O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de marketing digital, sendo fundamental para ganhar a atenção das pessoas e aumentar as vendas na internet.
Os consumidores estão sempre em busca de conteúdos de valor e que conversem diretamente com eles. Por isso, é fundamental trabalhar com estratégias assertivas e direcionadas, considerando as características da persona.
O marketing de conteúdo surge como uma alternativa para levar materiais de qualidade para os consumidores, considerando seus interesses na hora de produzir as estratégias do negócio.
É possível disponibilizar materiais gratuitos em diferentes plataformas, como site institucional, redes sociais, YouTube e blog. Os conteúdos precisam ser elaborados com base no funil de vendas, pois isso vai aumentar as conversões e a autoridade da marca.
Por essa razão, é uma excelente estratégia para cativar usuários que tenham o perfil ideal do público, e consequentemente aumentar as taxas de vendas.
Qualquer negócio pode fazer uso dessa ação, pois ele é capaz de atrair mais visitantes para o blog, para o site institucional e até para os perfis nas redes sociais.
Mas para uma estratégia completa, é necessário saber quais são os benefícios do marketing de conteúdo, como ele pode fortalecer a autoridade a reputação da marca e conhecer um pouco mais sobre suas vantagens.
Benefícios do marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo traz muitos benefícios para gerar leads qualificados e aumentar as conversões. Ele consegue fazer isso porque aumenta o tráfego orgânico do site institucional, visto que o consumidor busca informações primeiramente no Google.
O intuito dessas pesquisas é variado, por exemplo, pode ser que uma pessoa esteja pesquisando sobre clínica veterinária próxima porque precisa levar seu animal de estimação ou apenas para saber onde pode ir em caso de uma emergência.
O primeiro benefício é sua capacidade de aumentar o volume de acesso, fazendo com que a plataforma tenha crescimento orgânico. No entanto, isso só vai acontecer se o material for capaz de responder suas dúvidas ou resolver um problema.
Outro benefício é que a estratégia é capaz de aumentar o brand awareness. Trata-se do reconhecimento da marca, algo muito importante para transmitir credibilidade e conquistar a confiança dos consumidores.
Se a organização for capaz de gerar reconhecimento para indivíduos que ainda não são clientes, a prospecção fica muito mais fácil.
Mas é fundamental gerar publicações nas redes sociais porque ali os usuários podem seguir os conteúdos, curtir, compartilhar e comentar. Essas ações são indispensáveis para gerar aproximação entre a empresa e sua audiência.
Fazer prospecções por meio de conteúdo de qualidade é uma forma de guiar os visitantes e influenciar a decisão de compra. O marketing de conteúdo consegue fazer isso porque existe a possibilidade de variar os formatos dos materiais, como:
- Artigos para blog;
- Cursos;
- Infográficos;
- Newsletter.
Dependendo do tipo de negócio, como um fabricante de fechamento de sacada de vidro e das características de seu cliente ideal, ainda é possível personalizar os materiais da empresa e se destacar.
Por fim, se a marca consegue gerar mais leads, então é natural que aumente suas vendas. Os materiais tornam os produtos e serviços mais atrativos e ainda transmitem uma imagem de empresa confiável para as pessoas.
Como fortalecer a autoridade e a reputação?
Criar materiais ricos e relevantes é uma das melhores formas de fortalecer a autoridade e a reputação da marca no ambiente digital.
Quando a organização se transforma em uma fonte de referência em seu mercado, naturalmente se destaca entre os concorrentes.
Quando a persona procura informações a respeito de um segmento e só encontra uma empresa, as chances de considerá-la para se informar e até fechar negócio são muito maiores.
Quanto antes a empresa começar a produzir conteúdos de qualidade, mais rápido ela se solidifica no mercado. Isso é importante porque o pioneirismo transmite credibilidade e é capaz de conquistar mais consumidores.
Uma empresa de conserto celular perto de mim precisa produzir materiais qualificados regularmente para conquistar um bom posicionamento nos resultados de pesquisa.
O próprio Google enxerga a atualização das páginas do site ou blog como algo muito positivo e seleciona as plataformas mais atualizadas para oferecer entre as primeiras respostas em sua página de resultados.
Por último, conteúdos de valor são excelentes para fortalecer a autoridade do negócio no ambiente digital e com isso ele atrai consumidores fiéis e evangelizadores da marca.
Conteúdos irresistíveis são capazes de envolver as pessoas e criam experiências positivas no relacionamento com o negócio.
