SEO
Marketing

SEO: o que é ?

Muitas pessoas falam sobre SEO, mas nem todas elas sabem de verdade o que é Search Engine optimization e nem como utilizar essa estratégia.

Milhões e milhões de pesquisas são feitas todos os meses em buscadores como o Google, maior e mais usado buscador do mundo todo.

O que significa que uma boa posição nesses mecanismos de busca é algo que pode fazer toda a diferença para o fracasso ou para o sucesso de uma estratégia no negócio que faz reparo de impressora.

Com isso, a dúvida que surge é sobre como melhorar esses resultados de busca. O artigo a seguir ajudará explicando o que é SEO, como utilizar a estratégia e apresentando algumas dicas.

Entendendo o que é Search Engine Optimization

O SEO, sigla para Search Engine Optimization, pode ser traduzido para o português e pode levar o nome, em português, de otimização para mecanismos de busca.

A estratégia nada mais é do que um conjunto de táticas que são realizadas com o intuito principal de tornar um site que vende, por exemplo, acessórios para cachorro filhote mais otimizado e mais notório na internet.

Com isso, a intenção é que essa página da web alcance melhores posições em resultados orgânicos nas pesquisas em buscadores como:

  • Google;
  • Bing;
  • Yahoo;
  • Baidu.

Todas as suas estratégias são 100% orgânicas, ou seja, não envolvem a compra de nenhum tipo de mídia paga para serem aplicadas.

Isso ajuda muito o aumento do ROI (Retorno sobre investimento) do negócio e a diminuição do CAC (Custo de aquisição de clientes), duas vantagens buscadas na aplicação do SEO.

Como utilizar essa estratégia

Algo que deve ser entendido antes mesmo de começar a utilizar a estratégia de SEO é o fato de que a otimização deve ser feita com toda a atenção em cada uma das páginas do site que apresenta projeto elevador residencial.

Quando uma empresa conta com um site e com um blog com vários textos e artigos sobre o seu segmento, cada um desses artigos deve estar de acordo com as otimizações específicas de SEO, começando pelas palavras-chave específicas.

Além da palavra-chave, é essencial também que a equipe de marketing conheça muito bem o público-alvo, é possível fazer isso através do desenho e da criação de uma persona para a empresa.

Essa persona é essencial para que o negócio saiba mais sobre o tipo de conteúdo que pode abordar e que chamará a atenção do público por ser de seu interesse.

Depois de entender e montar a persona ideal para o negócio, para começar a usar as estratégias de SEO a empresa que faz locação de aspirador de pó profissional pode iniciar com as estratégias mais comuns.

Dentre essas estratégias é possível destacar a pesquisa por palavras-chave que sejam relevantes, a otimização das landing pages, a escolha de títulos estratégicos, assim como o uso de imagens de alta qualidade.

7 melhores dicas de SEO

Além de entender o conceito de Search Engine Optimization e como utilizar essas técnicas, também é preciso conhecer algumas dicas em relação ao SEO a seguir:

  1. Aparecer em buscadores

Nos dias de hoje, algo fundamental para todo negócio que faz locação de laser para remoção de tatuagem é aparecer em lugares onde são feitas buscas por local.

Ultimamente, as buscas por “estabelecimento x perto de mim” tem crescido muito, e com a intenção cada vez menor das pessoas de saírem por aí buscando estabelecimentos às cegas, a tendência é que elas aumentem.

Mas para a empresa aparecer em buscadores como o Google, é necessário fazer o cadastro da mesma na plataforma chamada Google Meu Negócio.

Nele, é necessário seguir um passo a passo que envolve o preenchimento de algumas informações atualizadas sobre o empreendimento.

Assim, quando uma pessoa que está próxima do negócio buscar pelo produto ou serviço que ele oferece, o Google rapidamente recomenda o site da empresa.

  1. Proporcionar uma navegação rápida

O grande aumento do consumo de internet nos últimos anos, levou para muitos lugares uma taxa alta de queda na velocidade da conexão.

Por isso, se antes já era necessário proporcionar uma navegação otimizada, atualmente é algo de extrema obrigação para as empresas.

É possível realizar algumas ações para reduzir o tempo de carregamento de uma página, o que envolve comprimir mídias, eliminar ações inúteis e até otimizar o carregamento por blocos de conteúdos.

