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Mercado Ads e suas funcionalidades

O Mercado Ads é uma plataforma de publicidade no site do Mercado Livre que facilita a divulgação de produtos no canal, isso promove a visibilidade dos produtos para os anunciantes, aumentando assim seu faturamento.

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Os anúncios patrocinados são alvos de promoção feitas por meio de publicações relevantes em relação ao seu propósito dentro do mercado.

Não é novidade que as organizações reconhecem o valor da publicidade online, a internet está associada às pessoas o tempo todo, elas encontram informações e promoções sobre produtos e serviços online.

Por meio desse tipo de publicidade, uma empresa especializada em manutenção equipamento hospitalar consegue atrair o consumidor, demonstrar o valor de seus produtos e aumentar os lucros, tanto em negócios físicos quanto digitais.

O Mercado Ads é uma ótima forma de expandir ou iniciar um negócio digital, por isso o Mercado Livre se tornou uma escolha popular para quem quer vender online.

Para aumentar as vendas, essa mesma empresa pode anunciar no mercado uma cama hospitalar com controle remoto, por exemplo, e atrair consumidores. O objetivo é atrair potenciais clientes que buscam os produtos da marca.

Este artigo irá descrever o que é o Mercado Ads, como ele funciona, explicar os benefícios, como e quando utilizar.

O que é, afinal, Mercado Ads?

O Mercado Ads é uma plataforma de publicidade criada pelo Mercado Livre que tem como objetivo aumentar o faturamento e divulgar produtos. As campanhas são promovidas por meio de anúncios que são exibidos em posições de destaque no mercado.

Os anúncios aparecem para os usuários com base em seu comportamento, o que aumenta a probabilidade de distribuição.

Se a pessoa pesquisar sobre aula de treinamento funcional para iniciantes, por exemplo, ao retornar ao site, os anúncios referentes à sua pesquisa anterior estariam em destaque na página.

Com isso, anunciar na plataforma é uma forma eficaz de aumentar a popularidade dos produtos, aumentar sua presença nas buscas e atingir o público com maior probabilidade de compra.

Como o Mercado Ads funciona?

O Mercado Livre tem duas modalidades de publicidade online: anúncios de produtos e exposições. Após escolher a campanha mais eficaz para o negócio, os anúncios do Mercado Livre serão gerados em diferentes espaços em cerca de 24 horas, como:

  • Resultados;
  • Produtos ao final das páginas;
  • Seção de produtos recomendados;
  • Lista de produtos variados;
  • Página inicial de categorias.

Através do Mercado Livre Ads, é possível para uma fabricante de purificador e ionizador de água obter vantagem competitiva no uso deste canal de vendas

Ao realizar uma pesquisa de um produto no Mercado Livre, os resultados exibidos incluem tanto resultados orgânicos quanto patrocinados, os quais são anúncios de publicidade disponibilizados pela plataforma (Product Ads).

Com o Product Ads, é possível determinar quanto deseja investir em publicidade, definindo um orçamento diário para a campanha e dividindo o investimento total disponível pela quantidade de dias do mês.

Uma campanha no mercado Livre Ads permite que o empreendedor defina um orçamento diário e custo por clique para seus anúncios patrocinados.

Por exemplo, se uma empresa de decoração para o exterior tem um orçamento de R$ 3.000 para um mês de campanha, pode definir um orçamento diário de R$ 100 para vender grama colorida natural.

O custo por clique de cada anúncio depende do preço e da categoria do produto e pode ser acompanhado em um painel com resultados diários.

Quais as soluções oferecidas pelo Mercado Ads?

Fornecedores, marcas e agências têm a oportunidade de explorar e se beneficiar do crescimento de seus negócios no Mercado Livre por meio do Mercado Ads e suas soluções que são:

  • Anúncios por vídeo;
  • Brand Lift (estudo de marca de topo);
  • Brand Lab (criação de publicidade exclusiva);
  • Ofertas de audiência;
  • Ad Manager (controle de investimento);
  • Certificações para aumento de desempenho de anúncios;
  • Possibilidade de insights e análise de dados.

Essas soluções permitem que os anunciantes possam ter um resultado mais expressivo ao longo do tempo, já que o Mercado Ads possui diversas alternativas para uma marca maximizar as vendas dos produtos.

5 vantagens do Mercado Ads para as empresas

Vários benefícios estão associados aos anúncios no Mercado Ads. Uma das possibilidades é o número de potenciais compradores que podem ser alcançados e a praticidade de anunciar.

Além disso, a marca pode monitorar métricas e indicadores. Apesar disso, as vantagens não param por aí. Alguns dos benefícios mais notáveis ​​incluem:

1. Mais visibilidade para as marcas

Para uma empresa que vende barraquinha de crepe para festa e outros itens para festas de aniversário, casamento, entre outras, um dos maiores benefícios é fazer com que os produtos apareçam para um grande número de pessoas.

