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Análise de concorrência: Como fazer uma para melhorar o SEO

A análise de concorrência é um processo que serve para identificar os concorrentes e avaliar suas estratégias, determinando os pontos fortes e fracos em relação ao negócio, seus produtos e serviços.

O principal objetivo é obter a inteligência necessária para desenvolver uma estratégia bem-sucedida no segmento de atuação da companhia.

Compartilhar os mesmos clientes com os concorrentes é um grande desafio, principalmente em um mercado abarrotado de soluções. Mas a competição também pode ser um indicador sobre as demandas do consumidor.

Se existe demanda, também existe potencial de crescimento e rentabilidade, o que faz da análise de concorrência algo ainda mais importante.

Tendo isso em vista, a companhia precisa saber qual é a origem do tráfego de seus concorrentes, como eles interagem com os consumidores e analisar como se comportam diante das oportunidades de mercado.

São informações que podem embasar as tomadas de decisão e determinar qual será o futuro da corporação. No entanto, para fazer a análise de concorrência, é necessário conhecer alguns aspectos importantes sobre a metodologia.

Este artigo vai explicar porque essa análise é relevante para melhorar o SEO, quais são os aspectos que devem ser avaliados e como utilizar os insights obtidos para ajustar as estratégias de SEO e aumentar a competitividade.

Relevância da análise de concorrência para o SEO

A análise de concorrência é relevante para melhorar o SEO (Search Engine Optimization) do site porque ajuda a aumentar o tráfego, ajuda a avaliar as oportunidades de negócio e a empresa ganha vantagem competitiva.

Ao mesmo tempo, consegue aprender as táticas e compreender o desempenho online de seus concorrentes.

Para uma clínica especializada em lipoescultura na barriga, a inteligência competitiva é uma forma de otimizar o próprio desempenho no meio digital e conseguir um crescimento mais rápido.

As tomadas de decisões se tornam mais fáceis e otimizadas, e para auxiliar esse processo, é interessante usar ferramentas que analisam o tráfego.

Elas trazem estimativas sobre os visitantes desktop e mobile, bem como estatísticas de comportamento e fontes de tráfego. Esses dados também permitem que os estrategistas possam analisar o marketing dos concorrentes.

Mais do que isso, podem estimar a capacidade de crescimento dos parceiros, explorar novos mercados e construir argumentos pautados no marketing analítico.

Por meio do Google Analytics, por exemplo, um gestor consegue visualizar as métricas de desempenho de seu site, obtendo um panorama sobre as principais métricas do canal que recebe mais fluxo orgânico.

As ferramentas de análise de tráfego foram criadas para que os proprietários de sites tenham acesso a essas informações, mas eles também podem avaliar as condições dos concorrentes.

Até mesmo uma entidade que disponibiliza aluguel de plataforma pantográfica pode comparar o tráfego de seu site e analisar o comportamento do usuário em relação aos concorrentes.

Aspectos que devem ser avaliados

Ao analisar os concorrentes em termos de SEO, existem alguns aspectos que precisam ser priorizados.

Primeiro é indispensável entender que essa análise não se limita a uma pesquisa de mercado, tanto é que um dos pontos mais importantes são as palavras-chave. Além delas, a organização também deve analisar o desempenho do blog do concorrente.

Ainda que a marca ou o concorrente esteja entre os primeiros resultados do Google, é necessário acompanhar as estratégias dos competidores no que diz respeito ao tráfego orgânico e ranqueamento de palavras-chave.

Analisar o blog da concorrência ajuda a preencher lacunas na estratégia, indicando, por exemplo, os temas que precisam ser trabalhados no blog do competidor e as palavras-chave que devem ser focadas nos próximos meses.

Também é necessário melhorar a relevância e a autoridade do negócio em sua área de atuação. Para alcançar esse objetivo, é necessário examinar os conteúdos produzidos pelo concorrente, como:

  • Blogpost;
  • Infográfico;
  • Quiz;
  • Webinar;
  • Podcast.

De modo geral, uma casa de repouso perto de mim deve analisar tudo aquilo que pode construir a autoridade da marca perante a persona.

Essa análise não serve para copiar o que o outro faz, mas para identificar as tendências e produzir conteúdos melhores que serão ranqueados nas primeiras posições e que vão ajudar a construir a relevância da corporação.

Como utilizar os insights obtidos?

De nada adianta analisar a concorrência se os insights obtidos não serão usados adequadamente nas estratégias de SEO para gerar vantagem competitiva. Algumas dicas para isso são:

Análise SWOT

Essa análise vai ajudar a avaliar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa em relação aos concorrentes.

