Tecnologia

Saiba a importância de saber escolher um tênis de corrida

A corrida é uma prática que traz diversos benefícios à saúde, entretanto, é necessário escolher um bom tênis de corrida para evitar lesões nos pés, joelho, tornozelo e até mesmo na coluna. 

Um tênis de corrida é projetado de forma que minimize o impacto articular, promovendo conforto na prática desse esporte.

Porém, será que todos os tênis disponíveis no mercado são ideais para o seu tipo de pisada? São de fato eficientes e evitam lesões? 

Saber escolher um bom tênis de corrida é essencial para obter todos os resultados positivos desse esporte. Esse texto trará algumas dicas de como realizar essa escolha. 

Afinal, quais são os benefícios de praticar corridas? 

Com a pandemia do COVID-19 e o fechamento temporário de diversas academias, muitas pessoas tiveram como opção correr ao ar livre durante o período de isolamento. 

Foi nesse momento que o ser humano moderno percebeu que se exercitar é essencial para evitar uma série de sentimentos e sensações, pois o isolamento limitava as atividades físicas ao mínimo. 

Essas limitações trouxeram diversos problemas de saúde mental e física para a população, por exemplo, a depressão e a obesidade. 

A seguir está uma lista com os benefícios proporcionados pela prática dessa atividade física:

  • Emagrecer e manter o corpo em forma;
  • Aumentar o condicionamento físico; 
  • Evitar doenças cardiovasculares; 
  • Reduzir o risco de Diabetes Mellitus; 
  • Combater a depressão; 
  • Reduzir o risco de osteoporose; 
  • Ter uma qualidade de sono melhor; 
  • Aumentar a disposição ao longo do dia; 
  • Aumentar a expectativa de vida; 
  • Aumento da autoestima. 

Diversas pesquisas científicas mostram que o sedentarismo causa doenças crônicas, como o Diabetes Mellitus tipo 2, um problema de saúde pública de diversos países, pois afeta todos os gêneros e idades. 

Qualquer pessoa está suscetível a desenvolver doenças cardiovasculares e Diabetes Mellitus, devido ao sedentarismo e aos maus hábitos alimentares. Até mesmo os mais jovens estão propensos. 

O ser humano pode utilizar as práticas de exercícios como uma espécie de controle de acesso externo e interno para evitar o desenvolvimento dessas doenças. 

Portanto, iniciar uma atividade física o quanto antes para evitar o desenvolvimento dessas doenças e manter-se saudável é recomendado pelos médicos e nutricionistas. 

Além desses pontos,  correr é também  uma boa prática para pensar a respeito das questões da vida, porque é só você a calçada de concreto das ruas. O esportista tira alguns minutos do seu dia para refletir sobre a vida. 

Apenas alguns minutos de descanso durante o dia podem aumentar a autoestima e reduzir as chances do indivíduo desenvolver depressão, podendo ser considerado um momento de descanso. 

Como iniciar a prática de correr? 

A corrida é um esporte relativamente simples, pois você pode correr a qualquer hora do dia, sozinho ou acompanhado. 

Não é necessário muitos aparatos para começar a praticar, como por exemplo, uniformes profissionais ou esteiras. 

O corredor pode usar qualquer roupa confortável, por exemplo, camisetas largas e calças leggings ou de moletom. 

Em geral, roupas com tecidos mais leves e soltos, que permitam a transpiração. 

Porém, apesar de todas essas liberdades, o tênis de corrida é o único item que precisa ser selecionado de maneira meticulosa, para evitar dores de cabeça no futuro. 

Um exemplo prático, é de uma pessoa sedentária que resolveu praticar corrida sem tênis específicos.

Essa pessoa pode acabar utilizando o corrimão de parede de seu prédio, para conseguir voltar ao seu apartamento. 

Pois, o uso de tênis inapropriados pode gerar lesões graves que prejudicam até mesmo atividades simples, como andar e subir escadas. Podendo até mesmo se agravar, levando o esportista a ter que realizar exames de investigação e cirurgias. 

Nas grandes cidades existem uma variedade de terrenos para praticar corrida, por exemplo, às estradas de terra ou o piso cimento queimado polido de parques.

Quais são os tipos de tênis de corrida disponíveis no mercado? 

Existem diversos tipos de tênis, sendo que os tênis de corrida são uma categoria específica para a prática desse esporte, que podem ser subdivididos em outras categorias, por exemplo: 

  • Tênis de controle de movimento e estabilidade; 
  • Tênis de performance; 
  • Tênis de amortecimento e neutro; 
  • Tênis minimalista. 

Cada uma dessas categorias possuem características específicas e são destinadas para um tipo de corredor. 

