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Landing page: Como criar uma para celular em 5 passos

Para realizar a conversão dos visitantes de uma página em clientes é necessário que a empresa consiga a maior quantidade de dados possíveis sobre ele, ação que pode ser feita por meio da landing page, página que pode ser acessada ou no computador ou no celular.

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Essa página, que é uma das principais ferramentas do marketing digital, tem como principal objetivo atrair pessoas e, por meio dessa atração, fazer com que elas consumam ainda mais conteúdos em troca de alguns dados e informações, como e-mail e contatos. 

Sendo utilizada por empreendimentos dos mais diversos segmentos, como escola particular período integral, a landing page precisa ser de fácil acesso, adaptando-se aos mais diversos aparelhos, como é o caso dos celulares. 

Como estruturar uma landing page atrativa

Antes de realizar a adaptação da landing page para o celular, é necessário pensar em uma boa estratégia para criá-la, de forma que o seu objetivo principal seja atingido com sucesso, que é a conversão dos potenciais clientes que estão visitando o site. 

Sendo conhecida como página de captura no marketing digital, a landing page foi criada nos anos 2000 com o intuito de reforçar as ações do Inbound Marketing, área que faz o consumidor ir à procura da marca e não o contrário. 

A partir disso, esse tipo de página passou a se tornar muito comum nos sites e blogs, de forma que a pessoa que está do outro lado da tela forneça os seus dados para ter acesso a um extenso conteúdo que seja do seu interesse. 

Vamos supor que uma dona de casa pesquisou na internet auto escola mais próxima. Com diversos resultados na tela, ela clicou em um blog que não só mostra as autoescolas da região como também dá dicas para as primeiras aulas de direção. 

Mas antes de ler todo o conteúdo, surge na tela uma landing page bastante atrativa que pede o nome completo, idade e e-mail da dona de casa em troca de um e-book com os melhores passos para tirar a carteira de habilitação logo na primeira vez. 

Fornecendo todos esses dados, automaticamente a visitante estará entregando à empresa, dona do site, a chance de entrar em contato com ela para vender os seus produtos, colocando em prática a principal função da landing page. 

Mas para que atinja esse alvo, a página de captura precisa ser criada a partir das suas principais características, tópicos que a fizeram ser tão diferente das outras páginas que são vistas na internet, que tem o objetivo de comunicar e não cativar. As características são:

  • Não possuem menu e outros links;
  • Tem título atrativo e direto;
  • Mostrar uma oferta de forma clara;
  • Tem um formulário;
  • Possui um CTA.

As particularidades acima devem estar presentes em todas as landing pages que forem criadas, seja ela voltada para clientes que procuram acessórios para carros PCD ou algum tipo de serviço, como mentoria de marketing, por exemplo. 

  1. Não possuem menu e outros links 

A landing page precisa ter o menos de informação possível para que usuário foque apenas naquilo que é essencial: a troca de suas informações por um conteúdo que ele deseja. 

A partir disso, é importante que a página criada seja o mais clean possível, ou seja, só tenha escrito aquilo que é extremamente necessário, que são os itens que serão citados em seguida. 

  1. Tem título atrativo e direto 

O principal ponto que uma landing page precisa ter é um título que resuma o intuito da página. Por exemplo, se for para uma loja de piso concreto polido com resina que tem um e-book com dicas de cuidados, o título pode ser “Piso com ótima durabilidade”.

Logo em seguida, é necessário ter uma breve descrição da landing. Ainda seguindo o exemplo acima, a descrição seria: “Cuide do piso da sua casa com praticidade”. 

  1. Mostrar uma oferta de forma clara 

Como o objetivo da landing page é gerar uma conversão, então ela precisa oferecer algo de valor para aquele potencial cliente, como uma ficha para solicitar um orçamento, acesso para download de um e-book, planilha, infográfico, e inscrição para newsletter, por exemplo.

Tudo que foi citado acima é um tipo de oferta, pois é um material de valor que pode ser adquirido de forma rápida e gratuita, pois não pede dinheiro, mas sim dados. Assim, o que será oferecido precisa estar muito claro para o usuário, sem textos longos. 

