Marketing 2.0 é o nome dado para a segunda fase do marketing, que tem como propósito analisar as necessidades dos consumidores. Tudo é feito com base em dados coletados e analisados e que ajudam a desenvolver produtos e serviços.
As soluções são criadas para resolver problemas específicos das pessoas, sendo esta a premissa do marketing 2.0. Em linhas gerais, ele coloca o consumidor no foco de suas estratégias.
É considerado como a evolução do marketing 1.0, iniciado na época da era industrial, que tinha como foco o produto. Nessa fase, a produção era em escala e o objetivo principal era reduzir custos e elevar as margens de lucro.
Ao longo dos anos, os consumidores começaram a ter acesso à informação e, com isso, passaram a pesquisar mais sobre as características das ofertas, principalmente a qualidade e o preço.
Começaram a exigir um bom atendimento e tudo isso fez com que as organizações começassem a pensar em uma nova forma de divulgar seu nome, produtos e serviços, e com isso reter os clientes.
Para esclarecer o assunto, neste artigo, será possível saber qual é o conceito de marketing 2.0, quais são suas características e como aplicá-lo no negócio.
Entenda o conceito de marketing 2.0
Marketing 2.0 marca era dos consumidores, sendo um nome dado para a segunda fase do marketing, em que seu principal propósito era atender as necessidades dos clientes.
Indo na contramão dos 4 Ps de marketing, procura se ajustar às necessidades dos consumidores e não das soluções oferecidas. Por meio de pesquisas de mercado, mostra quais são os produtos que os consumidores desejam.
É assim que um fabricante de kit embreagem caminhão consegue desenvolver produtos capazes de atender os clientes. Como resultado, consegue fidelizar o público e garante a sustentabilidade do negócio.
O relacionamento com o consumidor tem a mesma importância do produto, e o cliente passa a determinar as operações. Em outras palavras, seus interesses norteiam o negócio e não os interesses da marca.
Por causa dessa nova forma de fazer marketing, a diferenciação dos produtos começou a ser difundida e popularizada. Além disso, as formas de divulgação são realizadas principalmente com as mídias offline, tais como:
- Impressos;
- Jornais;
- Revistas;
- Televisão;
- Rádio.
A empresa também pode investir na distribuição de brindes, mala direta, feiras e eventos e outdoor.
Esse tipo de marketing surgiu por conta da transformação digital, portanto, faz parte da era da informação. Isso aconteceu porque o público começou a ter mais acesso à informação e por isso puderam comparar preços, marcas e produtos.
São dados que ajudam a encontrar soluções realmente capazes de atender suas necessidades, e o conceito de que o cliente sempre tem razão começou a nortear os esforços para conquistar as pessoas.
O uso de caixa box personalizada para enviar os produtos, assim como outras estratégias, começaram a nortear a fabricação de soluções sofisticadas, maneiras de precificar e o modo como a companhia se comunica.
É indispensável segmentar o público-alvo, uma vez que os produtos não podem mais ser produzidos pensando em atender a massa e desconsiderando as necessidades reais dos clientes.
Assim, foi possível aumentar a qualidade e garantir a satisfação dos compradores. No entanto, antes de aplicar esse conceito, é necessário compreender suas características.
Características do marketing 2.0
A principal característica do marketing 2.0 é o foco no consumidor, isso aconteceu por causa das mudanças no comportamento das pessoas, que começaram a pesquisar sobre os produtos e serviços, antes de comprar.
O amplo acesso à informação possibilitou saber mais sobre as soluções disponíveis no mercado, nesse cenário, o cliente deixou seu papel secundário na relação de compra e venda, para se tornar o centro das atenções das empresas.
É uma nova fase em que o marketing trouxe atualizações fundamentais para o sucesso das ações, bem como a segmentação do público.
Empresas dos mais variados setores, como um fabricante de lixeira ecológica de madeira plástica, começaram a priorizar o relacionamento com as pessoas, e uma das ferramentas mais usadas para isso é o CRM.
O Customer Relationship Management, traduzido como Gestão do Relacionamento com o Cliente, tem como propósito administrar a relação entre os consumidores e o negócio, além de suprir as reivindicações do público.
Como aplicar o marketing 2.0?
