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Guia prático de como aplicar o endomarketing nas empresas

Os colaboradores são elementos muito importantes para o sucesso dos negócios, e para manter seu engajamento algumas medidas podem ser desenvolvidas, como a criação de ações de endomarketing.

Basicamente, os profissionais do corpo laboral são os responsáveis por realizar diferentes atividades na rotina empresarial, indo desde a produção de itens até o atendimento ao cliente, representando a marca e contribuindo com seu desenvolvimento. 

Nesse sentido, de modo a manter a satisfação e engajamento dos profissionais, é preciso estabelecer um ambiente atrativo, com a disponibilização de itens como contabilidade fiscal e planejamento tributário, bom clima e diferenciais que demonstram a valorização do profissional e reforcem a relação empregatícia, demonstrando suas vantagens. 

Sendo assim, é importante analisar o nível de satisfação das pessoas, o ambiente interno e, conforme os resultados, pensar estratégias de endomarketing que sejam eficientes.

Basicamente, o endomarketing consiste em uma área específica e/ou ações estratégicas desenvolvidas visando a melhora do relacionamento, clima e comunicação entre empresa e colaboradores, podendo envolver benefícios e atividades que mantenham a motivação e valorização dos profissionais.

Contudo, por envolver ações de aperfeiçoamento comunicacional, como padronização de comunicados e uso de intranet, algumas pessoas confundem comunicação interna com endomarketing. 

No entanto, essas são ações distintas, mas que atuam em conjunto para garantir um melhor ambiente de trabalho e mais unidade nos setores e informações/objetivos. Ou seja, um conceito não substitui o outro em uma empresa, devendo ser trabalhados em conjunto.

Para que essas ações sejam mais efetivas, entender os pontos positivos do endomarketing, o que ele é e como a comunicação pode favorecer esse processo de melhorar o engajamento e conhecer os profissionais para propor melhorias à rotina de trabalho é fundamental.

Isso porque as ações promovem colaboradores mais engajados, uma relação mais próxima com a equipe e, consequentemente, mais sucesso para os profissionais e a marca como um todo.

O que é endomarketing?

Na prática, o endomarketing é um conjunto de estratégias que podem ser criadas em uma clínica de correção de astigmatismo – ou qualquer outro modelo de negócio (escritórios e fábricas, por exemplo – e que visam melhorar o ambiente de trabalho.

Ou seja, são ações focadas na área interna das empresas e em um dos bens mais preciosos: o colaborador. Para isso, os responsáveis pelo setor identificam melhorias para o espaço de trabalho e para a rotina do colaborador, bem como buscam uma melhor integração e o engajamento da equipe.

Atualmente, as estratégias de endomarketing são uma grande ferramenta para reduzir os índices de turnover (rotatividade de funcionários) e consequentemente os custos de contratação e o tempo despendido nos processos seletivos.

Além disso, o planejamento dessas ações auxilia na capacitação dos colaboradores – promovendo uma cultura de desenvolvimento e plano de carreira, ou de aperfeiçoamento nas linhas de produção –  tornando os profissionais mais preparados para executar as atividades em empresas de diversos setores.

Por conta disso, e da facilidade e praticidade na implementação das estratégias, o marketing focado no ambiente interno das empresas, ou seja, o endomarketing, tem se tornado uma prática muito importante para os negócios, seu desenvolvimento e obtenção de resultados interessantes.

Implementação: Possíveis objetivos para estabelecer o endomarketing

O principal objetivo das estratégias de endomarketing é estimular os funcionários de diferentes áreas da empresa, deixando-os motivados de modo a se dedicarem ao máximo nas atividades.

Já os ganhos acontecem quando o plano é colocado em prática de forma eficaz e com base no perfil dos colaboradores, contando com a organização dos gestores para melhorar o clima organizacional.

Afinal, ter um bom clima organizacional – com base no respeito e fortalecimento das equipes e abertura para feedbacks, por exemplo – é essencial para que os colaboradores atuem com qualidade e afinco. 

Isto posto, criar estratégias de endomarketing é tão importante quanto investir na aquisição de piso autonivelante preço m2 para os empreendimentos que atuam com obra de construção, por exemplo.

Nesse sentido, para criar um plano eficaz, também é preciso definir quais são as melhorias e objetivos visados com a implementação do endomarketing, sendo que os principais motivadores – e consequentes benefícios – consiste em:

  • Atração e retenção dos colaboradores;
  • Engajamento e alinhamento dos profissionais com as metas da empresa;
  • Comunicação mais efetiva;
  • Otimização da produtividade;
  • Disseminação da cultura organizacional;
  • Integração das equipes e setores;
  • Aumento na qualidade de trabalho e do bem-estar;
  • Implementação de uma cultura de transparência.

