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Marketing

Aprenda a criar uma lista de e-mails e leads do zero

Uma grande e completa lista de e-mails dos leads de um negócio pode trazer uma série de benefícios e ajudar em diversos aspectos de uma empresa. 

Isso inclui principalmente a possibilidade de impulsionar e promover novos conteúdos de marketing, seja sobre um produto ou serviço.

A comunicação via e-mail marketing ajuda muito as empresas que focam em tipos de vendas mais complexas a tornarem o processo mais fácil e assertivo.

Mas antes de se beneficiar das vantagens que uma boa lista de e-mails de leads pode trazer, a empresa deve entender como elaborar essa lista.

Em hipótese alguma é indicado comprar listas de leads, o ideal é que a marca de piso deck para piscina construa a sua própria.

Isso porque ela poderá garantir que a lista de leads que criou só conta com leads altamente qualificados que se interessam no segmento do negócio.

Mesmo que o caminho não seja fácil, para ajudar os leitores a entenderem um pouco mais sobre o assunto em questão, o artigo a seguir explicará melhor o que é um e-mail marketing.

Além disso, busca exemplificar para que ele serve e por fim listará algumas das melhores e principais dicas de como criar um e-mail marketing. 

O que é um e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma estratégia focada no envio de e-mails estratégicos para uma lista de contatos de acordo com a etapa do funil de vendas que essa lista se encontra.

Esses e-mails são utilizados para ajudar na comunicação com os leads, o que pode ajudar a marca de impressoras que imprime ficha de matrícula creche a alcançar seus objetivos em relação ao marketing.

Na maioria das vezes os disparos de e-mails são controlados por um pronominal responsável, mas ele é realizado através de uma ferramenta própria de automação.

Quando lançado, o e-mail vinha como uma substituição eletrônica das cartas físicas, e por isso recebeu esse nome, que em uma tradução livre é chamado de “correio eletrônico”.

A ideia original do criador do e-mail era garantir que as pessoas pudessem se comunicar de uma maneira rápida e simples.

Mas com o passar dos anos o e-mail se tornou fundamental na vida de muitas pessoas, pois até para a realização de cadastros no site de uma marca de moldura de isopor para fachada ele se tornou útil.

Vendo essa grande importância, o marketing tratou de criar maneiras de divulgar serviços e produtos através deles, passaram a ser divulgados então informativos sobre ofertas ou sobre demais novidades da empresa.

Para que ele serve?

O e-mail marketing serve principalmente para ajudar na otimização de campanhas de vendas e também para aumentar o engajamento dos clientes, sejam eles novos ou antigos.

Isso porque além de estar espalhada pelo mundo todo, a internet se mostra acessível para bilhões de pessoas proporcionando uma série de opções para que um negócio que vende peças para empilhadeira still tenha sucesso.

Ou seja, o uso do e-mail marketing ajuda a potencializar todas as oportunidades que se fizeram possíveis com o surgimento e com a popularização da internet.

Mas é essencial tomar cuidado para que ele seja usado da maneira correta para que o email da empresa não acabe indo parar no Spam, ou seja onde são armazenados os envios de mensagens não aprovadas dos seus leads.

Como criar um e-mail marketing?

Depois de entender o que é e para que serve o e-mail marketing em uma empresa que faz impermeabilização de caixa d’água de amianto, é importante citar algumas dicas de como criar um e-mail marketing.

  1. Inicie o processo de preparação

O processo de preparação para criar um e-mail marketing deve começar com a resposta de algumas perguntas essenciais para o seu andamento.

A primeira coisa a se responder é porque gerar leads. É essencial pensar nisso para garantir que as expectativas estejam todas alinhadas.

O processo de geração de leads é principalmente um investimento na relação e pode ajudar a marca de telha de pvc branca a ter bons resultados a longo prazo.

No geral, quanto maior for o ticket e a complexidade da compra mais o lead deverá ser guiado e educado até o momento que decidir fechar o negócio.

A segunda pergunta a se responder é sobre os tipos de leads que a marca busca, mas para isso é preciso que o negócio saiba quem são os seus consumidores.

