campanha de marketing
Marketing

Campanha de marketing: 4 dicas para aplicar em salões de beleza

Criar uma campanha de marketing é indispensável para qualquer tipo de empresa, independentemente do segmento de atuação ou do porte, e isso inclui os salões de beleza.

Esse mercado é extremamente competitivo, principalmente no Brasil, tendo em vista a quantidade de estabelecimentos desse tipo no país. Desde os menores e mais simples até os maiores e mais famosos, todos eles competem por um espaço.

O brasileiro é um povo vaidoso e investe nos cuidados com a aparência, por isso, é uma área rentável, porém extremamente concorrida e para se destacar é imprescindível saber trabalhar com boas estratégias de marketing.

Com a chegada do marketing digital, ficou muito mais fácil divulgar produtos e serviços de maneira mais acessível e segmentada. Existem vários canais e ações que podem ser trabalhados e todos eles são condizentes com a era da informação.

Os estabelecimentos podem se comunicar com o seu público de várias formas e conquistar excelentes resultados, no entanto, é necessário saber como fazer isso.

Neste artigo, serão listadas algumas dicas de marketing para salões de beleza e como aplicar as estratégias de campanhas de marketing para esse tipo de negócio.

Dicas de marketing para salões de beleza

Para conquistar clientes e aumentar os lucros, é fundamental investir na divulgação de produtos e serviços, uma realidade que faz parte da rotina de qualquer empresa. Os salões de beleza também precisam disso, e algumas estratégias são:

Boas fotos e vídeos

A internet tornou a vida muito mais dinâmica e fortaleceu o poder das imagens, tanto de fotos quanto de vídeos. Para uma empresa de locação de sala por hora, é a melhor forma de mostrar para o público os espaços disponíveis.

Para os salões de beleza, é o melhor caminho para mostrar a qualidade do serviço prestado, mas não é qualquer fotografia ou vídeo que faz isso.

É crucial prezar por uma boa iluminação e fazer boas produções nas redes sociais, assim, o profissional terá um verdadeiro portfólio online.

Fazer campanhas nas redes sociais

As redes sociais não servem apenas para divulgar fotos e publicar conteúdos, na verdade, muitas outras coisas podem ser feitas dentro delas.

O salão pode criar um voucher de desconto para seus novos seguidores, oferecer uma cortesia, entre outras possibilidades.

No entanto, independentemente da ação realizada, é imprescindível mensurar e controlar os rendimentos e resultados, assim, o profissional garante que está oferecendo oportunidades condizentes com seu público.

Criar um site institucional

O site institucional serve como base para todas as outras estratégias de marketing, além de ser o canal oficial do negócio na internet. É nele que o estabelecimento vai incluir todos os serviços que oferecem, tais como:

  • Cortes;
  • Outros cuidados com o cabelo;
  • Manicure;
  • Limpeza de pele;
  • Maquiagem.

Também vai mostrar quem são os profissionais que atendem no local e pode até mesmo fazer agendamentos e esclarecer dúvidas por meio de um chat.

Criar um link do WhatsApp

Um fabricante de adesivo grande personalizado pode usar o WhatsApp para se comunicar com seus clientes, da mesma forma, os salões de beleza podem aproveitar todo o potencial dessa ferramenta.

Muitos acreditam que ele serve apenas para enviar mensagens instantâneas, mas a versão Business permite divulgar o estabelecimento e até mesmo vender.

O proprietário do salão deve inserir o link de seu WhatsApp na descrição do Instagram e em outras redes sociais. O recurso também pode ser usado para oferecer descontos exclusivos para quem faz parte da lista de contatos e oferecer tratamento vip.

Os clientes vão se sentir especiais e procurar o salão, além disso, o WhatsApp é um excelente aplicativo para divulgar promoções, fazer comunicados e divulgar os serviços.

O estabelecimento só precisa ser moderado nas estratégias, tendo em vista que se trata de uma comunicação mais próxima e pessoal e as pessoas não querem receber mensagens o tempo todo.

Investir em links patrocinados

Se uma pessoa pesquisar sobre ensaio fotográfico feminino aniversário, vai encontrar entre os resultados os links de anúncios.

O Google Ads é uma plataforma que permite criar anúncios direcionados e que aparecem para pessoas que estão procurando determinados produtos e serviços.

É um recurso interessante para qualquer tipo de negócio porque os resultados são imediatos, ajudando a divulgar a marca rapidamente.

