

No entanto, é preciso ter em mente que algumas informações não podem faltar na hora de construir um documento como esse.

Por fim, saber por onde começar, quais tecnologias usar e as métricas a serem definidas pode determinar os rumos daquele relatório.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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