Negócio e empresas

Técnicas de comunicação e vendas que fazem a diferença

Estamos em um mundo cada vez mais competitivo onde o cenário mercadológico enfrenta um elevado número de concorrentes e uma dificuldade enorme de conseguir se destacar, dessa forma, cada detalhe faz diferença, principalmente no momento de vender um produto e se comunicar de maneira direta com seu cliente. 

Ao procurar um item como uma embaladora filme pvc, a pessoa irá se deparar com diversas opções diferentes dentro do mercado, o que faz com que geralmente, ele escolha aquela que for mais persuasiva antes da sua tomada de decisão, ou até mesmo aquele que ele acredita que se comunica melhor com ele e o convenceu de realizar uma escolha. 

Sendo assim, os profissionais que atuam dentro do setor comercial como vendedores, precisam cada vez mais aperfeiçoar suas técnicas de comunicação para efetuar a abordagem certa da maneira mais correta possível.

Pensando nisso, no texto de hoje separamos algumas técnicas de comunicação e vendas que fazem total diferença para qualquer empresa, aqui listamos somente aquelas que realmente causam impacto e que podem mudar o destino de uma transação, bora conferir? Então vamos lá!

Saber ouvir

Você já foi em uma loja e ao ser abordado pelo vendedor a conversa parecia mais um monólogo? Acredite, não existe nada pior para o cliente do que apenas escutar o vendedor falar sobre os produtos e serviços sem que haja espaço para que o consumidor também dê a sua opinião.

Sendo assim, uma técnica de comunicação simples mas que vai te ajudar muito é saber ouvir o que o consumidor tem a dizer, entender o que ele está falando sobre qualquer assunto, respeitar o seu local de fala e demonstrar interesse nas suas palavras. Se ele deseja adquirir um sistema de som ambiente, procure entender exatamente o que ele está procurando, isso te ajudará a obter o máximo de informações possíveis, o que facilitará a sua negociação.

Tudo isso parece simples mas é fundamental para que o consumidor realmente fique interessado, e que entenda que existe uma troca e que a opinião dele, é sim, extremamente valiosa para o seu negócio. 

Ter uma abordagem educada, humilde e simpática

Outra coisa que costuma incomodar demais o público é a forma como o vendedor realiza sua abordagem, todos sabemos o quanto é complicado trabalhar com pessoas, mas se tem algo essencial para melhorar sua comunicação e suas vendas é ter uma abordagem educada, humilde e simpática. 

Comece com cumprimentos como bom dia, boa tarde ou boa noite, ofereça uma água ou um café, pergunte o nome e se está tudo bem com a pessoa, busque colocar um sorriso no rosto e sempre trabalhar bem a sua simpatia. Qualquer abordagem esquisita ou grosseira já pode deixar o clima mais pesado, então busque algo leve, tranquilo, e que seja bem visto por grande parte do público.

Ser objetivo e não enrolar

É claro que uma boa conversa sempre é algo “bacana” mas é preciso ter algumas limitações durante o diálogo para vender um produto, por mais que seja importante o vendedor ter uma boa abordagem e saber se comunicar bem com o seu público, é necessário que o diálogo seja mais objetivo. 

Não fique enrolando e nem falando sobre outros assuntos a não ser que o cliente pergunte, no geral, tente ser mais objetivo, ao mesmo tempo que equilibra a educação e simpatia como abordamos no tópico anterior. 

Procure não ser enrolado mas também não seja grosseiro, busque algo intermediário para conseguir ser objetivo e eficiente durante a sua conversa. 

Apresentar soluções de acordo com cada necessidade

Um grande erro que muitos vendedores cometem durante a sua comunicação é querer empurrar algum tipo de produto que o consumidor não queira, esse é um dos fatores que mais incomoda as pessoas e acredite, deve ser evitado a todo custo. 

Entenda primeiro a necessidade do cliente, e posteriormente, apresente soluções baseados nas suas necessidades, se a pessoa precisa de um serviço de instalação de câmeras e você está tentando vender um conjunto de alarmes, dificilmente vai conseguir fechar negócio. 

Compreenda e estude as necessidades individuais de cada pessoa, após isso, procure apresentar soluções personalizadas de acordo com aquilo que eles precisam, seja criterioso, procure entender muito bem antes de tomar qualquer escolha e ofereça o produto certo para a pessoa certa. 

Trabalhar bem a linguagem corporal

Algo que muitas vezes passa batido mas é tão importante quanto qualquer item da nossa lista é a chamada linguagem corporal, os seus movimentos, suas expressões faciais e a forma como você se comunica fala muito sobre  você mesmo. 

Por tanto, tente trabalhar a sua linguagem corporal, saiba como se manifestar e como estabelecer um diálogo com outras pessoas usando não só a sua voz, mas também expressões corporais. 

Quanto melhor você souber trabalhar a sua linguagem corporal, mais eficiente será a sua comunicação, lembre-se, cada detalhe é valioso então aproveite ele ao máximo. 

Falar com propriedade

Não existe nada mais convincente do que um vendedor que sabe falar com propriedade sobre um determinado assunto, acredite, essa é uma ótima forma de convencer as pessoas que o seu produto é o certo para elas, para isso, procure conhecer e estudar muito bem a sua empresa, entenda melhor sobre suas soluções e até mesmo posicionamentos do negócio. 

Quanto mais você conhecer sobre o empreendimento, melhor será a sua oratória ao falar sobre um produto ou serviço no qual a empresa atua, e mesmo que você não seja especialista em conserto de portão automático, vai ser capaz de transmitir autoridade falando sobre os melhores motores e ferramentas que devem ser usadas. 

Lembre-se, uma fala com propriedade pode fazer total diferença na hora da pessoa concretizar uma compra, e quanto mais o vendedor souber e transmitir isso ao seu consumidor, maior a chance de sucesso. 

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