instagram
Blog

Aprenda a criar uma campanha no Instagram em 7 passos

Não é novidade que cada vez mais empresas utilizam o Instagram como o principal meio de comunicação, marketing e vendas. Sejam pequenos negócios locais, empreendedores e até empresas multinacionais investem diariamente nessa rede social.

Mesmo com a popularização do Instagram como veículo de comunicação de empresas, muitos gestores ainda lidam com o perfil profissional de forma parecida como fazem com seu perfil pessoal, no entanto, é preciso ter alguns cuidados para colocar a conta no rumo certo.

Quando as empresas estão utilizando essa ferramenta da forma correta, o poder de vendas e engajamento cresce consideravelmente. A criação de conteúdo e o investimento em campanhas de impulsionamento são fundamentais para esses objetivos.

Quem ainda tinha dúvidas se o investimento no Instagram era interessante ou apresentava um bom espaço de divulgação, provavelmente já teve essa pergunta respondida nos últimos tempos. Recentemente, a plataforma passou do primeiro bilhão de usuários ativos.

Essa opção tem se apresentado com muitos benefícios para grandes empresas de locação sala de reunião e também para pequenos empreendedores. Aqui entra o primeiro ponto das vantagens do Instagram: a democratização de uma ferramenta massiva de marketing.

Cada vez mais as pessoas estão se adaptando e preferindo as vantagens de consumir conteúdos, contratar serviços e comprar produtos por meio desse canal.

Segundo levantamentos recentes, mais da metade dos usuários do Instagram já pensaram em comprar ou compram online frequentemente.

Muitas empresas estão investindo recursos nas redes sociais e isso tem demanda de sobra para a entrada de novos negócios. Cerca de 80% dos usuários do Instagram utilizam a rede social para pesquisar produtos e seguir empresas que falam sobre seus interesses.

Pessoas que seguem influenciadores e consomem conteúdo sobre arquitetura e reformas são potenciais seguidores de uma empresa de manutenção de ar condicionado. A partir dessa conexão, a marca pode se mostrar útil ao longo do tempo e da “convivência digital”.

O termo convivência é muito importante aqui, pois a rede social estabelece um relacionamento entre as pessoas e as marcas. Entender essa questão faz com que as empresas busquem uma linguagem e um leque de assuntos mais diversos e interessantes.

O Instagram também mudou a forma como se pensam os anúncios e a exclusividade de presença deles na estratégia de marketing e vendas.

Ao seguir alguém que só fala de seus produtos, é natural que você deixe de seguir em algum momento por achar cansativo e pouco útil. 

Como fazer anúncios no Instagram e os benefícios

Além de todas as possibilidades que o Instagram disponibiliza gratuitamente para vender e atrair tráfego de forma orgânica, é possível realizar o impulsionamento de publicações, que divulgam as publicações para um número maior de pessoas.

Essa campanha de impulsionamento oferece uma série de benefícios e pode ser utilizada por grandes empresas com orçamentos volumosos e até pequenas iniciativas, como um beer truck carretinha, podem colher os resultados do investimento em anúncios.

É muito importante entender que os anúncios do Instagram não devem ser feitos de improviso e muito menos com base em achismos. Para aproveitar a totalidade das vantagens das campanhas, é preciso realizar um planejamento prévio e o levantamento de informações.

O Instagram facilita a vida dos empreendedores ao disponibilizar a função de anúncio teste. Com esse processo, é possível entender em detalhes e na prática cada etapa e recurso que a ferramenta oferece.

O gerenciador de anúncios da rede social permite a definição de diversos pontos sensíveis para o resultados das campanhas como segmentação do público, objetivos da campanha de marketing, orçamento e veiculação.

Os testes são a característica fundamental do marketing digital, e antes de investimentos maiores, é necessário verificar a linguagem, as imagens, designs, formatos e outros detalhes, além de como eles interferem nos resultados da campanha.

Quando uma campanha vai ao ar, ela pode começar com um investimento de baixo valor e após testes e alterações, o montante investido pode ser aumentado conforme os resultados vão sendo observados. 

Criando uma campanha de impulsionamento no Instagram

As campanhas de impulsionamento disponíveis no Instagram tem como objetivo destacar conteúdos determinados de um perfil e mostrá-lo para mais pessoas parecidas com o público que o perfil já alcança ou deseja alcançar.

De forma geral, a interface do sistema de campanhas mostra, com uma linguagem mais simples, diversos conceitos utilizados para campanhas do marketing tradicional.

