Sem categoria

Dicas de como aumentar a produtividade no trabalho

Com tantas tarefas e funções, é preciso disciplina para evitar distrações e manter a produtividade no trabalho.

Afinal, quando as falhas e ineficiências dos processos de negócios começam, o desempenho de toda a equipe sofre. 

Nesse sentido, ao aplicar as ferramentas certas em uma empresa de cabeamento estruturado de dados e voz, por exemplo, e usando métricas de produtividade adequadas aos fluxos e demandas do local de trabalho, você pode melhorar o desempenho de toda a equipe e, consequentemente, de todo o negócio.

No material a seguir, vamos explicar a importância da organização para a produtividade. Depois, traremos dicas para ser mais produtivo e melhorar a atuação profissional.

Esse é o guia perfeito para quem está em busca de estratégias realmente válidas e efetivas para fazer o negócio crescer neste ano, confira!

Entenda a importância da organização

Inegavelmente, manter um ambiente de trabalho organizado só traz vantagens. Afinal, além de refletir diretamente nas conquistas individuais dos colaboradores, também influencia o dia a dia de todos que usam o espaço e no desenvolvimento de uma marca.

O foco deve ser aumentar o conforto de toda a equipe, deixando os profissionais ainda mais motivados para concluir as suas tarefas.

Leia abaixo os principais benefícios de manter o local de trabalho organizado. 

  1. Aumento da produtividade 

Quando você chega ao trabalho e encontra tudo desordenado, certamente terá dificuldade para atingir a produtividade esperada, visto que um desgaste pode ser criado – além de um gasto de energia para arrumar o local.

Antes de começar a atividade, é preciso limpar a bagunça. Ou seja, colocar os objetos nos devidos lugares para poder executar suas funções com comodidade.  

O ideal é que ambientes que contam com baias ou salas específicas tenham sua organização mantida pelo colaborador que ocupa o espaço, sendo feita – preferencialmente – antes de iniciar o turno ou ao finalizá-lo, assim toda a atividade será feita com mais praticidade e rapidez.

Já os espaços gerais e processos de limpeza são de responsabilidade de uma equipe própria, ou seja, da empresa, sendo que todos os envolvidos devem trabalhar em conjunto para manter a ordem e um bom clima no ambiente.

  1. Otimização do tempo

Com certeza você já ouviu de algum profissional, seja ele gerenciador de estacionamento ou não, que “tempo é dinheiro”. 

No mundo corporativo essa expressão é bastante comum e não é um exagero. Ainda mais considerando a forte concorrência no mercado atual e que prazos e horários precisam ser cumpridos e aproveitados ao máximo.

Cada minuto que não é gasto nas principais frentes da empresa pode afetar diretamente os resultados dos negócios. 

Já com a organização e estabelecimento de prazos e metas, otimiza-se o fluxo de trabalho. Os colabores acabam cumprindo exatamente o que se pretende, reduzindo o tempo ocioso e os erros. 

Ao longo do tempo, bons resultados tornam-se uma consequência direta dessa estratégia.

  1. Mais conforto

Em um ambiente desorganizado, tomar um copo de água pode se transformar em uma verdadeira tragédia.

A organização no local de trabalho pode tornar as rotinas menos cansativas e menos estressantes. Afinal, isso reduz o risco de erros e imprevistos.

Além disso, é importante proporcionar um local confortável para os colaboradores. À medida que o conforto, engajamento e a motivação aumentam, você se sente mais bem-vindo na empresa. 

8 dicas para ser mais produtivo no trabalho

Alcançar a produtividade verdadeira tem relação direta com a adoção de práticas produtivas.

Todo o time de colaboradores tem que estar em sintonia nesse aspecto. Caso contrário, os resultados vão variar.

Confira 8 dicas para promover uma rotina de trabalho mais produtiva na sua empresa, seja uma dedetizadora recreio rj ou outro ramo.

  1. Planeje as suas tarefas

Cada novo dia vem com uma nova carga de tarefas a serem executadas. É essencial saber exatamente quais são elas antes do expediente começar.

Você pode usar várias ferramentas para fazer isso, como:

  • Agendas;
  • Bloco de notas;
  • Calendário;
  • Planners.

