Sem categoria Tecnologia Uncategorized

Entenda como a aerodinâmica da moto melhora o conforto do motociclista

Motos com melhor aerodinâmica proporcionam melhor consumo de combustível e estabilidade

Motociclistas experientes, com muitos quilômetros na bagagem, sabem como a aerodinâmica é importante ao dirigir uma moto. Dependendo do desenho do modelo, a aerodinâmica aplicada no veículo irá atuar de forma diferente, impactando não apenas no conforto, mas também na estabilidade, desempenho e até no consumo de combustível.

Não por menos, a indústria está sempre atenta aos cuidados com o motociclista necessários, procurando fabricar modelos que ofereçam mais segurança para as pessoas. No texto abaixo, entenda melhor como funciona essa relação e a importância da aerodinâmica na condução de motocicletas.

Papel da aerodinâmica

No caso das motocicletas, a aerodinâmica exerce um papel ainda mais importante em relação ao desempenho, consumo de combustível e até mesmo conforto do condutor do que os carros. Afinal, os efeitos da pressão do ar e as rajadas de vento, ou mesmo o deslocamento da massa de ar causados por outro veículo, impactam diretamente na dirigibilidade de uma moto.

Por isso, o motociclista aprende logo cedo a utilizar seu corpo para compensar esses efeitos e conseguir dirigir sem colocar a sua segurança em risco. Isso inclui fazer ações como pressionar a pedaleira de um lado para compensar um vento vindo de trás, ou também projetar o corpo à frente para diminuir a área frontal, “cortando o vento” mais facilmente.

Engana-se quem pensa que a aerodinâmica só exerce um papel mais perceptível em modelos superesportivos ou ao pilotar em alta velocidade. Por exemplo, um modelo que tenha um desenho bem feito de uma carenagem, envolvendo o farol e contando com um pequeno para-brisa, já proporciona efeitos positivos na dirigibilidade e no desempenho, reduzindo o consumo de combustível.

Outro ponto é que uma moto que apresente uma melhor aerodinâmica também é sinônimo de mais conforto para o motociclista, fator que sempre será importante. Com ela auxiliando na dirigibilidade, o condutor cansa menos durante o trajeto, algo que também contribui para a sua segurança.

Coeficiente aerodinâmico

Como dito, a aerodinâmica afeta diretamente o desempenho e o consumo de combustível de uma motocicleta. Para melhor entender essa relação, é preciso explicar o que é o coeficiente aerodinâmico (Cx). Basicamente, é um número obtido pela relação entre o atrito do veículo e o ar, sendo que quanto menor for esse atrito, mais fácil será a locomoção.

Dessa forma, os veículos que apresentam um bom Cx – ou seja, um valor pequeno dessa relação – são os que têm melhor economia de combustível e maior estabilidade, algo que é fundamental no caso das motocicletas. No caso das motos, o valor do Cx irá variar de acordo com o modelo, além de outros fatores como passageiros na garupa e malas.

Entretanto, de uma maneira geral, o Cx das motos costuma ser elevado, sobretudo se comparado ao dos carros. Enquanto os automóveis de passeio tem um Cx médio de 0,30, com o das caminhonetes sendo de 0,40, o de uma moto utilizada na MotoGP é por volta de 0,60.

Assim, é importante também destacar que o Cx cresce em progressão geométrica, à medida que a velocidade da moto torna-se mais rápida. Dessa forma, é possível comparar dois modelos semelhantes que têm o mesmo consumo de combustível a 80 Km/h. Embora a 160 Km/h, a moto que apresenta maior área frontal consuma mais, com essa diferença podendo chegar a 3 Km/l.

Portanto, é interessante que o motociclista leve essa característica em conta ao escolher sua próxima moto. Para aqueles que têm uma rotina que envolve muitas viagens e estrada, é melhor um modelo que tenha menor área frontal, oferecendo menos atrito com o ar (e consequentemente, tendo um Cx menor). Assim, por andar em velocidades mais altas durante mais tempo, o consumo de combustível não será tão grande.

Já para quem tem uma rotina de transitar pela cidade, onde a velocidade média é bem inferior ao da estrada, esse aspecto não tem o mesmo impacto. Nesse caso, é importante pesquisar por um modelo que irá proteger bem contra os efeitos do ar, proporcionando mais conforto ao dirigir.

CNPJ: 15.063.424/0001-72
Endereço: 11ª av n 1409 qd 41 a Setor leste universitário Goiânia
Grupo marketing de negócios