É possível ter mais certeza ainda dessa decisão a partir da criação de personas, que nada mais são do que personagens que representam os consumidores da marca.

Para criar essa persona é fundamental seguir alguns passos que ajudarão a garantir que ela se pareça ao máximo com o público real, são eles:

  • Coletar dados dos consumidores;
  • Fazer perguntas para eles;
  • Fazer a análise dos dados coletados;
  • Estruturar a persona Ideal.

A última pergunta sobre como atrair o interesse dos leads deve ser respondida após uma análise sobre quais são as ofertas que mais vão atrair os leads em prospecção.

Cada negócio tem a sua particularidade, e por isso essa etapa vai seguir de acordo com os valores e com o segmento da organização.

  1. Crie ofertas para atrair os leads

Existem inúmeras possibilidades para atrair leads, mas cabe aos responsáveis pelo marketing identificar quais chamam mais a atenção do público.

Algumas possíveis “iscas” para atrair a atenção deles podem ser os conteúdos bem completos e elaborados, as ferramentas mais otimizadas, as promoções mais vantajosas do que as da concorrência e até mesmo ofertas de contato.

As ofertas de contato ocorrem quando o site oferece algo em troca de informações como o e-mail do lead, podendo ser um e-book gratuito ou alguma outra opção que interesse o público.

Uma empresa que vende talheres descartáveis embalados pode ter muitas coisas que servem como oferta para aumentar o interesse dos usuários.

É possível compartilhar tudo com o público, desde um manual de treinamento da equipe até a planilha de organização do trabalho, caberá ao marketing saber o que pode ajudar na relevância com o público.

  1. Crie uma landing page que converta

A landing page é para onde o usuário é levado com o intuito de convertê-lo de uma maneira natural que não pareça forçada.

É fundamental observar alguns elementos ao criar uma landing page, assim como a otimização para mecanismos de busca como o SEO (Search Engine Optimization) e também a otimização para conversão.

É essencial colocar nela também a política de privacidade e deixá-la bem visível na página para que o usuário permita que as informações passem para sua lista de e-mails.

  1. Promova a landing page para visitantes

É possível fazer a divulgação da landing page para visitantes de diversos canais usados pela empresa que faz cobertura retrátil para área externa.

Os canais podem ser os mais variados assim como as mídias sociais, os próprios sites ou blogs, em grupos de discussão sobre o segmento e muito mais.

  1. Avalie resultados e planeje os próximos passos

O ciclo de vendas pode acabar variando bastante, e isso vai depender muito da qualidade do lead que foi gerado.

Por isso é essencial pensar que uma análise inicial sobre o retorno de alguns leads é o resultado oficial, pois mesmo depois de muitos meses podem existir usuários sendo educados pelos vendedores.

O que se pode fazer sobre isso é trabalhar com a previsão dos resultados se baseando em estágios e resultados anteriores.

Nunca deixe de acompanhar, cada período da estratégia é importante, e entender as perspectivas de cada um dos clientes é imprescindível para o sucesso de um negócio, por isso esteja sempre os analisando.

Essa análise pode ficar mais difícil de acordo com a evolução da empresa e com o aumento das ações de marketing necessárias, mas ainda deve ser feita regularmente para o planejamento da estratégia.

Considerações finais

Como visto ao longo deste artigo, nos dias de hoje se uma empresa deseja ter sucesso com estratégias como as de e-mail marketing ela deve focar em ter uma lista de leads qualificados.

Para tanto o time de marketing deve entender bem o que é o e-mail marketing, como ele funciona, para que ele serve e as várias vantagens que ele pode levar ao negócio.

Assim o processo de criação de um e-mail marketing com uma lista de leads qualificados se torna muito mais fácil e mais rápido de ser adquirido e implementado em um negócio.

Mesmo que esse processo não seja fácil, nunca opte por comprar uma lista, isso porque os leads nela podem não ser qualificados e o que pode acontecer é um desperdício de tempo e dinheiro focando neles, visto que não terão interesse no produto oferecido.

Ao contar com uma lista própria que ele mesmo conquistou, o time de marketing consegue criar ações mais focadas e assertivas para o público, aumentando o desempenho e os lucros da empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.