Blog

O que a gripe e a covid-19 podem fazer nos pulmões?

Se quer saber o que a covid-19 e a gripe podem fazer ao pulmão, veio ao lugar certo. Pois aqui vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Desde o final de 2019 e início de 2020 o mundo vem sofrendo com a covid. A pandemia assolou o mundo e mesmo que nos dias atuais não seja algo tão “fatal” como nos dois primeiros anos, ainda é um problema.

No entanto, agora o mundo tem vacinas que são muito importantes e podem ser de grande ajuda na prevenção contra a doença. Mas, é claro que precisamos pontuar o que o coronavírus e a gripe podem fazer aos seus pulmões.

Ficou interessado? Então continue lendo este artigo e descubra o que essas doenças podem causar ao seu pulmão.

O que a gripe e a covid-19 podem fazer com os pulmões?

Bem, a gripe e a covid têm muitos sintomas em comum. No entanto o coronavírus costuma ter um comportamento diferente.

Isso quer dizer que o pulmão com covid pode sofrer danos mesmo em casos em que a pessoa não sinta nada e nos de sintomas leves. Alguns médicos observaram nas tomografias de pacientes leves que houve uma alteração nos pulmões.

Elas são bem importantes, pois por se tratar de uma doença nova é preciso de muitos estudos.

Ele é considerado como um vírus “inteligente” e para os profissionais ele é interessante. A covid é uma doença responsável por diversas alterações ainda desconhecidas.

Isso quer dizer que nenhum outro vírus faz/fez o que ele consegue. Os traços clínicos dele são completamente distintos, de forma que um paciente sem sintomas ou que esteja sentindo algo em grau leve tenha alguma alteração em uma tomografia.

Além disso, esse é um vírus silencioso, porém isso não é um problema já que ele mesmo em silêncio faz grandes estragos. Isso porque ataca os pulmões e faz algumas fusões com outros vírus e isso pode causar grandes alterações que nenhum outro vírus faz e/ou fez.

A coinfecção de outros vírus chega a mais ou menos 5%, enquanto a do coronavírus pode chegar até 25%. O que torna essa uma doença difícil e com padrões desconhecidos.

Ele vem desafiando toda a comunidade científica que vem buscando diversas formas de desvendar os mistérios por trás dela. Felizmente, o mundo é globalizado e a tecnologia tem avançado bastante.

Isso permite que os médicos de todo o mundo compartilhem informações e assim optem por diversos caminhos. No entanto, ainda não existe nenhuma resposta de medicamento, mas vacinas já existem.

Existe a chance de ter covid e gripe ao mesmo tempo?

Bem, uma coisa não anula a outra, logo se uma pessoa está infectada com um vírus pode se contaminar com outro. Ou seja, as chances de um indivíduo contrair uma outra doença viral é algo a se considerar.

No entanto, pegar uma gripe enquanto já está com covid pode ser algo bem ruim para o seu sistema imunológico. Uma vez que, ambos irão afetar o pulmão e sistema respiratório.

Isso pode deixa-lo cada vez mais vulnerável a outras doenças. Por exemplo, o coronavírus atinge seu pulmão e pode acabar levando a uma pneumonia.

Mas, se você estiver com uma gripe pode escalar para um coronavírus e/ou outra síndrome que atinja o seu sistema respiratório. Isso com certeza pode ser fatal, além de poder levar a pessoa a um caso mais grave onde será preciso de uma internação.

Felizmente nos dias atuais já existem vacinas para combater a covid. Logo é preciso seguir o calendário vacinal à risca para se prevenir e diminuir os riscos de se infectar com o vírus.

Manter as medidas de segurança também pode ser de grande ajuda. O período de alerta de pandemia passou, mas os riscos de contrair a doença ainda existem.

Em outras palavras, o vírus segue presente no mundo e já sofreu diversas mutações. Com isso variantes surgiram e ainda estão surgindo, por isso é preciso se proteger.

É importante pontuar que lá no início da pandemia muitos especialistas não indicavam a busca por um atendimento médico de urgência. Mas, é melhor prevenir do que esperar a doença comprometer o seu sistema.

Visto que ela afeta os pulmões de uma forma que causa danos que nenhuma outra causou. Sendo uma doença muito distinta das demais precisa de cuidado mais do que redobrado para evitar outro surto no mundo.

Com isso, fica comprovado que a chance de pegar mais de uma doença ao mesmo tempo existe. No caso de estar com gripe pode escalar para uma crise de covid e/ou pneumonia.

Conclusão

Por fim, mostramos que os danos que o coronavírus causa nos pulmões são maiores que os causados por qualquer outra doença. Deixamos a sua disposição diversas dicas sobre como o fato dela ser nova no mundo ainda precisa de muito estudo.

Isso faz com que os cientistas e pesquisadores se juntem para compartilhar estudos e descobrir outras informações sobre ela. É importante destacar que as vacinas foram desenvolvidas com certa rapidez.

No mundo atual e com a tecnologia muito avançada isso foi possível. No entanto ainda é necessário descobrir um medicamento que seja capaz de bater de frente com esse vírus.

Os estudo e pesquisas sobre ele não terminaram e estão longe de terminar. Como citamos acima, a busca por uma espécie de cura ainda é uma missão para as grandes mentes do mundo.

Claro que para ajudar com a não propagação do vírus as pessoas precisam se vacinar e se prevenir. Isso reduz os casos de pacientes com estado mais graves.

Já vimos que esse vírus causa danos nos pulmões de pacientes que não tenham sentido nada. Descobrir a relação dele com as diversas sequelas da Covid-19 é algo de suma importância.

Ou seja, essa doença é um mistério e que pode ser desvendado. Afinal, muito se tem a descobrir e desvendar sobre ele e como combatê-lo de uma forma que se entenda seu funcionamento. Gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado na sua busca, caso tenha alguma dúvida é só deixar um comentário.

CNPJ: 15.063.424/0001-72
Endereço: 11ª av n 1409 qd 41 a Setor leste universitário Goiânia
Grupo marketing de negócios