Dicas e estratégias de endomarketing para o sucesso do negócio

As estratégias criadas pelos profissionais de marketing em conjunto com setores de RH visam o engajamento dos funcionários de modo que estes contribuam positivamente para os objetivos da companhia.

Muitos empresários pensam que o endomarketing se resume apenas em criar um relacionamento mais próximo, mas na verdade consiste em um sistema que valoriza a equipe e promove um ambiente saudável, fazendo com que o profissional se sinta satisfeito, motivado e reconhecido.

Um marketing de sucesso começa de dentro para fora, ou seja, causar uma boa impressão para as pessoas que atuam diariamente nas atividades da empresa é o caminho para obter resultados promissores com o público. 

Afinal, eles representam a empresa em diversos processos, mas principalmente em suas redes próximas (indicando ou não o estabelecimento) e no atendimento ao público, impactando na impressão do cliente.

Por isso, criar ações planejadas e específicas é fundamental para “ativar” o funcionário e, para isso, algumas dicas podem ser muito importantes,  ajudando no processo de criação e implementação do endomarketing. São elas:

  1. Organize eventos internos

Uma maneira de unir e integrar a equipe é promover eventos internos. A organização de festas nos escritórios e empresas de Troca de tela samsung em datas sazonais é bastante benéfica para criar um ambiente mais dinâmico, promover um relaxamento e permitir a troca de contatos entre equipes que não atuam com tanta proximidade.

Assim, é possível favorecer a comemoração dos aniversariantes do mês ou criar gincanas e festas de fim de ano, que são ótimos exemplos de festividades e oportunidades para estreitar os relacionamentos no ambiente de trabalho e evidenciar os colaboradores.

Ou seja, os eventos são uma excelente oportunidade de engajar os funcionários, promovendo novas relações entre pessoas de diferentes setores.

Pesquisar informações sobre empresas especializadas ou buscar ajuda de profissionais especializados para organizar o evento é uma boa escolha para que tudo aconteça conforme o planejado e para garantir que as necessidades e objetivos sejam supridos/alcançados.

  1. Tenha atenção na comunicação

Uma boa estrutura de comunicação pode parecer óbvia quando se fala sobre o sucesso da empresa, mas para que isso ocorra é preciso sistematizar os comunicados e a dedicação diária em manter todos sempre informados é o que faz a diferença no processo, mantendo a comunicação clara e aberta. 

Isto posto, os gestores devem pensar em quais meios utilizar conforme o perfil dos funcionários, seja a criação de uma “rede social” para um perfil mais jovem e engajados ou manter uma comunicação mais tradicional em caso de empreendimentos mais sérios, permitindo uma melhor organização e adaptação aos processos.

Já em relação às opções, a comunicação pode ser feita em murais, informativos, grupos de Whatsapp, e-mails semanais, entre outros.

Utilizar mais de um canal de comunicação também é uma opção bastante benéfica, sendo importante para garantir que todas as pessoas recebam as informações com velocidade e, as mensagens mais importantes, sejam reforçadas. 

Considerando que nas empresas sempre há indivíduos de diferentes gerações, apostar em vários recursos para comunicar é o modo de manter os funcionários informados e promover mais qualidade no acesso aos dados em empresas que vendem Chaves codificadas e negócios em diferentes segmentos.

  1. Invista em capacitação

A capacitação constante é essencial para melhorar o desempenho dos funcionários, garantir que os fluxos sejam seguidos de forma adequada e até mesmo desenvolver os profissionais para novos desafios ou sistemas. 

Além disso, os gestores podem incentivar os colaboradores a dedicar tempo para se capacitarem em plataformas específicas ou desenvolver cursos no próprio empreendimento (conforme demandas e especificidades do local), desenvolvendo as habilidades do profissional.

Uma maneira de tornar este plano realidade é investindo em palestras, treinamentos, workshops, cursos e outras opções que se relacionem com o setor de atuação ou promova melhoria de skills pessoais/profissionais. Contratar um especialista para desempenhar as atividades é uma ótima solução.

A capacitação é interessante para mostrar aos funcionários que eles são importantes para as empresas, que busca proporcionar oportunidades de melhorias para o colaborador em sua jornada.

Já os investimentos serão revertidos em melhoria na produtividade, organização das tarefas diárias e maior engajamento/efetividade nas atividades desenvolvidas.

  1. Alinhe a equipe estrategicamente e crie abertura comunicacional

Com uma comunicação eficiente, a companhia pode ter equipes de trabalho mais alinhadas ao objetivo principal. 

Os profissionais do RH (Recursos Humanos) podem desenvolver e aplicar algumas pesquisas de satisfação com os colaboradores.

Esta técnica é interessante para que os gestores entendam qual é a percepção do funcionário a respeito do ambiente de trabalho, da empresa e de quais melhorias podem ser aplicadas conforme o perfil dos colaboradores/equipes. 

