Casa e jardim

Como montar e decorar a área de serviço?

Espaço pode ser funcional e bonito ao mesmo tempo, ainda mais quando integrado com outros espaços comuns da casa

Diferente do quarto ou da cozinha, a área de serviço não é um ambiente da casa que recebe muita atenção na hora de decorar. Mas a escolha de tintas especiais, aplicação de azulejos e instalação de materiais de organização pode tornar esse espaço funcional mais convidativo na rotina da casa.

Quando falamos em decoração, é muito comum que a prática seja associada puramente à estética de espaços, porém a funcionalidade (algo que define o design das coisas) é um fator de alta importância. Neste artigo mostraremos como é possível combinar praticidade e estética na hora de montar uma área de serviço, em casa ou apartamento.

Área de serviço: o que é essencial neste ambiente indispensável da casa

A área de serviço é um espaço da casa reservado para armazenar materiais de limpeza e organização da casa, como vassouras, produtos de higiene, cestos de roupa suja, entre outros. Além disso, é onde geralmente as roupas e outros tecidos como tapetes, lençóis e panos são lavados e deixados para secar.

Esse uso tão específico e funcional faz com que muita gente não pense na área de serviço como um espaço que merece atenção na hora da decoração. Hoje em dia, por conta do pouco espaço, é muito comum que a área de serviço seja integrada à cozinha, banheiro ou até mesmo varanda. 

Nestes casos, a decoração não só entra para deixar o ambiente mais convidativo, como para otimizar a organização e manter a praticidade na hora de usar estes materiais.

Dicas para montar e decorar uma área de serviço completa

Para quem mora em um imóvel alugado, o planejamento de uma área de serviço é mais difícil, já que ela será encontrada pronta e com poucas possibilidades de modificação. No entanto, se você possui um imóvel próprio ou vai comprar, é importante atentar para a configuração da área de serviço dentro do projeto.

Alguns itens para considerar: a área de serviço será utilizada apenas para armazenamento de materiais de limpeza, descanso de calçados e outros objetos, ou também para lavagem e secagem de roupas? O espaço comporta o uso de varais de teto ou apenas araras de piso? Possui janelas para ventilação e porta para isolamento do restante da casa?

Estes pontos contam na praticidade durante o uso do espaço, e também no atendimento das demandas pessoais de cada rotina de casa. 

Decorando a área de serviço

A decoração para áreas de serviço é menos complexa que para os demais espaços da casa, uma vez que o principal objetivo do cômodo é sua funcionalidade. Para áreas pequenas, investir em prateleiras e organizadores de madeira ou em tons vibrantes é uma forma de deixar o ambiente com um visual diferenciado e ainda manter sua praticidade.

Outra dica é investir em plantas e outros ornamentos naturais, que não necessariamente vão consumir espaço útil. Distribua vasos de plantas em prateleiras, escolha espécies que se adequam em vasos pendentes, ou ainda faça uso do parapeito da janela, se houver.

Azulejos e revestimentos impermeáveis também fazem parte de áreas de serviço, e você pode customizar essas superfícies com cores, estampas e outros elementos que adicionem cor ou informações de decoração conforme seu gosto pessoal.

Se você possui uma área de serviço dedicada, e ela é próxima de ambientes como varandas, instalar placas de vidro ou acrílico na parede é uma alternativa para trazer mais luz ao espaço, e também integrar os demais cômodos. Espelhos também ajudam na sensação de ampliação do espaço, e podem ser úteis caso a área de serviço seja usada na entrada/saída de pessoas.

CNPJ: 15.063.424/0001-72
Endereço: 11ª av n 1409 qd 41 a Setor leste universitário Goiânia
Grupo marketing de negócios