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Entenda a importância da comunicação no mercado de trabalho

Acertar os ponteiros dentro de uma empresa, seja qual for o ramo de atividade ou o tamanho do empreendimento, demanda uma comunicação empresarial bem estruturada e acessível, permitindo o desenvolvimento da marca e de seu corpo funcional.

Com isso, também é possível estabelecer metas que podem ser alcançadas com mais qualidade em seu empreendimento e com mais rapidez, já que há um alinhamento geral.

Afinal, com propostas acessíveis e que estejam de acordo com os objetivos comerciais traçados em reuniões que determinam esses objetivos para todo o empreendimento, seja uma construtora de hotéis ou uma multinacional, o negócio pode expandir.

A representatividade da marca perante o mercado consumidor, e até mesmo as empresas concorrentes, se apresenta com mais segurança e confiança, quando a comunicação é trabalhada de forma responsável e devidamente aplicada. 

Dentro dos ambientes corporativos, a própria comunicação empregada de forma interna se reflete em apresentações externas e no contato com o público com uma identidade clara para a marca.

Por isso, é preciso padronizar, na medida do possível, os modelos de informações que são repassadas no dia a dia, com responsabilidade e transparência. 

Além disso, não é apenas informar o que deve ser realizado ou quais as metas que devem ser alcançadas. Também é preciso ouvir funcionários, fornecedores e parceiros comerciais, deixando claros os processos e os valores. 

Assim, melhorias podem ser implementadas, tal qual mudanças que ajudam em processos de trabalho dinâmicos podem ser incluídos, reduzindo ao máximo os erros e estabelecendo novos métodos de trabalho para o aumento da produtividade.

A importância da comunicação interna empresarial

O ser humano se comunica desde os primórdios do tempo. Essa é uma forma encontrada para garantir a perpetuação da espécie, e o avanço da civilização ao longo da história. 

Dentro do aspecto empresarial, isso faz ainda mais sentido quando se percebe que a importância da comunicação interna vai muito além de melhorias em setores produtivos e departamentos administrativos. 

A própria logo de uma empresa de Mba consultoria empresarial deve ser desenvolvida para que tenha uma representação bem definida, que possa ser reconhecida como uma marca que atende aos interesses do público-alvo e deixe claro seu campo de atuação e os valores pregados, entre os quais é possível estabelecer:

  • Acessibilidade;
  • Carisma;
  • Eficiência;
  • Qualidade

Ou seja, independentemente de ser uma administradora de condomínios, por exemplo, ou uma marca de roupa, o empreendimento precisa resolver toda a comunicação interna para que possa ter um vínculo apropriado com os clientes e criar informações e canais claros para essa audiência. 

Inclusive, isso pode ser feito por meio de treinamento junto às equipes de trabalho e a metodologias de atendimento, alinhando ainda mais a comunicação, identidade e causas para o cliente ter uma melhor experiência.

Tudo isso com a participação de equipes definidas para a gestão transparente, e assim evitar qualquer situação que possa ser prejudicial ou que comprometa o resultado esperado ou a imagem do negócio.

Aplicação de tecnologia no plano de comunicação

Bem diferente de outros tempos, em que a comunicação dependia de diferentes pessoas para que uma informação fosse repassada de forma íntegra e concreta, hoje a tecnologia é uma aliada desse processo – e que está acessível e bem estabelecida nos ambientes de trabalho.

Assim, quando uma empresa oferece um treinamento ou curso para pisante de concreto para jardim preço para profissionais específicos da área de obras, um e-mail devidamente direcionado para potenciais alunos chegará ao alcance daqueles que podem, e devem, se especializar ou se atualizar. 

As informações podem ser trocadas de diferentes maneiras, com um funcionamento que pode ser estabelecido conforme a prioridade que cada empresa enxerga na própria realidade, ou o público que se deseja alcançar, inclusive na comunicação interna.

Sendo assim, no segundo cenário, é possível que a comunicação interna se utilize de:

  • Banners e cartazes;
  • E-mail corporativo;
  • Jornal interno;
  • Memorandos;
  • Painel de informações;
  • Intranet e redes sociais próprias.

