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Inteligência artificial: Descubra como pode impactar sua estratégia de SEO

À medida que o tempo passa, a inteligência artificial tem realizado, sucessivamente, progressos que parecem sequer advir de outros existentes, visto que a velocidade com que os novos se sequenciam e se desenvolvem é muito grande.

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A inteligência artificial se infiltra em todos meios em que o humano se faz presente, e a sua prevalência na vida das pessoas é absolutamente essencial hoje em dia.

Aquilo que é essencial ou cotidiano é algo de que raramente se toma conta, e a IA é um desses casos.

A veracidade dessa afirmativa verifica-se quando se apercebe-se que a imersão da tecnologia de artificialidade no nosso mundo não é mais questionada. 

Entretanto, existem campos da vida humana em que a inteligência artificial é posta em reflexão constantemente, e uma dessas áreas é o marketing digital.

Por exemplo, o marketing digital, campo de conhecimento produtivo, tenta descobrir como a inteligência artificial pode impactar, cada vez mais, as suas estratégias de otimização e de angariação de visibilidade e nomeadamente uma dessas é o SEO.

Por sua vez, o Search Optimization Engine, traduzido em português como Otimização para Mecanismos de Busca, é um conjunto de táticas que serve para conseguir melhores posicionamentos em buscadores.

Para alçar-se em direção às melhores posições dos buscadores, entretanto, é cada vez mais necessário que se use da inteligência artificial, visto que esta penetra cada vez mais os mecanismos de buscas e, por consequência, as táticas que os visam.

Por isso, especialistas de SEO e agências de marketing têm averiguado as imbricações entre a inteligência artificial, o SEO e as estratégias relativas a este. Pode-se dizer, de antemão, que os impactos entre eles são muitos. 

Então, a fim de que um negócio de loja de consertar celular possa descobrir de que maneira os algoritmos inteligentes impactam a sua estratégia de marketing e de SEO, este artigo abordará os três temas de forma conjunta.

Além disso, dará dicas de como utilizar a inteligência artificial em estratégias de marketing, de modo a maximizar resultados obtidos e a alcançar objetivos.

Inteligência artificial e Rank Brain

Aqui há um termo intruso, do qual não se falou antes, mas não há nada que se deva temer por não compreender, visto que ele será explicado a seguir.

Rank Brain é, em suma, um algoritmo inteligente, isto é, uma inteligência artificial, a qual foi concebida pelo Google e tem a função de fornecer respostas mais acertadas às necessidades e às questões dos seus utilizadores.

Ela foi lançada em 2015 e é por definição o algoritmo que depreende e compreende o comportamento humano, a fim de melhorar a experiência de quem utiliza o Google.

Como funciona a inteligência artificial Rank Brain

A título de exemplo, se um usuário pesquisa algo como “vistoria cautelar para motos”, o Google conseguirá, com alguma exatidão, fornecer-lhe informações acerca da busca realizada.

Caso os mecanismos de busca não consigam determinar precisamente um resultado correspondente à busca, o algoritmo dará respostas, pelo menos, periféricas ou próximas à pergunta realizada.

Não obstante apresentar um grau fascinante de complexidade, na verdade a ideia que move o Rank Brain é extremamente simples: ele apreende e retém características do comportamento humano.

O que o distingue dos demais algoritmos de busca é a sua capacidade de inferir e investigar buscas complexas feitas com palavras desconexas. Por meio delas, ele é capaz de, ainda assim, dar resultados satisfatórios à pesquisa do usuário.

Qual a relação entre inteligência artificial e SEO?

Quanto a essa questão, é provável que os elos tenham sido percebidos, mas é possível esclarecê-los ainda mais.

Sabe-se que a otimização de mecanismos de busca é um processo que enfoca as palavras-chave de cauda longa, ou seja, as long-tail keywords.

A inteligência artificial, nesse exemplo, o Rank Brain, filtra palavras-chave e dá aos usuários do buscador resultados que condizem com as suas dúvidas.

Isso tudo conjuntamente significa que, por meio de uma inteligência artificial como essa e por meio da análise de palavras-chave longa, o analista de SEO ou a agência de marketing digital de uma empresa de conserto tela iphone 7 pode melhorar o posicionamento desta.

Portanto, é indispensável o conhecimento acerca do poder de impacto das inteligências artificiais nas estratégias de SEO, uma vez que os mecanismos de busca são integralmente regidos por elas.

Para isso, a utilização de ferramentas que interpretam as informações essenciais dos buscadores é imprescindível. De entre tantas que existem, é interessante mencionar as mais famosas:

  • SEMrush;
  • Google Keyword Planner;
  • SE Ranking;
  • Wask;
  • SEO Power Suite.