O importante é ter um vislumbre do que vai precisar ser feito e isso é importante para que você possa se planejar com antecedência, considerando imprevistos e em quais momentos é mais produtivo para uma tarefa que demanda maior atenção.

  1. Faça uma lista de prioridades

Ao longo da rotina dentro de uma empresa, sempre haverá tarefas mais importantes do que outras. O profissional que preza pela produtividade sabe separá-las.

É uma questão de conferir o planejamento diário e saber escolher quais são as obrigações mais decisivas e estratégicas para o negócio.

A partir disso, é possível elaborar uma lista de prioridades e direcionar esforços para as ações que vão fazer maior diferença a longo prazo.

Saber otimizar o tempo é uma das palavras-chaves na hora de investir em produtividade e, para isso, a lista de prioridades pode ser um instrumento fundamental.

  1. Faça pausas durante o trabalho

O estereótipo do homem de negócios que trabalha por longas horas, sem fazer pausas, é muito conhecido.

No entanto, por mais que possa parecer o mais correto, na verdade, a equipe de um coworking pequeno tem muito a ganhar fazendo pausas no expediente.

Essa ideia de trabalhar incessantemente já não é a mais popular e, inclusive, já se sabe que pode não ser a mais eficiente. 

Afinal, hoje em dia, as vantagens de fazer intervalos são bastante debatidas tanto para a produtividade quanto para o relaxamento cerebral antes de um novo ciclo de foco.

Intervalos periódicos ajudam a melhorar o rendimento e a concentração dos colaboradores. Isso graças à redução do estresse e ao descanso físico e mental.

As pausas podem ser lúdicas: dinâmicas de grupo, hora do café da tarde ou sessões de ginástica laboral, por exemplo. Além disso, elas podem se dar em tempos pré-estabelecidos ou não, e de forma mais duradoura ou curta.

Práticas desse tipo ajudam os funcionários a verem a empresa como um segundo lar e identificar melhor os momentos que demandam maior concentração daqueles em que é necessário “respirar” um pouco.

  1. Pare de perder tempo com tarefas manuais

O esforço físico é uma das razões mais comuns para a exaustão e até mesmo os acidentes de trabalho.

Felizmente, graças à franca evolução das tecnologias, os tempos atuais permitem que se perca menos tempo com tarefas manuais. Há pelo menos duas vantagens nisso.

A primeira é que o índice de acidentes de trabalho cai e o time de colaboradores tem a integridade física e mental devidamente resguardada.

Já a segunda vantagem diz respeito ao fato de que as pessoas podem usar o tempo que sobra para se dedicar a atividades ainda mais importantes para a organização, ou projetos que podem impactar no negócio futuramente.

Por isso, fique por dentro das possibilidades de automação. Lidar com papeladas enormes e preencher documentos de controle de pedidos delivery à mão já não é o parâmetro.

  1. Não seja multitarefas

Por vezes as cobranças podem ser tantas que parece que você não tem tempo hábil para dar conta de tudo.

É nessas horas que muitas pessoas acabam tentando fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo.

O resultado, invariavelmente, é uma série de ações realizadas de forma desorganizada e abaixo da qualidade esperada.

Vale muito mais a pena se organizar para poder entregar resultados acima da média, dedicando tempo e atenção exclusivos para cada atividade. Ser multitarefas não permite isso e pode fazer com que muitas tarefas que seriam de rápida resolução demore mais.

  1. Comece pelas tarefas mais difíceis

Já explicamos as vantagens de fazer uma lista de prioridades e nossa nova dica pode ser vista como um complemento disso.

Isso porque é um comportamento comum querer procrastinar aquela tarefa que parece ser mais complicada. 

No entanto, não se engane: vale mais a pena começar justo por ela do que o contrário, resolvendo o problema e tendo o restante do dia para as demais atividades.

Quem foca nas partes mais complexas do trabalho tira os problemas do caminho com mais rapidez.

Depois que isso é superado, o caminho fica livre para concretizar outras ações menos difíceis e igualmente importantes. A produtividade e a saúde financeira da empresa agradecem!

Contudo, um ponto de atenção válido é, caso a atividade não seja resolvida logo nos primeiros, que ela seja alocada para um período em que tenha mais agilidade e concentração. 

Ou seja, também é importante identificar no decorrer do dia em quais horários é mais produtivo para realizar tarefas que demandam mais atenção ou sejam mais trabalhosas.

