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5 passos para tornar sua rádio mais inovadora na era digital

A fundamentação de um bom conteúdo sempre foi um aspecto essencial dentro do mundo midiático. Entender, nesse caso, qual é o papel do rádio dentro dessa dinâmica, levando a uma lógica mais inovadora de diálogo com a atualidade é essencial.

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O mundo das mídias sempre passou por uma série de modificações importantes no curso da história e isso tem a ver com o desenvolvimento das tecnologias aliadas a uma noção de consumo cada vez mais qualificada.

Se, em outros tempos, o rádio cumpria um papel preponderante dentro do mundo do entretenimento, esse ponto já passou por algumas outras manifestações essenciais nesse meio, também.

Logicamente, é preciso entender que, ao contrário do que muitos dizem, não há decretação de morte de formatos, uma vez que eles começaram a compor um mosaico de possibilidades dentro das mais diversas instâncias de comunicação.

Quando a televisão surgiu, sua potencialidade audiovisual fez com que muitos entendessem aquilo como o canto do cisne das rádios, mas isso não foi verdade e há uma sustentação desses modelos até os dias de hoje.

Isso não significa dizer, também, que não há algum tipo de interferência a respeito desses intercâmbios de possibilidades. Na verdade, há uma orientação cada vez mais estruturada a respeito de certos pontos.

Por exemplo, a televisão, quando ela surgiu, uma série de reproduções que faziam parte dessa programação eram derivadas do rádio e, da mesma forma, o rádio buscou capturar alguns elementos televisivos também.

Um grande exemplo dessas perspectivas pode ser considerado através dos programas de calouros de música, uma vez que esses produtos eram fundamentais na era de ouro do rádio.

Esse ponto, inclusive, fez com que a era de ouro do rádio fosse considerada, também, uma grande monarquia, onde rainhas e reis da voz faziam suas performances que marcaram aquela época.

Quando, já nos anos 1960, a televisão começou a se fundamentar no Brasil como um elemento essencial no dia a dia das pessoas, a era dos festivais passou a ser um elemento central.

Isso porque o mesmo formato do rádio, agora, estava consolidado na televisão e alguns dos momentos mais importantes da história do país se consolidaram a partir disso.

Um outro ponto importante dentro dessa perspectiva foram as novelas que mudaram de formato, mas, via de regra, manteve a mesma estrutura por alguns anos.

Nesse caso, os atores de voz que trabalhavam nas rádios tinham a prerrogativa de fazer o texto de forma ao vivo.

Na televisão, essa perspectiva era essencial, uma vez que todas as novelas eram transmitidas dessa forma.

Logicamente, as tecnologias não se mantiveram estáticas e isso fundamentou alguns aspectos importantes como, por exemplo, a consolidação do videotape e a possibilidade de gravar episódios.

Esse foi um dos grandes passos que uma mídia deu frente a outra, mas, como a rádio estava perdendo esse espaço para a televisão, uma nova possibilidade passou a fazer parte do dia a dia das pessoas: o modelo FM.

Essa é uma lógica que usava uma frequência modulada, ou seja, o sinal era mais preciso e com menos interferências.

Diante disso, a música passou a cumprir um papel importante dentro desse meio e, assim, uma nova era começou.

Esses são pontos que denotam a grande amplitude que o rádio e a TV tiveram dentro dos debates de mídia no século passado.

No entanto, é impossível falar das duas perspectivas sem mencionar a publicidade como elemento central de sustentação nesse meio.

Se, porventura, o setor de escolas de teatro musical estivesse tendo um crescimento, certamente, isso poderia ter a ver com algumas possibilidades dentro dessas mídias.

Os anúncios cumpriram um papel essencial para o mundo das empresas, o que reverberou de uma forma positiva dentro de aspectos midiáticos.

Seja como for, foram eles que deram sustentação para que os veículos de imprensa pudessem inovar dentro desses aspectos.

Uma boa orientação nesse sentido poderia causar uma série de possibilidades importantes dentro desses meios.

Sendo assim, uma simples comunicação sobre uma plataforma acessibilidade poderia ser um ponto importante dentro dessas instâncias.

Formatos analógicos e ambiente digital

Há uma polêmica bastante grande dentro do mundo midiático que coloca algumas perspectivas importantes a respeito dos formatos de conteúdo.

Sem entrar nesse debate, é possível entender que existem formatos que se consolidaram sob uma perspectiva analógica, mas que possuem manifestações digitais.

Desta maneira, por exemplo, um vídeo a respeito de um aluguel de sala comercial por hora pode seguir a mesma lógica que um comercial de televisão.

Isso, logicamente, do ponto de vista do formato, uma vez que os objetivos podem ser completamente distintos.