Como aplicar as estratégias de marketing

Além de conhecer as melhores estratégias de marketing para salões de beleza, é muito importante saber como aplicá-las do jeito certo. Algumas dicas para isso são:

1. Cuidar das postagens nas redes sociais

As redes sociais são excelentes plataformas de divulgação, mas precisam ser usadas corretamente, caso contrário, podem prejudicar o estabelecimento, principalmente se o administrador não separar o perfil pessoal do profissional.

O fabricante de estojo de veludo possui um perfil exclusivo para a marca para fazer publicações exclusivas do negócio.

O proprietário de um salão de beleza precisa seguir o mesmo caminho e lembrar que suas opiniões e pensamentos nem sempre são os mesmos que os de sua audiência.

Com isso em mente, além de criar um perfil separado, é necessário evitar postagem sobre política, religião e outros assuntos que costumam dividir as pessoas. Se os seguidores não gostarem de uma postagem, a imagem do negócio pode ser prejudicada.

Também é muito necessário tomar cuidado com as imagens usadas, prezando por sua qualidade. Para mostrar a eficiência dos serviços do salão, é essencial que as fotos sejam atraentes e bem produzidas.

Além de divulgar, é essencial falar quem foi o profissional que fez o trabalho e nunca usar imagens do Google, assim, os seguidores poderão ver o trabalho feito pelo salão.

2. Garantir a satisfação do cliente

Para uma empresa de entrega de malotes, a melhor estratégia de marketing é um trabalho bem feito, e essa premissa deve ser seguida por qualquer negócio, assim, o serviço será visto por todas as pessoas de maneira positiva.

Tudo o que é feito deve estar de acordo com as expectativas do cliente, pois assim ele vai sair do estabelecimento mais do que satisfeito. Além de bons profissionais, é crucial prestar um bom atendimento e oferecer um ambiente confortável.

Não é necessário luxo, apenas um espaço bem organizado e limpo, e com um atendimento que faça as pessoas se sentirem confortáveis e bem recebidas.

3. Criar um programa de fidelidade

O programa de fidelidade é uma estratégia simples, mas que estimula os clientes a voltarem mais vezes, e existem várias formas de colocá-lo em prática.

Uma das opções mais usadas é criar uma cartela em que, toda vez que o cliente visita o estabelecimento e realiza o procedimento, é marcado um “X” no serviço prestado, e ao acumular determinada quantidade, recebe algum benefício.

Por exemplo, um fabricante de placa de metal para homenagem pode criar um programa de pontos, e assim que o cliente atinge uma pontuação específica, recebe um benefício, como descontos, brindes e por aí vai.

No caso do salão de beleza, toda vez que a cliente fizer as unhas, recebe um x em sua cartela, ao completar cinco mãos feitas no salão, ela ganha uma hidratação.

O programa de pontos também é uma boa ideia e o cliente pode trocar por algum serviço ou ganhar um brinde, como uma caneca personalizada.

Não existe uma fórmula única de usar essa ação e ela consegue se adaptar a qualquer tipo de segmento, seja um salão de beleza ou uma empresa que instala rede de proteção para escada caracol.

4. Investir em marketing pessoal

Para os profissionais da beleza que atuam sozinhos, vale muito a pena investir em marketing pessoal. Trata-se de uma estratégia muito versátil e que pode ser usada em diversas situações da vida.

Está relacionado ao modo como a pessoa se comporta em seu ambiente de trabalho, portanto, envolve sua postura, brincadeiras, fala-se até as roupas que veste.

O salão precisa prezar pelo modo como os profissionais tratam os clientes, mas sem se esquecer de que cada pessoa tem seus próprios gostos, personalidade e jeito de ser.

Em uma mesa de escritório grande, o profissional sabe que seus colegas de trabalho são diferentes, e uma brincadeira que caiu bem com alguém pode não cair bem para outra pessoa, e isso também se aplica aos clientes.

Considerações finais

Os salões de beleza são estabelecimentos populares no Brasil e procurados por pessoas de todas as classes sociais, mas mesmo sendo um tipo de serviço muito requisitado, ele ainda depende das estratégias de marketing.

Seja na internet ou fora dela, essas ações precisam ser bem trabalhadas para que o estabelecimento tenha excelentes resultados, consiga conquistar mais clientes e melhore seus lucros, questões cruciais para seu sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.