Desse modo, após apresentar as mais utilizadas é possível mudar ao próximo tópico, o qual diz respeito à utilização de inteligência artificial em táticas e estratégias de Search Optimization Engine.

Como usar IA em estratégias de SEO?

Visto que existem, hoje, inúmeras páginas, sites e websites responsáveis por realizar difusão de vários tipos de conteúdo na internet, um e-commerce de GNV para carros 1.0 precisa compreender que, resumidamente, IA e estratégias de SEO são indissociáveis.

Os buscadores utilizam as tecnologias da Inteligência Artificial para realizar a análise das visitas e, por meio disso, conseguem avaliar quais resultados podem ser oferecidos ou dados aos usuários.

A repetição constante das mesmas perguntas faz com que o algoritmo consiga perceber padrões comportamentais nos usuários, que servem, sumariamente, à constituição de uma memória de “agência” das IAs.

Por meio dessa memória, ela depreende informações e dados comportamentais que servem ao fornecimento de respostas para os usuários.

É preciso, portanto, para usar a IAs em estratégias de SEO, além de recorrer à utilização de ferramentas de SEO pensar da mesma maneira que pensa o algoritmo.

Usando em resultados de pesquisa local

Sabendo que os mecanismos de busca oferecem, também, resultados de pesquisas locais, é preciso que se pense, igualmente, na maneira com que o fator localização impacta as estratégias de SEO.

Por exemplo, uma empresa de batedor sorvete precisa pensar de que maneira esse fator pode ser encaixado nas suas estratégias de otimização.

Usando em recomendações e sugestões

Contar com inteligências que façam recomendações com base no comportamento do usuário é extremamente oportuno ao SEO. As sugestões, como se pode perceber, são sempre frequentes nas páginas de compras.

Portanto, uma empresa que trabalha com a venda de chapa de compensado 15mm pode, por exemplo, incluir em seu website um mecanismo que recomende itens parecidos com aquele que o visitante está cogitando comprar ou com o que o cliente já comprou.

Usando em anúncios e ofertas

É possível, também, que um e-commerce, tentando conseguir vender mais, use um algoritmo que opere como um mecanismo anunciador de ofertas.

Os algoritmos checam o inventário e, com base no comportamento do usuário, recomendam itens que se pareçam com aquele que o usuário está visualizando.

Não importando que tipo de negócio o utilize, mesmo um de laminação bopp com plastificadora pode utilizá-lo.

Considerações finais

A inteligência artificial invade todos os campos de atuação da humanidade. Ela pode exercer muito impacto sobre a humanidade, de modo a melhorar e incrementar a sua experiência de vida.

Tida como essencial e indispensável à execução de muitas tarefas, igualmente ela se faz presente na internet.

Os algoritmos de busca, que estão presentes na internet, servem-se dos algoritmos e da inteligência artificial para perscrutar e sondar os interesses dos seus usuários.

Por sua vez, o marketing digital e, nomeadamente, as suas estratégias, como o SEO, buscam, por meio das IAs, estabelecer métodos que servem para atrair mais usuários, conquistar mais visibilidade e se ancorar no topo do mercado.

Entretanto, nem sempre essa relação necessária é bem esclarecida e, a fim de torná-la mais evidente, é interessante recorrer a ferramentas de otimização de mecanismos de busca, a analistas de SEO e a agências de marketing digital.

Uma vez que tenham sido compreendidas as influências das IAs sobre os mecanismos de busca e sobre as táticas de SEO, é possível modificá-las, estas últimas, a fim de otimizar melhor as táticas empregadas na estratégia geral de marketing.

Um negócio de comodato máquina de café expresso pode utilizar, a título de exemplo, em seu website, algoritmos que forneçam resultados de pesquisa mais aprimorados e inteligências artificiais focadas em recomendações ao usuário.

Além disso, ela pode utilizar mecanismos algorítmicos capazes de, em anúncios, fornecer ofertas e promoções de itens que se parecem com aquele que o usuário busca, avalia comprar ou já efetuou a compra.

Os algoritmos, hoje, são parte indissociável de um bom posicionamento em mecanismos de pesquisa, visto que estes são constituídos integralmente por inteligência artificial que, por sua vez, se baseia no comportamento dos seus usuários.

Estes, em suma, são os responsáveis pelo funcionamento dos buscadores, pois são eles os que cedem, muitas vezes sem nem perceber, as informações que os algoritmos depreendem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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