Saúde

Entenda como a alimentação afeta a nossa pele

A alimentação influencia em diversos aspectos do nosso corpo, inclusive na pele. Saiba como 

Nosso corpo requer cuidados, a começar pela saúde e aspecto de um dos maiores órgãos que temos: a pele. Isso mesmo, às vezes esquecemos que essa enorme parte que nos reveste também precisa ser cuidada e preservada. 

Os cuidados com a pele começam com a alimentação, um processo de dentro para fora que faz toda a diferença em nossa aparência física.

Mas como a alimentação afeta a nossa pele?

Em todos os sentidos, se você não tem uma alimentação saudável, balanceada e rica em nutrientes que sejam benéficos para a saúde, consequentemente a sua pele não será bonita e saudável. 

Muitos acreditam que apenas os cosméticos são a solução para combater a oleosidade, ou o aspecto seco da pele, mas a alimentação é a chave para solucionar boa parte desses problemas e é considerado fator principal para os cuidados com a pele. 

O sonho de muita gente é ter uma pele viçosa, hidratada, macia, luminosa e bonita — digna de um bebê. Para atingir essa meta, é importante ter uma vida alimentar saudável, hábito que muda completamente a saúde dos tecidos. 

A alimentação balanceada é um dos requisitos para obter não só os objetivos estéticos desejados, mas também ter um corpo mais sadio. Manter esse estilo de vida irá refletir diretamente na sua saúde e bem-estar, tornando os cuidados com a pele mais eficientes.

Especialistas confirmam que hábitos alimentares não saudáveis prejudicam a qualidade da pele. Isso não é segredo para ninguém. Dependendo do nosso cardápio, a produção das glândulas sebáceas será bruscamente alterada, o que poderá deixar nossa pele oleosa, por exemplo. 

Essa é uma condição que desencadeia a formação e aparecimento de cravos e espinhas, acarretando outros problemas, como manchas na pele. Por isso é tão importante consumir alimentos saudáveis, que não estimulem essa produção.  Equilibrar a dieta é um passo indispensável para ter uma pele sadia e com aspecto mais jovem por tempo prolongado, ou seja, “envelhecer bem”. 

Cuidando de pele: confira algumas dicas 

A dica valiosa para os cuidados com a pele é: faça refeições balanceadas, com a inclusão estratégica de alimentos que fornecerão o equilíbrio na produção de sebo, pois isso ajudará muito quem possui a pele um pouco mais oleosa. A partir disso, alguns alimentos devem ser praticamente desconsiderados da sua alimentação. 

Outra prática muito importante que vai auxiliar na saúde da pele é o consumo adequado de água. Além disso, um hábito que deve ser banido da vida de quem quer ter uma pele bonita e saudável é a ingestão de bebidas alcoólicas e refrigerantes em excesso.

Seguindo esses passos você terá uma pele muito mais saudável, longe de oleosidade, flacidez e outros problemas que a afligem. Para finalizar esse combo de dicas, segue uma lista de alimentos que ajudam a combater os problemas mais comuns.

Alimentos para a diminuir a oleosidade

A oleosidade é um dos problemas mais comuns relacionados à pele. Por isso, para evitar essa questão, é imprescindível que a dieta seja rica em vitamina A. Para tanto, invista em comer cenoura, mamão, espinafre, manga, etc. 

Esses alimentos são antioxidantes e combatem a oleosidade em excesso, auxiliando na regulação da produção das glândulas sebáceas. Já os alimentos ricos em vitamina C e E, como a laranja,  uva, frutas vermelhas e amêndoas, são ótimos para a cicatrização (ideal para ajudar no combate a cravos e espinhas).

Alimentos contra flacidez

Para deixar a pele mais firme, é ótimo que seja inserido no cardápio arroz integral, tomate, frutas vermelhas, amêndoas, couve, abacate, laranja, frango, aveia, cenoura, batata-doce e muita água! 

Esses alimentos ajudarão a firmar mais a pele, combatendo a flacidez e as indesejadas celulites.

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