Vale perceber que, mesmo com toda a tecnologia acessível, ferramentas visuais como jornais, cartazes, banners e painéis de informação fazem parte da realidade de muitas empresas e permitem uma comunicação mais integrada (e que se reforça). 

A comunicação interna utilizada dentro de um ambiente empresarial pode conter, além de comunicado sazonais, informações universais de segurança, reforçando os cuidados necessários em ambientes de risco, por exemplo.

Nesse sentido, também pode ser aplicado desde um chão de fábrica até uma cozinha industrial que possui climatizador e que precisa manter determinada temperatura para segurança de todos e manter a qualidade dos produtos oferecidos.

Sendo assim, a circulação de mensagens e dados pode se dar por meio de diálogos entre lideranças, gestores e funcionários, ou por meio de ferramentas que funcionam como um suporte comunicativo tecnológico ou tradicional/visual (como é o caso do panfleto sobre o Impressão de livros sob demanda sp no exemplo anterior). 

Abertura de comunicação para todos

As empresas que prezam pela comunicação interna eficiente podem determinar a melhor forma para que líderes e gestores sejam ouvidos pelos colaboradores, seja para os bate-papos diários ou para reforço de uma nova diretriz estabelecida pelo alto conselho, contando com tecnologias e comunicados em diferentes formatos.

No entanto, o inverso também é importante, para conhecer e compreender as necessidades e anseios de funcionários e otimizar cada vez mais os fluxos internos e a prestação de serviços.

Não apenas isso, mas também a comunicação com fornecedores e parceiros comerciais precisa ter uma abertura apropriada e uma estrutura adequada.

Com isso, a percepção sobre as mudanças que podem ser aplicadas e como elas podem ocorrer para melhorar o dia a dia do trabalho se torna mais evidente e fundamental.

Se uma empresa de logística precisa fazer o seguro de moto, por exemplo, o fornecedor precisa apresentar uma proposta alinhada às necessidades do cliente. Isso é feito por meio de uma comunicação que verifica diversos pontos, como:

  • Alcance de território;
  • Quantidade de veículos;
  • Serviços disponíveis;
  • Trabalho contínuo.

Quando se trata de uma empresa de logística, é possível que todo o território nacional seja coberto, atendendo os mais diversos clientes. Portanto, o seguro deve compreender os veículos, e também os produtos transportados. 

A documentação também precisa se manter em dia, e caso seja necessário, até mesmo estabelecer uma comunicação com uma empresa de locação de impressoras preço, em Santa Catarina, ou qualquer outro município por todo o território nacional, conforme a área de atuação.

Dessa forma, fica estabelecido uma necessidade de centralização de informações junto ao setor responsável pela parte burocrática de uma empresa. 

Assim, à vista de qualquer problema, devem ser acionados quando necessário por meio de sistemas próprios e dedicados, por exemplo, para facilitar a localização e a comunicação integrada entre as franquias, matrizes e demais departamentos e empresas envolvidos nos processos de controle da frota.

Implementação da comunicação interna empresarial

Para que a comunicação interna seja eficaz e viável entre empresa e colaboradores, o planejamento deve ser realizado de maneira apropriada. O objetivo principal está em atender a todos os setores e aqueles que fazem parte do dia a dia corporativo.

Além de incentivar a troca de informações entre setores e departamentos, conforme a política de comunicação empregada pela empresa, há determinados cuidados que devem ser tomados. Confira os principais a seguir:

  1. Evite qualquer ruído de comunicação

A fofoca e o disse-não-disse pode ser muito prejudicial para uma empresa. O conhecido “telefone sem fio” é uma armadilha que muitos gestores deixam passar e, quando percebe, uma informação falsa pode ganhar grandes proporções e prejudicar o clima da empresa.

Isso pode atrapalhar todo o planejamento operacional de um setor produtivo, ou então incutir o medo pela demissão de um ou mais empregados. 

Sendo assim, é importante que os responsáveis sempre estejam atentos aos ruídos de comunicação e sejam claros, utilizando canais diretos, na comunicação e possibilitem um ambiente que favorece o feedback ou que os profissionais possam sanar dúvidas posteriormente. 

