É sempre difícil fazer um ranking dos melhores jogadores do mundo, até porque a escolha corre o risco de ser subjectiva, mas existem dados objetivos, como o valor do jogador, ou os troféus conquistados na época, sobre os quais é pouco o que discutir e pode ser considerado um dado objetivo de avaliação.
Queremos ser ajudados pelo ranking da última Bola de Ouro 2011, e assim elaborar um ranking dos nossos 10 jogadores mais fortes do mundo em 2022.
1. Lionel Messi (Espanha – Paris Saint Germain)
O valor do argentino é indiscutível, e até hoje “La Pulce” continua sendo o melhor jogador do mundo. No verão passado ele “traiu” seu Barcelona, submerso em dívidas, por mudar para os xeques do Paris Saint Germain. Messi ganhou a Bola de Ouro 7 vezes em sua carreira (ninguém na história melhor que ele), ganhou 10 títulos da Liga Espanhola, 4 Ligas dos Campeões, 3 Mundiais de Clubes, e no verão passado quebrou o tabu até mesmo na seleção, levando a Argentina à conquista da Copa América, primeira conquista de Messi com a camisa alviceleste.
2. Robert Lewandowski (Polônia – Bayern de Munique)
Segundo a 22Bet, ele teria merecido a Bola de Ouro em 2021, e certamente a teria conquistado em 2020 se a France Football não tivesse decidido não premiá-la devido à paralisação dos campeonatos devido à pandemia. Lewandowski na Bundesliga 2020/21 quebrou o recorde de gols de Gerd Muller em uma única temporada que durava 50 anos (41 do polonês, quebrando 40 de Gerd), e conquistou uma Liga dos Campeões e um Mundial de Clubes com o Bayern , mais nove campeonatos alemães, 7 com os bávaros e 2 com o Borussia Dortmund.
3. Kylian Mbappè (França – Paris Saint Germain)
O jovem atacante francês nascido em 1998, mas já vencedor de uma Copa do Mundo com os Bleus, e uma Liga das Nações conquistada em outubro passado em Milão. Mbappè é muito rápido e tem muita técnica, e está sempre o número protagonista da camisa do PSG ao lado de Messi e Neymar. No próximo verão pode deixar Paris para se estabelecer no R.Madrid (seu sonho desde criança), mas o clube do Catar fará de tudo para mantê-lo em casa.
4 . Cristiano Ronaldo (Portugal – Manchester United)
Cinco vezes vencedor da Bola de Ouro e sempre em competição com o amigo/inimigo Messi, Ronaldo é um ícone desportivo do nosso tempo. Conduziu a seleção portuguesa à vitória no Campeonato da Europa de 2016, e com R . Madrid conquistou a Liga dos Campeões 4 vezes, mais uma vez com o Manchester United, onde voltou esta temporada após uma passagem de três anos na Juve. Ronaldo jogou, após sua estreia no Sporting de Lisboa, com R.Madrid, Manchester United e Juve, sempre sendo protagonista na La Liga, Premier League e Serie A.
5. Neymar (Brasil – Paris Saint Germain)
Ao lado de Messi e Mbappe, compõem o tridente das maravilhas do Paris Saint Germain. Na verdade, o brasileiro é muito propenso a lesões, e por isso costuma se ausentar dos gramados. Em sua carreira conquistou a Liga dos Campeões em 2015 com o Barcelona, e conquistou campeonatos na Espanha e na França. Com a seleção brasileira conquistou as Olimpíadas em 2016 no Rio de Janeiro.
6. Karim Benzema (França – R.Madrid)
Quando jogava ao lado do CR 7, muitas vezes foi ofuscado pelos portugueses, mas como se manteve o verdadeiro líder em Madrid, passou a arrastar os blancos sozinho. Vencedor de 4 Champions com o Real Madrid recentemente voltou à seleção, resultando decisivo na vitória na Liga das Nações, após a eliminação do técnico Deschamps, e assim não pôde participar da vitória fora de casa dos Bleus na Rússia em 2018.
7. Mohamed Salah (Egito – Liverpool)
Depois da passagem pelo Chelsea, o egípcio também se destacou na Série A com as camisas da Fiorentina e da Roma, mas foi no Liverpool de Klopp que se firmou definitivamente. Ao lado de Firmino e Manè compõe trio de ataque dos Reds, time capaz de dominar dentro e fora de casa Salah conquistou a Liga dos Campeões com o Liverpool em 2019, e na temporada seguinte marcou para os Reds reconquistarem o campeonato após uma falta de exatos 30 anos.
8. Erling Haaland (Noruega – Borussia Dortmund)
É o atacante do momento, aquele pelo qual todos disputam no mercado de transferências. Haaland se destacou no Red Bull Salzburg, antes de passar para o Borussia Dortmund para continuar marcando gols na Bundesliga e Liga dos Campeões.Forte fisicamente, mas também tecnicamente, Bayern de Munique, R.Madrid e os principais clubes da Premier League seguem seus passos.
9.Gianluigi Donnarumma (Itália – Paris Saint Germain)
Único goleiro do nosso ranking, Donnarumma foi o grande protagonista da vitória da Itália no último Campeonato Europeu. Sua despedida do Milan foi muito tumultuada, e ele não está encontrando o espaço que esperava no Paris Saint Germain, mas o valor do goleiro originário de Castellammare di Stabia é absoluto, e hoje ele é certamente um dos melhores do mundo em sua função.
10. Kevin De Bruyne (Bélgica – Manchester City)
Papel de meio-campista, mas De Bruyne é o protótipo do futebolista moderno. Desde que Guardiola chegou ao Manchester City, o belga cresceu muito, e depois de vencer três vezes a Premier League e o Esta temporada ele espera levar os Citizens à conquista da cobiçada Liga dos Campeões na FA Cup. Após o terceiro lugar em 2018, De Bruyne será um dos protagonistas da Bélgica na próxima Copa do Mundo no Catar.