Ou seja, um site que vende bateria estacionária 24v cria uma landing page para o visitante solicitar um orçamento do produto. É importante que tenha na página um texto direto, como “Preencha o formulário para realizar o seu orçamento de forma gratuita”. 

  1. Tem um formulário 

Sendo a principal característica de uma landing page, o formulário é essencial para que os dados sejam fornecidos pelo visitante. Porém, essa ficha não pode ser muito extensa e deve ter, no máximo, quatro campos de preenchimento. 

Os mais utilizados são: nome completo, endereço de e-mail, número para contato, idade, cargo, cidade e formação acadêmica. 

Para definir o que será colocado no formulário é preciso primeiro entender o objetivo da landing, que não deve ficar apenas em conversão. 

Se o intuito é descobrir qual é a idade do público que mais procura por persiana horizontal sob medida, então um campo que solicite essa informação não poderá ficar de fora da ficha. 

  1. Possui um CTA 

Para finalizar a landing page com chave de ouro, é muito importante colocar um CTA (chamada para ação) para que o usuário não fuja da página e preencha todos os campos. 

Esse CTA também deve ser breve, claro e objetivo. Além disso, ainda deve casar com todos os outros textos que estão na página. 

Por exemplo, uma landing page voltada para o download de um e-book sobre compressor de ar 2 pistão pode ter como CTA a seguinte frase: “Baixe agora gratuitamente!”.

4 vantagens da landing page 

Repleta de vantagens, a landing page proporciona às empresas muitos benefícios que vão desde impulsionar as vendas até melhor conexão com o potencial cliente. Essas quatro vantagens são:

  • Custo-benefício;
  • Segmentação de leads;
  • Aumento na taxa de conversão;
  • Lead scoring.

Essas vantagens aparecem quando a landing page consegue de fato capturar o usuário, estimulando que ele preencha o formulário. 

  1. Custo-benefício 

Aparece porque criar uma página de captura na internet é uma forma barata de adquirir mais clientes. O único investimento é na sua criação, na produção do conteúdo oferecido e na sua manutenção. 

Aqui, não é necessário que o vendedor fique atrás do cliente por meio de mensagens e reuniões, o consumidor que vai à procura dele. 

  1. Segmentação de leads 

Com landing pages sendo criadas para cada tipo de conteúdo, a empresa terá em suas mãos contatos mais segmentados, com cada tipo de público que precisa atender. 

  1. Aumento na taxa de conversão 

Por ter justamente o propósito de atrair o usuário e entregar a ele o que de fato precisa, as chances de transformar esse visitante em um consumidor são enormes, pois se ele forneceu os seus dados, é porque já tem um certo interesse.

  1. Lead scoring

Bastante similar com o tópico segmentação, o lead scoring é aquele tipo de lead que é classificado de acordo com os seus objetivos, seus desejos. 

Essa conquista ocorre por meio do tipo de conteúdo que está sendo oferecido. Por exemplo, se é uma landing que oferece apenas inscrição para newsletter, então a abordagem será diferente para aquele que se inscreveu para realizar um orçamento. 

Landing page responsiva 

Para que uma landing page possa ser acessada também no celular com tranquilidade, é importante que ela seja responsiva, termo utilizado para páginas que se adaptam a qualquer tipo de aparelho. 

Assim, para que a landing page seja responsiva, é necessário que ela seja criada com ferramentas apropriadas para isso, como: Lead Pages, Unbounce e Instapage

Depois basta colocá-la no ar, porque não há grandes diferenças entre uma landing page para site e para celular. Ambas são as mesmas e devem seguir as características citadas anteriormente para que a sua estrutura realmente capte o público-alvo. 

Considerações finais 

Ter uma landing page é uma das várias formas de se aproximar de forma mais natural do potencial cliente. Essa ferramenta de marketing é de fácil aplicação e investimento, e entrega grandes vantagens para quem a utiliza. 

Podendo ser aplicada em várias vertentes, desde escritório voltado para endereço comercial até para venda de cursos, essa página conquista o usuário por meio do que oferece a ele, facilitando o contato futuro do empreendimento com seu público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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