Para aplicar o marketing 2.0 no negócio, é fundamental investir em estratégias totalmente focadas no cliente, e dentre elas estão:
Definir a persona da marca
Antes de pensar em uma estratégia em si, primeiro é necessário saber quem é a persona da empresa, ou seja, quais são as características das pessoas que comprariam os produtos e serviços da marca.
A persona de uma loja de Sacos Herméticos possui nome, idade, gênero, profissão, escolaridade, interesses, problemas e necessidades muito bem definidos.
Todas as estratégias de marketing 2.0 são voltadas para a persona, por essa razão, antes de investir em qualquer prática, primeiro é necessário saber quem é ela.
Investir no relacionamento com o consumidor
Ter um bom relacionamento com o consumidor é crucial para conquistar sua confiança, o que aumenta as chances de fidelização.
Existem várias práticas que podem ser trabalhadas pela marca, como oferecer atendimento humanizado, demonstrar empatia, oferecer soluções antecipadas para resolver problemas e responder dúvidas com atenção e rapidez.
Estruturar o customer success
Customer success (sucesso do cliente) é um setor do negócio que tem o objetivo de fazer tudo o que for necessário para que o comprador alcance seus objetivos, adquirindo os produtos e serviços da empresa.
Para estruturar a área, é essencial contar com um profissional que vai se responsabilizar por oferecer um atendimento personalizado e totalmente focado nas necessidades do cliente.
Ele dará voz aos consumidores de uma empresa de limpeza predial terceirizada, garantindo que o produto ou serviço possa entregar exatamente aquilo que a pessoa precisava.
Não focar no lucro
Ter lucro é essencial para qualquer empresa, mas este não deve ser seu único objetivo ao trabalhar com o marketing 2.0, uma vez que o foco dessas ações é o cliente e suas necessidades.
Antes de pensar em vender e lucrar, a organização deve entregar a melhor solução para os consumidores, e isso vai fazer toda a diferença na hora de escolher entre uma marca e outra.
Fazer pesquisas de satisfação
As pesquisas de satisfação têm como objetivo melhorar o relacionamento entre a marca e o público, além de direcionar as ações no futuro.
É uma forma de compreender a maneira como os consumidores pensam, identificar o grau de satisfação e saber quais são os aspectos que precisam ser melhorados.
Investir em tecnologia
Um fabricante de piso laminado parede sala precisa investir em recursos tecnológicos para melhorar ainda mais a qualidade do atendimento ao cliente e a experiência por parte de seus compradores.
Vários recursos podem ser adotados, como um sistema CRM, centrais de atendimento, uso de chatbots e chat online.
Promover a cultura voltada ao cliente
Para ter uma cultura totalmente voltada para o cliente, primeiro é necessário rever os valores da organização e melhorar a conduta.
A corporação precisa redefinir o papel de seus líderes, planejar a jornada de compra e implementar estratégias que valorizam as experiências e a humanização das ações.
Estimular a equipe
Um fabricante de bateria estacionária 220 amperes precisa de uma equipe comprometida para oferecer uma experiência realmente satisfatória para os clientes.
A melhor forma de fazer isso é valorizar os colaboradores e estimular o engajamento profissional porque, assim, eles ajudam a conquistar os propósitos da corporação.
Além de programas de remuneração, como participação nos lucros e bônus pelo cumprimento de comissões e metas, existem outras maneiras de estimular a equipe.
A organização deve oferecer as ferramentas necessárias para o dia a dia de trabalho, treinamentos, workshops, entre outros eventos que aprimoram o conhecimento e as habilidades dos funcionários.
Coletar feedback
A empresa pode enviar e-mails personalizados, analisar comentários nas redes sociais ou até mesmo fazer pesquisas para coletar feedbacks de seus clientes.
Para um fabricante de soft starter 15cv, é uma forma de reunir todas as informações necessárias para obter insights relacionados às ações que vão ajudar a alcançar os melhores resultados.
Considerações finais
O marketing 2.0 é uma evolução porque seu foco é o cliente, suas necessidades e seu nível de satisfação, algo que está totalmente de acordo com as mudanças no comportamento e nos hábitos de consumo do consumidor moderno.
As organizações precisam estar sempre atentas a esses fatores para que possam atender seu público, melhorar seus produtos e serviços e entregar valor para o dia a dia das pessoas.
Por meio de estratégias simples como as que foram mostradas neste conteúdo, é perfeitamente possível aplicar esse conceito no negócio e obter excelentes resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.