marketing de relacionamento
Sem categoria

Descubra o que é marketing de relacionamento 

A maioria das pessoas com certeza já foi alvo do marketing de relacionamento sem que sequer tenham percebido ou até mesmo sem ter a noção do que ele significa. Os indivíduos se relacionam entre si, mas também com as empresas, em um contexto bem mais amplo.

marketing de relacionamento

A prática da “comunicação boca-a-boca” ou da “comunicação interpessoal” é conhecida atualmente como marketing de relacionamento e tem funcionado muito quando se trata de colocar os clientes muito mais próximos das empresas. 

Não é à toa que muitas escolas de música conseguem se destacar no mercado porque visam realizar um vínculo mais duradouro com os alunos que fazem aula de baixo avançado, no sentido de oferecer-lhes o melhor local e estudo possível do instrumento.  

Frequentemente, a caixa de e-mail é invadida por mensagens do tipo: “aproveite esta oferta por tempo limitado” ou “clique aqui e receba um cupom especial de desconto”. 

Isso acontece não porque a pessoa é famosa, mas porque a empresa está tentando construir um relacionamento mais sólido e verdadeiro com o indivíduo, que nada mais é do que uma estratégia do marketing de relacionamento.

Pesquisas revelam que sai muito mais caro para as empresas conquistarem um novo cliente para camiseta personalizada avengers, mas manter um antigo é cada vez mais difícil em virtude da grande concorrência, que parece querer disputá-lo. 

Afinal, quanto mais crescer a carteira de contatos, maiores serão as chances de aumentar as vendas de produtos e serviços, e isso, obviamente, perfaz grandes lucros nas metas estabelecidas para o final do mês, por exemplo.

Não é fácil chegar a um potencial cliente e isso só reforça a ideia de se utilizar mais amplamente o marketing de relacionamento, para estabelecer relações, satisfazendo o cliente nos desejos de consumo e muitas empresas se destacam nesse sentido.

O que é marketing de relacionamento?

Trata-se de uma estratégia que tem como objetivo criar uma comunicação mais sólida entre a empresa e o cliente, estabelecendo um vínculo que caminha além do ato de comprar ou vender algo.

Isso significa que esse relacionamento, como o próprio nome do marketing estabelece, deve ser construído ao longo do tempo, mantido e nutrido por uma empresa de instalação de portão eletrônico, por exemplo.

E, nesse sentido, o investimento de tempo e recursos pode ser bem maior por parte da companhia. No entanto, o retorno é bem mais alto, no sentido financeiro e, também, na conquista de novos clientes, assim como na preservação dos antigos.

A importância do marketing de relacionamento

Muito se ouve falar que “freguês feliz sempre volta” e isso é a mais pura verdade para qualquer tipo de estabelecimento comercial e para o departamento de vendas de uma empresa.

Então, com base nesse ditado antigo, o marketing de relacionamento se torna essencial em alguns quesitos como: 

  • Aumento na retenção de clientes antigos;
  • Aumento na fidelização de consumidores;
  • Crescimento das vendas;
  • Conquista de novos clientes.

É por essa razão que departamentos, como o de relações públicas, precisam se envolver nos planos estratégicos de marketing de relacionamento, porque é ele que vai conseguir manter a imagem da empresa e a forma como ela se relaciona com o mundo.

Ele faz, também, com que a ideia da marca de uma tábua de passar profissional seja mantida no mercado e melhor aceita pelos consumidores, e utilizar o marketing de relacionamento é uma excelente maneira de posicioná-la frente aos concorrentes.

Trabalhar a interação entre a empresa e o cliente perfaz uma série de benefícios, que ajudam nos trabalhos internos e na forma como o relacionamento é desenvolvido e, com certeza, se o marketing de relacionamento for bem realizado, vai durar por muito tempo.

Conquistar novos clientes e negligenciar os antigos não é uma atitude inteligente. Afinal, é fundamental manter aqueles que confiaram em um produto e se sentiram satisfeitos ao adquiri-lo.

Dessa forma, esses clientes tendem a voltar mais vezes e se transformam em uma fonte de lucro, além de recomendarem, tanto o produto quanto a empresa, para outros amigos, familiares e pessoas conhecidas.

Sendo assim, essa é uma estratégia inteligente e de grande importância até para uma empresa de pequenos consertos domésticos.

Clientes que permanecem por mais tempo acabam gastando mais a cada compra de produto ou serviço, ainda mais se elas ocorrerem com mais frequência. Bem diferente dos consumidores que acabaram de conhecer uma marca, por exemplo.