Os tênis de controle de movimento e estabilidade são destinados a proteger os pés e proporcionar suporte nas corridas, portanto, são mais rígidos e pesados. 

São tênis recomendados para pessoas com os pés chatos ou pessoas obesas. 

Os tênis de performance possuem valores mais altos e são indicados para corredores experientes ou profissionais. Costumam ser mais leves e estreitos, sendo utilizados para correr em qualquer tipo de terreno. 

Os tênis de amortecimento e neutros não dão suporte ao arco dos pés, portanto são recomendados para pessoas com pisada neutra.

Os tênis minimalistas se concentram em seu design, costumam ser leves e com pouco amortecimento, foram criados com o intuito de imitar a sensação de correr com os pés descalços.

Atualmente, os tênis minimalistas são a nova tendência, pois além de confortáveis participam de um novo estilo de moda, muito presente nos centros urbanos.  

Desse modo, é possível perceber que o mercado possui uma variedade de tênis de corrida para o corredor escolher, portanto, pesquisar antes de comprar um é essencial.

Realizar pesquisas de como conversar os seus tênis de corrida é também outro ponto que pode ser levado em consideração, tendo em vista, às vezes o alto custo para adquirir um. 

Algumas empresas já recomendam produtos de limpeza ecológicos e específicos para a lavagem desses calçados, sem causar poluição ao meio ambiente e avarias no calçado. 

Evitar deixar o tênis muito tempo no sol é também um ponto importante ao se considerar a limpeza do sapato, pois pode desgastar alguns componentes. 

Além do sol, é necessário observar a água e os produtos químicos que podem ser adicionados à água para a lavagem do sapato. 

Alguns consumidores optam pela lavagem a seco dos seus tênis de corrida, solicitando esse tipo de serviço para empresas especializadas em lavagem tapete a seco, sofás, roupas e acessórios, como os sapatos. 

Ler as instruções do vendedor a respeito de como conservar o sapato é um ponto essencial para evitar perdas na qualidade do produto e no desempenho.

Como escolher um tênis de corrida adequado para você? 

Mesmo um tênis de corrida tendo como principal finalidade evitar o desenvolvimento de lesões no corredor, ele também é um calçado que é influenciado pelas tendências de moda. 

Portanto, nem todos, são de fatos apropriados para praticar corrida, pois em alguns casos os designs estão preocupados em criar calçados que sigam o ritmo da moda e que não sejam ergonômicos. Quantas vezes você comprou um tênis só porque era bonito?

Algumas pessoas compram tênis apenas pela aparência, por exemplo, escolhem aqueles que possuem a etiqueta termocolante personalizada mais chamativa do mercado. 

Ou escolhem o tênis pela marca, aliás, marca e nem preço definem a qualidade de um produto, é necessário fazer uma pesquisa observando todos os aspectos do produto. 

Não basta apenas observar o design ou comprar aquele que parece o mais bonito e está na moda. Hoje em dia, ter um tênis caro significa status, mas não necessariamente conforto e vantagens ergonômicas.

Entretanto, para escolher um bom tênis de corrida é necessário avaliar os seguintes pontos: 

  • Não comprar tênis apertados ou muito largos; 
  • Verificar o qualidade do solado; 
  • A tecnologia do tênis; 
  • O seu tipo de pisada (pronada, neutra ou estável); 
  • O design. 

Apesar dessas dicas, a escolha de um tênis de corrida é algo pessoal. Para fazer a melhor escolha é necessário ir na loja calçar o tênis e realizar suas conclusões a respeito das suas percepções. 

Escolha aquele que é mais confortável, que não limite seus movimentos e que absorva o impacto do solo. Verificar o peso do tênis é outro fator importante para que você consiga atingir suas metas ao praticar o esporte.

Ainda sim é possível aliar o design com o conforto e as tecnologias de um tênis moderno, escolhendo aquele que está na moda, é o mais bonito e o adequado para seus pés. 

Conclusão 

Resumindo, essas dicas irão auxiliar o consumidor a escolher o melhor tênis de corrida para realizar às suas práticas esportivas, evitando lesões no corpo e trazendo diversos benefícios para a saúde do atleta. 

Não deixe de praticar um esporte por não saber escolher quais os elementos necessários para realizar a atividade bem feita e sem causar lesões. 

O esporte possui o poder de promover bem estar corporal e mental para o indivíduo, aproximando pessoas, melhorando a qualidade de vida e evitando doenças crônicas, como depressão, obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes Mellitus. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

CNPJ: 15.063.424/0001-72
Endereço: 11ª av n 1409 qd 41 a Setor leste universitário Goiânia
Grupo marketing de negócios