A marca consegue promover os seus produtos no mercado, o que aumenta a sua visibilidade e aumenta as vendas.

A área conta com cerca de 10 milhões de vendedores ativos, e quem se destaca tem mais chances de sucesso, por isso vale a pena o investimento nessa pessoa tão especial.

2. Praticidade na hora de anunciar

Diferente das necessidade de anúncios personalizados para serviços, como os de uma assistência domiciliária a idosos, o Mercado Ads permite somente o anúncio de produtos e dessa forma, torna a maneira de anunciar muito mais prática.

Por meio de alguns cliques, é possível para o anunciante ativar suas campanhas no Mercado Livre Ads e ainda receber sugestões de produtos para divulgar, além de ter seus anúncios direcionados para o público certo.

Dessa forma, os potenciais compradores têm acesso aos produtos do anunciante como a melhor opção para o que eles estão procurando, tornando a gestão da campanha muito simples na plataforma.

3. Melhor custo-benefício para anunciar

Além disso, anunciar no Mercado Livre é vantajoso do ponto de vista de custo, especialmente quando comparado a outros métodos de publicidade online, como anúncios no Instagram.

É um método que identifica e recomenda anúncios que exigem menos cliques para aumentar a receita, o que ajuda a otimizar gastos com publicidade sem pagar uma taxa fixa.

Por outro lado, uma clínica de estética especializada em procedimentos de depilação a laser no rosto pode começar a vender produtos de cuidados para a pele como forma de aumentar o faturamento do negócio e só precisa pagar pelas vendas que obtém.

4. Flexibilidade de anúncios

No Mercado Livre Ads, é possível criar campanhas com diferentes objetivos, como aumento do crescimento, mais visibilidade e rentabilidade.

O anunciante pode definir o orçamento diário e a quantidade que deseja investir na campanha, levando em consideração a receita esperada ao criar os anúncios.

Essa flexibilidade permite que o anunciante crie uma estratégia compatível com a realidade e as necessidades do negócio.

5. Facilidade no uso de métricas e indicadores

Outro benefício significativo é a utilização de métricas e indicadores que facilitam a mensuração do sucesso da campanha. Isso permite que o empreendedor determine se seus anúncios são realmente benéficos e permite que sejam feitas alterações necessárias.

É assim que as lojas aumentam o faturamento e é possível monitorar o volume de vendas com e sem publicidade e o número de cliques nos anúncios.

A loja pode antecipar o número de pessoas que visualizaram o anúncio, a receita gerada e o valor total de publicidade gasto. Além disso, pode produzir relatórios sobre anúncios, campanhas e vendas por um período específico.

Quando uma empresa deve anunciar no Mercado Ads?

As empresas têm a liberdade de utilizar o Mercado Ads. Contudo, é comum que os empreendedores desejam que as campanhas tenham sucesso, mas, em alguns casos, o anúncio não gera o impacto positivo esperado. Isso pode ocorrer muitos motivos:

  • Quando o produto não corresponde ao público;
  • Quando um produto está fora de mercado;
  • Quando o valor do produto é mais elevado;
  • Quando novos produtos são lançados;
  • Quando a empresa deseja vender produtos exclusivos;
  • Quando a empresa tem grande volume de estoque.

Esses são apenas alguns dos principais motivos do porque uma marca pode começar a investir em anúncios no Mercado Ads e conseguir um maior número de vendas, independente do que é comercializado.

Como começar a anunciar no Mercado Ads?

A ferramenta de publicidade do Mercado Livre, Product Ads, permite melhorar a visibilidade dos anúncios de produtos no marketplace, aumentando as chances de alcançar potenciais clientes com alta intenção de compra e, assim, aumentando as vendas em até 28%.

No entanto, existem alguns requisitos que precisam ser atendidos para começar a usar o Product Ads, como, ter reputação amarela ou superior, ser registrado na plataforma por pelo menos 15 dias e ter realizado no mínimo 20 vendas no Mercado Livre.

Além disso, os anúncios devem conter texto e imagens dos produtos, além do preço, para atingir seus objetivos relacionados a esses anúncios e melhorar a visibilidade dentro das páginas de resultados e produtos do Mercado Livre.

Considerações finais

O Mercado Livre é um dos maiores marketplaces do Brasil e oferece diversas vantagens para as empresas que desejam vender pela internet e atrair um número maior de consumidores.

A plataforma é bastante útil para negócios de variados setores, já que muitos usuários buscam produtos e serviços dos mais variados tipos na plataforma.

Ao utilizar o Mercado Ads para criar anúncios, as marcas conseguem atingir uma quantidade maior de pessoas interessadas em seus produtos ou serviços, sem perder tempo com usuários que não possuem perfil de cliente em potencial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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