As estratégias de endomarketing permitem que os profissionais elaborem um planejamento estratégico para manter as equipes de trabalho alinhadas aos principais objetivos da empresa, promovendo eficiência na rotina de atividades.

O procedimento de elaboração das pesquisas e planejamento pode ser feito em diferentes áreas, desde um centro de medição até empresas varejistas.

  1. Ofereça feedbacks

O feedback é importante para que os funcionários compreendam o seu desempenho e os resultados, alinhando suas expectativas e afazeres com os objetivos da empresa em um cenário mais amplo.

Além disso, a falta de respostas e reconhecimento podem ser fatores que desmotivam as pessoas em uma empresa, porque, sem saber onde se está acertando ou errando, o profissional pode ter dificuldade de trabalhar motivado, se aperfeiçoar e compreender o que é necessário modificar.

Realizar reuniões periódicas para apresentar os resultados e desempenhos para a equipe é muito importante para que vejam o resultado de suas ações e se sintam valorizados.

Parabenizar os colaboradores que se destacam e dar espaço para todos exporem novas ideias também são maneiras de manter a qualidade no serviço e demonstrar abertura e oportunidade, dando voz aos funcionários e demonstrando que todos podem evoluir.

Os feedbacks podem ser semanais, mensais ou conforme a necessidade verificada para algumas atividades, que podem demandar acompanhamento mais próximo.

  1. Crie uma política de benefícios

Oferecer benefícios como descontos em uma academia com natação, restaurantes e shoppings, além dos tradicionais vale-alimentação e refeição para os funcionários são ações muito interessantes e importantes, sendo recursos que diferenciam a empresa e podem animar os trabalhadores.

Fechar parcerias com teatros, cinemas e apostar em medidas socioeducativas como descontos em mensalidades de cursos e universidades são ações de endomarketing que podem deixar os colaboradores felizes, gerando mais motivação para trabalhar na empresa.

  1. Promova um ambiente inovador, tecnológico e acolhedor

A tecnologia é uma realidade na vida das pessoas, seja dentro ou fora do ambiente de trabalho. 

Pensar em maneiras de aliar o acesso à internet que o colaborador já tem em sua rotina, mas sem comprometer a qualidade dos serviços, são formas de ter excelentes resultados e otimizar diferentes processos.

Equipamentos tecnológicos são utilizados, por exemplo, em demandas de um curso de socorrista aph, agilizando o processo de verificação de locais e promovendo um ambiente mais prático e estimulante aos colaboradores que podem ter novos insights.

Para isso, é importante que os colaboradores entendam e aprendam a lidar com as tecnologias e saibam separar os momentos de trabalho do seu período de descanso, em que podem ter acesso à internet – com foco no entretenimento.  Mais ainda, as ferramentas e formas de acesso podem ter espaços distintos, como pelo computador e lazer pelo celular, ou bloqueios específicos.

Esta divisão é fundamental para que não ocorram contratempos na jornada de trabalho.

Apostar em palestras que motivam atitudes éticas neste sentido, por exemplo, é uma solução interessante para tornar o ambiente de trabalho interessante para os colaboradores e, consequentemente, para os gestores, estabelecendo os critérios para usos de tecnologia de forma clara.

Vantagens de investir em endomarketing 

Há diversas vantagens em implementar as estratégias de endomarketing nas empresas, sendo que as principais são:

  • Reduz o índice de rotatividade;
  • Aumenta a produtividade;
  • Melhora o clima organizacional;
  • Otimiza o gerenciamento;
  • Contribui para um rendimento de qualidade;
  • Torna os colaboradores mais interessados, motivados e engajados;
  • Promove a manutenção e desenvolvimento dos talentos da empresa;
  • Possibilita o crescimento, lucratividade e novas oportunidades para a companhia.

Com benefícios interessantes para os negócios e para o corpo laboral, investir tempo e capital para criar estratégias de endomarketing é o modo de ter uma comunicação eficiente, funcionários que vestem a camisa da empresa e muito sucesso.

Considerações finais

As técnicas de endomarketing permitem a expansão dos negócios, aumentando a produtividade, algo que gera excelentes mercadorias para atender as demandas dos clientes. 

Um ponto interessante do endomarketing é que as estratégias contribuem para que a empresa tenha colaboradores mais leais, motivados e, principalmente, comprometidos com a organização, algo que faz toda a diferença no desenvolvimento da marca e dos talentos.

Deste modo, com diversas dicas sobre como desenvolver um planejamento e estratégias focadas em endomarketing, os empreendedores no segmento de Administração de condomínios – e de tantos outros setores – podem aprimorar o marketing interno  e ter excelentes resultados nos negócios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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