É imprescindível identificar esses fatores para compreender como a companhia se compara com os competidores e onde deve se concentrar para conseguir destaque.

5 forças de Porter

Essa estratégia avalia a dinâmica competitiva dentro do mercado, considerando fatores importantes, sendo a rivalidade entre os concorrentes, a ameaça de novos concorrentes, o poder de negociação dos fornecedores e o poder de negociação dos compradores.

Com ela, uma clínica que faz gluteoplastia 450ml também pode analisar a ameaça de produtos substitutos, e todos esses fatores ajudam a entender mais sobre as forças competitivas que impactarão o mercado e a maneira como a empresa se posiciona.

Análise PEST

Essa estratégia serve para avaliar as influências políticas, tecnológicas, sociais e econômicas que afetam a companhia e os concorrentes.

Compreender essas influências é fundamental para entender o ambiente em que o negócio está inserido e os fatores que podem impactar sua posição atual.

Como fazer a análise competitiva?

Para fazer a análise competitiva, a empresa precisa seguir um passo a passo muito importante, formado pelas seguintes etapas:

Criar uma lista dos concorrentes

O primeiro passo é identificar quem são os concorrentes e criar uma lista com os nomes dessas organizações.

Uma entidade de entrega expressa motoboy precisa levar em conta os concorrentes diretos e indiretos. Os concorrentes diretos são os que oferecem produtos e serviços similares e os concorrentes indiretos atendem às mesmas necessidades dos clientes.

Montar os perfis dos concorrentes

Depois de criar a lista, é necessário montar o perfil de cada concorrente, incluindo informações específicas, como o tamanho do negócio, seu público-alvo, a localização geográfica, presença nas redes sociais, entre outros.

Também é muito importante identificar as palavras-chave que correspondem a cada concorrente e as páginas que possuem uma boa classificação para esses termos.

Pesquisar as organizações

Depois de passar pelas etapas anteriores, é um momento de pesquisar de maneira aprofundada sobre os produtos, serviços, preços e estratégias dos concorrentes listados.

Uma maneira de fazer isso é visitar o site de cada um deles e examinar os conteúdos e as ofertas de seus produtos e serviços.

Sendo assim, uma clínica veterinária para cachorro também pode analisar as redes sociais de cada um para compreender como é formada sua presença online e de que maneira essas organizações se comunicam com o público-alvo.

Finalmente, é o momento de pesquisar o preço dos produtos e serviços e compará-los com os preços praticados pela marca.

Identificar pontos fortes e fracos

A empresa pode criar um plano de ação para melhorar suas estratégias de SEO e conseguir se destacar em meio aos concorrentes.

Entre as melhores ações para fazer isso está a otimização do site para palavras-chave mas apropriadas, desenvolver conteúdos de qualidade é construir uma estratégia de backlinks.

Usar boas ferramentas

Existem algumas ferramentas fundamentais para fazer uma boa análise de SEO dos concorrentes, e uma das mais conhecidas é o Google Analytics.

Por meio dele, um especialista em transtorno de uso de cocaína consegue obter informações detalhadas sobre o desempenho do site, tendo acesso a informações como tráfego, dados demográficos e fontes.

Outra possibilidade é usar o Google Analytics para saber como está o desempenho do concorrente, e assim identificar quais canais de marketing essas empresas usam para que o negócio consiga superá-las.

Outro recurso muito interessante é o Google Alerta, uma plataforma gratuita que ajuda as organizações a monitorarem a internet, procurando conteúdos relevantes e que estejam relacionados ao mercado de atuação.

Com ele, um hospital veterinário que oferece internação para cachorro consegue configurar alertas com o nome de seu concorrente, um tópico específico ou uma palavra-chave, e toda vez que houver um conteúdo relacionado, receberá um alerta.

Entretanto, se a intenção é rastrear o desempenho de conteúdo nas redes sociais, o melhor recurso é o Buzzsumo. Basta inserir o nome do concorrente e ver quais artigos estão gerando mais engajamento.

É uma forma de entender as estratégias de conteúdo que funcionam para os concorrentes e ajustar os investimentos do negócio.

Considerações finais

Fazer uma análise de concorrência é fundamental para definir uma boa estratégia de otimização e alcançar bons resultados.

É necessário conhecer os concorrentes, seus pontos positivos e negativos, além das oportunidades e ameaças do mercado para ajustar as estratégias.

Isso vai ajudar a marca a se destacar em seu mercado de atuação, além de conquistar um resultado positivo nos mecanismos de busca.

Por meio das estratégias e ferramentas certas, fica mais fácil obter informações valiosas que vão embasar as tomadas de decisão nas estratégias de SEO.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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