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Marketing de influência e os “Influencers”: Como estão conectados?

Desde que o YouTube e outras redes sociais viram a ‘luz do dia’, formou-se uma parte importante do apelo do marketing para crianças, jovens e adultos, ou seja, esse tipo de influência pode estar atrelado até a marcas menores do setor de vidro termoelétrico, por exemplo. 

O interessante para esses empreendedores é encontrar a pessoa certa, que faça sucesso dentro do Instagram e outros, e investir uma quantia para que haja retenção de novos leads e ampliação das vendas. Quer entender melhor sobre o assunto? Então, vem com a gente!

O que é um influenciador?

Os influenciadores enviam seus vídeos para o YouTube, Instagram e outras redes sociais e atingem, organicamente, um sem número de pessoas ao redor do país e, quem sabe, do mundo. Eles são tão imprescindíveis para um técnica de marketing quanto as câmaras de refrigeração para os açougues e padarias.

Eles contam com nichos específicos (falam sobre cinema, carros) ou apenas gravam algo sobre suas vidas, tendo amigos e parentes como ‘coadjuvantes’. Além do YouTube, podemos citar outros sites de armazenamento de vídeos como o Twitch ou Vimeo.

No caso do canal Porta dos Fundos, por exemplo, realizam esquetes cômicas, já o pessoal do Manual do Mundo, foi para o caminho dos tutoriais e curiosidades e assim por diante. Há opções para todos os gostos e investimentos.

Mas eles percorreram um longo caminho e há quem gaste grandes quantias em câmeras, drones e microfones de última geração. Em contrapartida, ao contrário das emissoras de TV, cidadãos mais humildes que fazem pouco investimento também podem ‘bombar’, gerar receitas e serem opções das empresas, para quem elas investem no marketing. 

O retorno sobre investimento, se comparado com os gastos no marketing tradicional (TV, jornais e rádios), é infinitamente menor e pode ser feito até por uma marca de sensor de presença para iluminação nos primeiros meses de vida, para assim, ganhar mais notoriedade no mercado. 

Para o gestor, avaliar essas milhares de opções que existem e entrar em contato com esses influencers que deseja contratar para a divulgação de sua marca é fundamental. Além disso, não deixe de fazer contratos para que esses pormenores tenham eficácia.

A maior influência é fabricada por essas novas celebridades na forma como apresentam seus vídeos, bem como seus conteúdos; seja com um monólogo sincero sobre lutas pessoais filmadas em seus quartos ou sobre seus talentos. 

Um gestor, além de tudo, deve verificar a seriedade dos influenciadores e se eles já tiveram algum tipo de polêmica séria e que você não quer atrelada a sua marca. Confira aqueles com responsabilidade social. 

Afinal, não é interessante um influenciador que se envolve em polêmicas, fazer a divulgação de sua marca, pois assim, ambos ficarão com o nome “manchado” no mercado, e conseguir desvincular isso, requer muito trabalho e dedicação. 

Por que o marketing de influenciadores é importante?

Muitas grandes marcas hoje em dia consideram o marketing de influência exemplar para seus esforços gerais por vários motivos, um deles é que quem está sendo divulgado ganhará em exposição, pois imagine contratar um YouTuber com milhões de inscritos?

É como se essa escolha fosse uma espécie de lavadora ultrassônica, que limpará todas as ‘impurezas’ e os ruídos comunicacionais. Então, encontre o influenciador certo com uma base de seguidores que corresponda ao seu perfil (de localização, de setor, etc).

Não faz sentido apostar em um gamer, se sua marca tem a ver com inseticidas (a não ser que faça uma campanha pontual). Ao mesmo tempo, também ajuda você a construir um relacionamento e estabelecer uma conexão com seu público e mantê-lo a longo prazo. Todos esses esforços, é claro, acabam gerando leads e impulsionando as vendas.

Um bom influenciador, com uma boa estratégia, levará ao sucesso de sua marca, pois será entregue para o público correto. Gerando assim, maior eficácia na geração de leads e futuros clientes. 

O marketing de influenciadores é eficaz?

A resposta para essa pergunta é “sim!” e, a partir de agora, vamos ver algumas estatísticas que provam esses benéficos:

  • O YouTube tem mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais. O alcance real do YouTube é enorme e continua a crescer;
  • Os gastos com marketing de influenciadores estão aumentando ano a ano. Em 2022 foram US$ 4,14 bilhões. As marcas aumentarão seu orçamento para campanhas de marketing de influenciadores ano após ano;
  • 42% dos profissionais de marketing consideram o setor sua principal estratégia de geração de retorno sobre investimento;
  • Os influenciadores estão entre as personalidades de mídia social mais bem pagas.

O que achou do texto de hoje? Curtiu saber mais sobre o marketing de influência? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

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