Por isso, dentre as estratégias de marketing de relacionamento, uma das mais utilizadas é a premiação para um cliente que indica um amigo, através de um cupom de desconto na compra de embalagem para brownie personalizada.

Hoje, existem várias maneiras de conquistar um cliente, mas, para mantê-lo, é crucial cultivar o relacionamento e dar-lhe atenção depois de cada compra e não o descartar imediatamente, como muitas empresas, infelizmente, acabam fazendo.

Nesse sentido, o marketing digital é uma ferramenta importante, quando se trata de criar relacionamentos mais próximos e duradouros.

Inclusive, manter uma boa imagem da empresa é fundamental porque, quando ela não é bem-vista, a notícia ruim corre rápido. Em minutos, ela pode ser criticada em diversas plataformas por clientes insatisfeitos com o atendimento, produto ou serviço.

A tecnologia atual é de grande auxílio nas estratégias de marketing, mesmo que seja para um simples chaveiro 24 horas, que fica na esquina da residência. Nesse exemplo, mais uma vez, o marketing de relacionamento é imprescindível.

As ferramentas de marketing de relacionamento

Existem várias ferramentas disponíveis para as ações de marketing de relacionamento. Algumas são típicas do marketing tradicional e outras são do marketing digital e todas elas são de grande auxílio:

  • E-mail marketing: para criar laços com os consumidores;
  • Programas de fidelidade: eles oferecem benefícios e vantagens;
  • Redes sociais: para gerar engajamento e interações;
  • Automação de marketing: para estruturar o fluxo de relacionamento;
  • Customer Success: a área auxilia no relacionamento com o cliente.

Basicamente, o marketing de relacionamento serve para todas as empresas, inclusive as de pequeno porte.

Seja qual for a companhia , investir em atendimento ao cliente é de vital importância, principalmente quando se trata de tirar-lhe dúvidas ou responder quanto ao funcionamento de um determinado produto que foi comprado.  

Segundo estudos realizados, a probabilidade de um cliente abandonar a empresa é quatro vezes maior quando ele não é bem atendido, e a questão do preço do produto ou a oferta recebida passam a ser fatores irrelevantes.

Outra boa estratégia na arte de relacionar-se com o cliente é decorando seu nome, mandando brindes ou fazendo uma visita. Tudo para torná-lo satisfeito e feliz, para que possa realizar compras mais volumosas a cada dia

Dessa forma, a corporação ganha um aliado, que pode fazer a propaganda boca-a-boca sem que seja necessário o uso de banner de parede personalizado na loja, para que ela seja mais bem reconhecida por quem passa aos arredores do local.

Sendo uma empresa de grande porte, é primordial buscar profissionais capacitados para a área de marketing, para que eles possam estabelecer as melhores estratégias para aproximar ainda mais os novos clientes e manter os antigos.

Como aplicar o marketing de relacionamento?

As estratégias são diversas, todas no sentido não apenas de construir uma boa imagem da empresa, mas, também, para cultivar um relacionamento duradouro e efetivo com os novos clientes que surgem e com os que já compõem a carteira de clientes. São elas:  

  • Programas de fidelização por pontos;
  • Descontos nas datas especiais;
  • Mensagens especiais em datas sazonais;
  • Vantagens por indicação;
  • Eventos para os melhores compradores;
  • Elaboração de conteúdo personalizado;
  • Pelo feed do Instagram;
  • Por meio do Facebook;
  • Pelo envio de e-mails personalizados;
  • Através de um atendimento qualificado;
  • Por meio de ofertas irrecusáveis.

O mais importante de tudo é a imagem que a marca precisa estabelecer, independentemente do perfil etário do consumidor, assim como conhecer com exatidão o público-alvo e todas as necessidades e desejos de consumo que o rodeiam.

Por meio de todas essas estratégias, é certo que o marketing de relacionamento será um sucesso para a empresa, tornando-se uma fonte constante de renda, através do aumento das vendas.

Considerações finais 

O marketing de relacionamento não é um conceito ou melhor, uma estratégia recente. Já vem desde o famoso boca-a-boca e com o passar do tempo apenas se aprimorou, ainda mais em plena era tecnológica.

Ele pode ser implementado em uma empresa com poucos recursos e tem como objetivo principal criar e nutrir um bom relacionamento com novos clientes, sem deixar os mais antigos para trás.

Afinal, quanto maior for a carteira de consumidores, maiores serão as possibilidades de vendas de produtos e serviços e, obviamente, os lucros alavancam e, com eles, a empresa consegue sobreviver muito mais tempo em um mercado tão competitivo, como é o atual.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Todos os direitos reservados a viva sapato