Garantir, portanto, que esses elementos sejam considerados pode dar algumas pistas de como que o rádio pode se sustentar também dentro dessas instâncias.

Hoje em dia, por exemplo, falar com a audiência dentro de um aspecto tradicional de rádio ou TV pode ter algumas orientações digitais.

Os votos em reality shows que eram feitos por telefone, agora, podem se consolidar através desses meios.

Além disso, o contato com o ouvinte de uma rádio pode ser feito a partir de áudios de aplicativos de mensagem, por exemplo.

Esses são dois aspectos que dialogam com a internet, mas há, também, as manifestações digitais desses formatos.

Nesse caso, por exemplo, o podcast é uma grande manifestação de formatos radiofônicos dentro de uma instância digital, funcionando, inclusive, com inserções de publicidades, como é o caso de uma sobre aluguel escritório compartilhado.

A importância da inovação no rádio

Como dito anteriormente, o rádio sobreviveu a uma série de previsões que sustentavam que ele iria deixar de existir.

No entanto, isso não se realizou e ele resiste, uma vez que há uma série de inovações que ele passou a constituir.

Não há mais como pensar em um decreto de morte dessa forma, mas é importante dizer que, talvez, ele se consolide por outras vias.

Isso porque com a chegada do mundo digital, os sinais analógicos de ondas de rádio podem ser obsoletas.

Dessa forma, a mesma programação pode ser consolidada através de outras vias, garantindo um áudio de maior fidelidade.

Esses são aspectos que, inclusive, podem nortear um impacto mais preciso de uma publicidade sobre serviços de manutenção preventiva e corretiva de ar condicionado.

Seja como for, vale apontar para algumas das realizações mais importantes que podem sustentar uma rádio dentro de uma lógica inovadora. Seus benefícios são:

  • Integração digital;
  • Programação interativa;
  • Controle de audiência;
  • Audiência por streaming.

Esses são pontos que podem inaugurar uma nova noção de como fazer uma rádio dentro de uma perspectiva digital.

Não há como fugir desses imperativos e, via de regra, é isso que traz credibilidade para qualificar um anúncio sobre sala planejada moderna.

Passos para inovar em uma rádio

Diante de todas essas possibilidades, torna-se imperativo entender como orientar alguns passos importantes para uma inovação digital nas rádios.

1. Mídias sociais

Esse é um aspecto bastante importante, uma vez que as mídias sociais funcionam como uma possibilidade de conexão ainda mais direta com o ouvinte.

Desta forma, não há como fugir de certos imperativos que se consolidam dentro dessa lógica de atuação.

Essa é uma maneira de aproximar-se, também, dos anunciantes, como é o caso de uma empresa especializada em móveis escritório planejados.

2. Considerar os streamings

Quando o assunto é música, talvez, os streamings tenham trazido alguns novos desafios para as rádios.

No entanto, isso pode ser apenas mais um ponto importante para ter um pouco mais de atenção.

Nesse caso, produzir playlists com as músicas de uma programação pode facilitar essa integração.

3. Diversificar conteúdos

Não é porque o modelo radiofônico é o carro chefe que não há como orientar-se para outros formatos.

É possível, por exemplo, utilizar plataformas de vídeos para ter alguns programas com imagem, criando, dessa maneira, uma conexão do ouvinte com a rádio.

Essa, inclusive, pode ser uma possibilidade de atrair anúncios dos mais diversos setores, como é o caso das empresas de recepção.

4. Disponibilizar programação

O acesso aos equipamentos que captam sinais de rádio estão cada vez mais escassos, uma vez que, por exemplo, os smartphones já descontinuaram essa função.

No entanto, é fundamental que a rádio tenha algum aplicativo ou site, onde sua programação possa ser ouvida na íntegra.

5. A importância do conteúdo

Por último, ter um conteúdo bem elaborado pode ser um passo importante, uma vez que é ele que vai garantir que a audiência se fixe ali.

Por essa razão, é importante manter uma política bem estruturada a respeito do tipo de ouvinte que aquela rádio tem.

Adaptar alguns formatos, nesse caso, pode ser um fator essencial para garantir que essas possibilidades se realizem.

Considerações finais

Com o passar dos anos, as mídias vão passando por uma série de reformulações que vão sendo fundamentais para as mais diversas possibilidades de mercado.

Garantir, nesse caso, algumas inovações em modelos tradicionais, como é o caso do rádio, pode ser uma perspectiva imperativa.

Desta maneira, torna-se essencial entender a respeito de como ele pode se integrar com o mundo digital.

Assim, há uma possibilidade muito assertiva desse formato ainda ser um grande companheiro das pessoas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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