  1. Usar palavras-chave específicas

O uso de palavras-chave sempre envolveu usá-las no contexto certo, e o SEO intensifica essa importância, mas, para fazer isso, é preciso entender o contexto usado para o público-alvo.

Ou seja, é preciso pensar no que o cliente ideal de uma marca estaria pesquisando no Google se buscasse por algodão doce no copo onde comprar.

Esse negócio que vende algodão doce pode, por exemplo, reforçar conteúdos que envolvam palavras-chave com palavras de cauda longa. A abordagem para a empresa deve ser adaptada.

  1. Definir o foco do conteúdo

Além de tudo, é ideal se atentar ao conjunto de palavras que é usado juntamente com as palavras-chave escolhidas pela equipe de SEO.

Para isso é preciso definir um foco para os conteúdos e levar os usuários a acusarem somente as páginas que podem sanar as suas dúvidas ou resolver os seus problemas.

Um exemplo disso é quando uma pessoa busca fazer restauração de tacos antigos. Essa pessoa certamente busca um passo a passo de como realizar aquela tarefa e não um produto para comprar.

Por isso, cada situação deve contar com o seu próprio conjunto de palavras que façam sentido com o que o assunto quer mostrar para os leitores.

Um bom tipo de teste é colocar as palavras-chave escolhidas no Google e ver quais resultados aparecem nas primeiras páginas de busca.

Isso ajuda a ter uma noção melhor sobre quais são as respostas que o público mais espera em relação àquela pesquisa.

Caso essas respostas não tenham a ver com o que a empresa oferece, é ideal fazer uma reformulação da escolha das palavras-chave.

  1. Adicionar palavras-chave a lugares estratégicos

Os algoritmos que existem nos buscadores estão sempre mudando e buscando melhorar para oferecer a melhor resposta em relação ao comportamento do público.

Por isso, algumas práticas de SEO tendem a cair em desuso e ao mesmo tempo, outras começam a ter uma enorme importância e atenção.

A aplicação de palavras-chave em lugares estratégicos está entre as estratégias que passam cada dia mais a ter uma grande importância nos buscadores.

Atualmente, colocar as palavras-chave nos lugares certos como na tag do título, no parágrafo inicial do conteúdo e na URL conta muito para o ranqueamento de um site que vende selo pet galvanizado.

  1. Dar preferência a links curtos e descritivos

Usar a palavra-chave na URL da página está entre as práticas de SEO mais indicadas por especialistas, haja vista que elas ajudam a fazer com que o compartilhamento em outros canais atraia mais pessoas por ser mais explicativo.

Mas para isso é ideal que a URL conte com palavras de ligação que sejam mais curtas e bem descritivas, para que não se torne algo difícil de ler e entender.

Em vez de usar, na URL, “conheça as melhores práticas de SEO” é possível usar apenas “as melhores práticas de SEO”, por exemplo.

  1. Ter bons títulos e uma boa descrição

A maneira com que a página aparece nos resultados dos buscadores pode levar ao aumento ou a diminuição dos acessos orgânicos. 

Além de usar boas palavras-chave, é necessário que o texto seja produzido com toda qualidade possível como se fosse um anúncio.

O título é o que os usuários vão ver nos resultados de busca, e deve conter no máximo 60 caracteres para evitar que ele seja cortado ao ser apresentado.

O texto de descrição, aquele que vem logo abaixo do título, deve descrever de maneira bem resumida, com no máximo 150 caracteres, os conteúdos que o site e as duas páginas abordam.

Para garantir mais cliques, é possível utilizar os CTAs (Call to Actions), esses chamados para a ação devem ser palavras fortes que chamem realmente o usuário para a ação de entrar no site.

Considerações finais

O SEO se enquadra naqueles assuntos extremamente importantes para toda empresa que busca aumentar sua visibilidade e autoridade no mundo online.

E o melhor de tudo é que todo negócio pode aplicar suas técnicas, seja uma nova e pequena empresa ou uma grande e consolidada organização.

Ao entender o conceito da estratégia, como utilizá-la e as melhores dicas de SEO, qualquer marca pode alcançar a visibilidade que esperava.

O mundo do SEO é enorme, e, a cada dia que passa, mais e mais os mecanismos de busca levam em conta suas táticas para ranquear melhor os sites e páginas da Internet.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Todos os direitos reservados a viva sapato