Ou seja, é preciso deixar todas as informações necessárias às claras com colaboradores internos, inclusive os terceirizados que cuidam da limpeza ou segurança patrimonial, e fornecedores. 

Uma empresa que trabalha com construtora casas alto padrão, precisa determinar todas as metas e objetivos que estão dentro do escopo do planejamento comercial. 

Ou seja, atendimento prioritário aos clientes e concentração em se tornar uma marca de referência, fornecendo informações específicas e conforme um padrão estabelecido.

Dessa forma, a comunicação interna deve trabalhar para que todos estejam cientes sobre as ocupações, tarefas e responsabilidades. 

Com isso, é possível evitar qualquer tipo de ruído e manter as informações sempre atualizadas e constantes, bem como proporcionar mais qualidade aos atendimentos proporcionados aos clientes.

  1. Defina de forma clara a troca de informações

Para que todos os colaboradores, inclusive fornecedores e parceiros comerciais, fiquem bem informados, é preciso estabelecer as ferramentas mais apropriadas e de fácil acesso para que os comunicados sejam transmitidos.

No caso de uma empresa que consome produtos diretamente de fornecedores, como na venda de produtos profissionais, as informações necessárias podem ser apresentadas a partir de catálogos personalizados, com informações precisas sobre:

  • Disponibilidade;
  • Preço;
  • Quantidade;
  • Validade.

Essas informações são importantes tanto para o representante comercial quanto para os pontos de venda, que irão adquirir os produtos para utilizar em seu estabelecimento ou repassar aos clientes finais, considerando uma margem de lucro.

Dessa forma fica perceptível que a comunicação interna tem diversas maneiras de ocorrer, devendo ser pensada de forma otimizada e clara.

Assim, cabe a cada empresa entender qual a melhor forma de apresentar os dados e mensagens, garantindo uma comunicação clara e específica para as mais diferentes situações em que se encontra.

  1. Promova reuniões produtivas e encontros casuais

A seriedade de um ambiente profissional pode ser quebrada, por vezes, por meio de eventos sociais, reuniões somadas a coffee breaks, ou mesmo em feiras empresariais, contribuindo para a comunicação sem prejudicar a credibilidade e identidade de uma empresa de alpinismo industrial rj.

Afinal, os encontros casuais em um evento corporativo pode estabelecer uma nova forma de comunicação para as novas propostas de uma marca ou entre a empresa de construção e os clientes atendidos. 

Aliás, essa é uma maneira de entender o público-alvo e levar novas ideias para o setor produtivo, reconfigurando o posicionamento no mercado – por exemplo.

Já os encontros casuais podem ocorrer ao final do expediente, entre aqueles que se sentem à vontade para “jogar conversa fora” e, quem sabe, apresentar um novo método de trabalho ou uma proposta de funcionamento e dinamismo corporativo, de forma mais dinâmica e descontraída.

Considerações finais

As consequências observadas quando um plano de comunicação interna é empregado em uma empresa se mostram em diversos benefícios, como:

  • Compreensão sobre responsabilidades e tarefas;
  • Definição do papel empregado na rotina de trabalho;
  • Maior produtividade;
  • Menor conflito entre colaboradores.

A partir do momento que os próprios colaboradores percebem a importância e compreendem o papel que operam dentro de uma empresa, a própria comunicação melhora.

O respeito e o direcionamento proporcionado por gestores e demais responsáveis ajuda a fortalecer a própria cultura organizacional, com um alinhamento bem definido sobre a visão e os valores empresariais e corporativos de um estabelecimento, seja de empresas de infraestrutura de ti ou um escritório de contabilidade.

Por fim, é importante ressaltar que toda vez que o planejamento de comunicação interna é aplicado no ambiente de trabalho, os benefícios tendem a crescer de forma exponencial. 

As medidas aplicadas podem ser simples, mas com eficácia coerente em todos os setores e departamentos. 

Afinal, as ações visam explorar a capacitação de cada profissional e, assim, garantir um índice elevado de satisfação e engajamento de todos os envolvidos. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.