Essa característica e o investimento livre são os fatores que democratizam o investimento no Instagram. É possível delimitar o passo a passo para criar os itens com as seguintes etapas: 

  1. Acessar e configurar as páginas de promoções;
  2. Definir qual publicação será impulsionada; 
  3. Delimitar qual será o objetivo da campanha;
  4. Avaliar qual público será o alvo da campanha; 
  5. Mensurar qual o montante e verba que será investida; 
  6. Definir a duração do impulsionamento; 
  7. Realização de testes, visualização de prévias e confirmação.

Primeiro, para uma empresa de curso completo manutenção e conserto de celular começar a investir no Instagram é preciso estar “com a casa arrumada”.

Ou seja, é necessário organizar o perfil de deixá-lo preparado para receber bem o novo público que chegará por meio da promoção.

Além de deixar o perfil mais atraente, as configurações do perfil devem ser bem feitas, a conversão da conta para perfil profissional, a análise das tags utilizadas em posts anteriores, as respostas de comentários e mensagens diretas, tudo pode interferir no desempenho.

Como pode ser o primeiro investimento em uma conta no Instagram, é ideal acionar também a ferramenta de confirmação de acesso para a conta ficar mais segura e evitar que esse investimento seja perdido por invasões de hackers.

Depois de sanar as necessidades citadas dos perfis, tanto em organização de conteúdo como nas configurações, o próximo passo é selecionar o conteúdo e as publicações que serão impulsionadas.

Essas podem ser feitas especialmente para o impulsionamento ou escolhidas no histórico disponível no perfil. Para selecionar a postagem que receberá o impulsionamento, é essencial avaliar uma série de pontos críticos.

A postagem que será impulsionada pode ser escolhida a partir da mensagem inserida nela, na estética e no design que funcionam bem sozinhos e o seu desempenho pode ser aferido através de ferramentas de análises do próprio Instagram.

O post ideal para ser impulsionado é aquele que apresenta da melhor forma o produto, tem um design e uma redação cativante para um público de topo de funil e que tenha obtido um bom engajamento organicamente.

Uma parte fundamental para o resultado de uma campanha é a definição do destino do impulsionamento, ou seja, o objetivo.

Uma empresa de cristalização automotiva para tirar manchas pode conseguir novos seguidores, encaminhar para um site ou receber mais mensagens.

Essa decisão vai fazer com que o Instagram saiba para onde encaminhará o post impulsionado e, por sua vez, onde essa postagem vai levar o seu público alcançado, seja ele novo ou para pessoas que já seguem o perfil.

Depois, é necessário entender quem será atingido por uma campanha de promoção da publicação. Em resumo, é preciso identificar o público-alvo da ação, e isso vai determinar o público que será buscado pelo algoritmo.

O aplicativo pode gerar perfis de público automaticamente com base em quem segue e quem interage nas postagens ou no público das hashtags utilizadas pelo perfil.

É importante ao impulsionar publicações com temas específicos como escola para criança para segmentar bem o público.

No geral, a escolha do público pelo Instagram  depende de quatro pontos de segmentação: localização, interesses, idade e gênero. A partir das definições, o próprio Instagram vai definir e apresentar um alcance potencial de pessoas a partir das métricas que foram delimitadas.

O público é um dos fatores que podem ser alterados durante a campanha. Isso significa que mais testes podem ser feitos nesse quesito para alcançar melhores resultados. Essas variações vão fazendo com que um conteúdo de cabo manga de 4 vias encontre seu público.

Por fim, avaliar o valor a ser investido e o tempo de duração da promoção pode ser uma questão sensível. Não existe nenhuma resposta definitiva, e o ideal é definir uma estratégia e segui-la a partir dos resultados visíveis. 

Considerações finais

Vender online deixou de ser uma opção de explorar um novo mercado para a obrigação de qualquer empresa interessada em vender e continuar crescendo.

Por meio do Instagram, é possível divulgar qualquer empresa, inclusive uma Manutenção de banheira jacuzzi.

Uma das ferramentas que mais ajudam grandes empresas e empreendedores a alcançar novos públicos é a promoção de conteúdos, mas é vital saber dominar essa função para obter os melhores resultados com custos acessíveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

CNPJ: 15.063.424/0001-72
Endereço: 11ª av n 1409 qd 41 a Setor leste universitário Goiânia
Grupo marketing de negócios