Como escolher o melhor dispositivo eletrônico
Tecnologia

Como escolher o melhor dispositivo eletrônico

Nos dias de hoje, praticamente todas as pessoas possuem um celular, de acordo com pesquisas do próprio IBGE realizada em 2021, cerca de 155,2 milhões de brasileiros possuem um aparelho móvel para uso pessoal, se levarmos em consideração a população acima dos 10 anos, o percentual é de 84,4% das pessoas que moram no Brasil. 

Além do celular, existem diversos outros dispositivos eletrônicos que fazem parte da rotina do brasileiro, como videogames, notebooks, computadores, tablets e por aí vai, mas quem está antenado na área, sabe que por mais prazeroso que seja comprar um novo dispositivo, todos eles possuem uma certa data de validade. 

Um celular novo por exemplo, costuma durar cerca de 2 até 5 anos se bem preservado, isso pois uma hora a bateria começa a ficar gasta e o software pode parar de responder com o passar do tempo, já notebooks e consoles de videogame até tem uma duração maior, mas também possuem uma data de validade pré definida, seja no lançamento de um novo modelo ou até mesmo pelo seu desgaste natural com o passar do tempo. 

Mas comprar e escolher o melhor dispositivo eletrônico pode não ser uma tarefa tão simples, assim como uma válvula borboleta que costuma ter suas peculiaridades, um aparelho eletrônico tem um custo altamente elevado, então é fundamental fazer a escolha certa, qual o melhor para você?

Essa é uma dúvida comum e nós iremos te ajudar a solucioná-la, no texto de hoje, separamos algumas dicas de como escolher o melhor dispositivo eletrônico, bora conferir? Então vamos lá!

Separe as opções e faça um estudo de cada uma delas

Para começar a escolher o melhor dispositivo eletrônico, o primeiro passo é entender quais são as suas necessidades, o que você procura e separar as suas opções. Se deseja um celular mais básico, talvez possa buscar um aparelho da linha secundária da Samsung ou de outras empresas como a Motorola, a Xiaomi, a Realme ou a LG, já se busca um top de linha, é necessário procurar um iPhone ou a linha S da Samsung. 

Se quer um console que rode jogos da nova geração, a escolha terá de ser por um Playstation 5 ou Xbox Séries X, já se quer um computador que edita vídeos, nada de escolher um processador i3 sem placa de vídeo, é necessário gastar um pouco mais para ter o melhor. 

Então entenda a sua prioridade, não adianta querer algo top de linha gastando pouco ou selecionando um modelo mais básico, existem milhares de opções de dispositivos eletrônicos, e é preciso entender quais as suas necessidades e qual se encaixa melhor dentro do seu perfil. 

Assim como ao comprar um conector m12, é preciso entender o seu perfil, suas necessidades e encontrar o que melhor se encaixa. 

Como escolher o melhor dispositivo eletrônico

Conheça o seu suporte e saiba se ele é fácil de ser arrumado

Ao separar as melhores opções de dispositivos eletrônicos, o segundo passo que deve ser dado é em relação ao seu conserto, procure conhecer melhor sobre o seu suporte e entenda se ele é fácil ou não de ser consertado. 

Caso dê problema, o aparelho é arrumado de maneira simples ou é complicado demais? Qual o suporte que a empresa fornece? Existem algumas autorizadas próximas da sua região? Para determinar isso, pesquise mais sobre o aparelho e a sua facilidade de reparo, um exemplo é o iPhone SE da Apple, sua nota é 6 de 10 em relação ao seu conserto, ou seja, não é simples mas também não é extremamente complicado, está exatamente na parte intermediária. 

Entenda melhor sobre o aparelho, pesquise os problemas que ele pode ter durante sua vida útil, entenda sobre a assistência fornecida pela marca, e se você sempre terá que levar até um técnico ou se pode resolver os problemas por conta própria, veja também os valores dos concertos e coloque todos esses pontos na balança antes de tomar sua decisão. 

A bateria é trocável? Qual seu ano de lançamento?

A bateria está entre as maiores preocupações de qualquer pessoa que compra um dispositivo móvel, muitos se preocupam com a vida útil e a durabilidade da bateria, afinal, é preciso que ela seja resistente, com uma alta durabilidade e uma boa vida útil, ela não pode ser um produto descartável, é necessário que ela dure. 

Caso ela não tenha uma boa perspectiva de vida útil, é necessário entender sobre suas possibilidades, muitos dispositivos eletrônicos possuem a possibilidade de trocar a bateria por outra ou ate mesmo o cabo como um conector 3 pinos, fazendo a substituição de forma simples e eficiente, já outros não tem uma bateria removível, o que acaba fazendo com que o aparelho como um todo tenha uma certa limitação para se manter em pleno funcionamento. 

Outro ponto que merece destaque é o ano de seu lançamento, quanto mais antigo for o aparelho, mais problemas ele pode dar em relação a própria bateria e a outros detalhes, como um software mais ultrapassado e componentes envelhecidos, busque sempre por algo novo, sem uma janela tão espaçada de lançamento. 

E o software? Verifique todas as suas configurações

O software sem dúvidas, é outro ponto que merece total destaque nas suas pesquisas, procure entender todas as suas configurações e principalmente se ele é fácil de ser atualizado e se aquele modelo ainda receberá atualizações no mercado e durante quanto tempo. 

Algo comum nos dispositivos da Apple, por exemplo, é deixar de atualizar alguns softwares iOs durante um determinado período de tempo, fazendo com que o aparelho seja praticamente inutilizado, já o Android conta com atualizações que demoram mais a chegar e podem também acabar inutilizando alguns dispositivos mesmo em um período curto de tempo. 

Já em consoles, por exemplo, é possível que vários jogos sejam lançados apenas para a nova geração e não existam mais atualizações para as antigas, o que torna o aparelho praticamente inútil. 

Fique de olho nas suas configurações como capacidade de processamento, capacidade de armazenamento e sistema operacional, confirme se aquele é um dispositivo que se adapta ao que você deseja e se é fácil de ser configurado, atualizado e fácil de ser utilizado. 

Confira mais sobre a marca e a confiança no produto

Por fim, após passar por todas as etapas listadas acima, é hora de começar a conferir melhor sobre a marca e a confiança no produto em sua totalidade, procure entender com mais clareza sobre a empresa, tudo que ela fornece e a avaliação dos usuários em relação a ela. 

Algumas gigantes do mercado como a Apple ou Samsung devem ter uma maior credibilidade, mas fique de olho nas secundárias, outro ponto é a confiança no produto em si. Mesmo sendo uma marca grande, a Dell pode ter lançado um notebook extremamente robusto e completo, com uma ótima avaliação mas também pode ter pisado na bola e selecionado algo que dá muitos problemas e defeitos. 

Verifique a marca como um todo mas também o produto em específico, não se esqueça de acompanhar reviews em grandes sites, avaliações dos clientes, e ficar de olho em cada detalhe, lembre-se que o investimento é grande, diferente de uma Fita dupla face que possui um preço mais acessível, dispositivos eletrônicos são caros então escolha o seu com sabedoria. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

Todos os direitos reservados a viva sapato