  1. Estabeleça metas

É difícil chegar ao objetivo principal quando você não tem noção de onde está e para onde vai.

Por isso, é importante definir metas claras e alcançáveis, bem como de ações compartilhadas e individuais para o sucesso das vendas de um Gradil preço m2, por exemplo.

As metas compartilhadas servem para orientar toda a equipe, enquanto as metas individuais são mais específicas e ajudam os profissionais a identificar as melhorias necessárias que impactarão na obtenção de resultados.

Em ambos casos, as metas são componentes fundamentais. Elas guiam a atuação dos times, incluindo o gerenciamento de recursos, a identificação de falhas e ineficiências, e o desempenho de todos os envolvidos.

Inclusive, escolher métricas para qualificar o desempenho dos colaboradores também é muito recomendado. Afinal, esses são dados que darão um panorama confiável e verdadeiro sobre/para a empresa.

  1. Pratique atividades físicas

Para usar um conceito abordado logo acima, essa é uma dica voltada para o desempenho individual.

Como você já deve saber, a qualidade de vida de um ser humano inclui alimentação equilibrada, estabilidade financeira, vida social e atividades físicas.

A prática regular de atividades físicas faz muito bem para as pessoas como um todo, desde a saúde mental e saúde física até a atuação profissional.

Inclusive, os intervalos periódicos podem ser para se exercitar. Assim, fazer uma caminhada, comparecer à academia e andar de bicicleta são ótimos exemplos de boas práticas.

A ideia é “quebrar” a rotina de forma que você possa esquecer do trabalho e, ao mesmo tempo, descarregar toda a energia acumulada na fábrica de câmara fria industrial preço, conquistando mais disposição.

Vale mencionar ainda que as atividades físicas liberam endorfina, o hormônio do prazer, proporcionando bem-estar e te deixando devidamente descansado para mais um dia de trabalho.

Conheça o método Pomodoro

Se você tiver problemas de concentração, considere usar o método Pomodoro para melhorar seu ritmo de trabalho, tendo em vista que essa é uma técnica bem quista por diversos gestores e estudiosos por considerar muitas das dinâmicas necessárias para alcançar a produtividade.

Para esta técnica, o primeiro passo é fazer uma lista de tarefas para o dia. Em seguida, atribua 25 minutos para cada tarefa prevista.

A base do método Pomodoro é trabalhar sem parar durante períodos de 25 minutos. Portanto, é importante ter um cronômetro para que você possa acompanhar o tempo de “concentração”.

Quando os 25 minutos terminarem, escreva as tarefas concluídas em um pedaço de papel. Se você não tiver completado nenhuma, coloque uma porcentagem correspondente.

Então, faça uma pausa de 5 minutos para ir ao banheiro, se alimentar ou ligar para um cliente, por exemplo. 

Do mesmo modo, esse tempo pode ser usado para realmente relaxar e permitir que o cérebro dê uma pausa entre as funções para recuperar a concentração para o próximo ciclo.

Depois de quatro ciclos de 25 minutos, você pode começar a fazer pausas maiores de 15 a 30 minutos.

A ideia por trás do Método Pomodoro é reduzir a ansiedade e aumentar a concentração, otimizando o tempo e a realização de tarefas.

Isso porque, muitas pessoas que usam essa técnica começam a notar uma redução no tempo de execução de determinadas atividades, além de terem menos interrupções no trabalho. Inclusive, a técnica pode despertar um senso de maior urgência e competitividade pessoal, estimulando o profissional.

Toda técnica que aumente a produtividade na fábrica de impressão de catálogos e revistas é bem-vinda e o método Pomodoro é uma das mais recomendadas para isso.

Considerações finais

Manter um ritmo de trabalho organizado e produtivo não é fácil, mas é muito gratificante. Os resultados começam a aparecer rapidamente.

Por esse motivo, no material acima separamos 8 dicas valiosas para você passar a aplicar estratégias inovadores no seu local de trabalho. Elas valem tanto para o trabalho em grupo, quanto para o desempenho individual.

Comece a colocá-las em prática hoje mesmo e veja seu negócio despontar – de forma crescente – hoje mesmo, seja um espaço de coworking ou uma fabricante de EPI e EPC.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.