Com a internet, e principalmente com as redes sociais, o marketing boca a boca se fortaleceu muito e tomou dimensões extraordinárias.
Se a empresa tiver um público fiel e que fale sobre ela com outras pessoas, terá acesso a diversos benefícios.
Supondo que alguém esteja procurando uma empresa especializada em reforma de fachada de sobrado, pode pedir indicações para amigos, familiares e conhecidos.
Trata-se de um comportamento normal porque as pessoas confiam muito mais no que outros clientes falam sobre uma empresa do que naquilo que a própria marca fala sobre ela.
Um único cliente pode influenciar muitos contatos da rede de maneira positiva, por isso, é muito importante oferecer conteúdos valiosos e que reforçam ainda mais o valor da marca.
Vantagens do marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de SEO (Search Engine Optimization). O SEO é fundamental para otimizar as páginas e outras plataformas da marca para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.
Produzir materiais é extremamente importante nesse sentido, por isso, a estratégia beneficia o SEO porque é possível produzir materiais específicos para a persona.
É assim que uma empresa especializada em fachada em ACM luminoso vai conseguir atrair clientes naturalmente. Se o material for bem produzido, a tendência é que o usuário permaneça no site.
Quanto mais pessoas consomem o que é publicado, mais visibilidade a companhia terá, afinal, consegue se mostrar como uma referência naquilo que faz.
Consequentemente, os visitantes vão se dispor a preencher formulários de contato com suas informações para receber outros conteúdos gratuitos.
Com isso, a empresa inicia o trabalho no funil de vendas, amadurecendo esses leads até que eles finalmente estejam prontos para realizar a compra.
Essa estratégia também é muito importante para compreender o funcionamento dos mecanismos de busca, e ter esse entendimento ajuda a conquistar um posicionamento ainda melhor.
O conteúdo passa a ser estruturado e estará claro o suficiente para que os buscadores compreendam o assunto abordado.
A união entre SEO e marketing de conteúdo ajuda um centro veterinário 24hrs a estruturar o texto considerando a hierarquia dos tópicos, o uso de palavras-chave ideais, além de abordar assuntos compatíveis com os interesses da audiência.
A marca terá mais facilidade para elaborar os títulos para que sejam ainda mais personalizados, com isso, serão capazes de atrair a atenção das pessoas certas.
Para conseguir um bom posicionamento e atrair mais visibilidade, o título não pode ter mais do que 60 caracteres, caso contrário, poderá ser ocultado nos resultados de pesquisa.
Independentemente do tamanho da empresa, somente com bons materiais é possível conquistar o topo dos resultados, e é assim que o marketing de conteúdo traz vantagens para a otimização e a visibilidade orgânica.
Diferentemente do que acontece com os anúncios pagos, um texto de qualidade sobre projeto climatização residencial não exige altos investimentos financeiros. Mesmo assim, o tráfego no site consegue crescer.
Materiais ricos atraem mais visitantes, e quanto mais visitantes, melhor será o posicionamento nos buscadores. Novamente, a visibilidade da marca melhora muito ao aplicar essa estratégia.
O melhor de tudo é que não se trata apenas de atrair usuários, mas de conquistar tráfego qualificado. Em outras palavras, as pessoas que vão acessar o site da empresa possuem características compatíveis com o público-alvo.
Isso é muito importante para que as conversões aconteçam, caso contrário, não é possível iniciar a estratégia no funil de vendas.
Se uma pessoa não possui as características do público-alvo, significa que ela não tem o menor interesse nos produtos e serviços e estabelecer uma comunicação com ela é perder tempo e dinheiro.
Um bom conteúdo sobre toldo fachada de loja evita que esse tipo de usuário acesse os canais da empresa, assim, a organização vai dedicar seus esforços e investimentos apenas com pessoas que podem trazer algum resultado para o negócio.
Considerações finais
Na era da informação, as empresas se viram obrigadas a oferecer conteúdos de qualidade para os consumidores.
Eles não estão interessados apenas em preço e qualidade, mas também em resolver seus problemas e acessar informações relevantes para o dia a dia.
O marketing de conteúdo se apega justamente a essas mudanças e suas estratégias ajudam a organização a oferecer aquilo que os consumidores procuram.
Ao longo do tempo, a empresa vai conquistar mais visibilidade e credibilidade, colocando o negócio no topo dos resultados de pesquisa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.